Pular para o conteúdo principal

China impõe lockdown a 400 mil pessoas após 18 novos casos de Covid-19




Enquanto o número de pessoas mortas pelo novo coronavírus ultrapassa 500.000 em todo o mundo, a China não quer correr o risco de uma segunda onda dominar o país – apesar de ter contido o surto nos últimos meses.

Em contraste com o relaxamento das medidas restritivas em meio às altas taxas de infecção nos Estados Unidos e em partes da Europa, cerca de 400.000 pessoas estão em lockdown (bloqueio total) em Anxin, na província de Hebei, perto de Pequim, após a confirmação de 18 novos casos na região.



Em um comunicado, as autoridades anunciaram no domingo (28) que "todas as aldeias, comunidades e edifícios serão totalmente fechados" em Anxin. As famílias só podem enviar uma pessoa por família para comprar mercadorias uma vez por dia – e todos os veículos externos são proibidos.

Anxin fica a cerca de 150 quilômetros ao sul de Pequim, onde um pequeno surto neste mês foi acompanhado por medidas tomadas "em tempos de guerra".

Em meados de junho, um conjunto de casos estava ligado a um mercado de produtos frescos no sudoeste da capital. Como se constatou que as infecções já haviam se espalhado para as províncias próximas de Liaoning e Hebei, houve um alarme generalizado sobre o potencial de uma segunda onda na China.



As autoridades rapidamente impuseram um bloqueio em 11 conjuntos residenciais nas proximidades do mercado, proibindo qualquer pessoa de entrar ou sair. Os moradores tiveram suas temperaturas verificadas e relatadas diariamente, e seus alimentos passaram a ser entregues em casa.

Pequim também lançou testes em massa para o novo coronavírus, instalando 193 cabines de testagem em toda a cidade. Mais de 76.000 pessoas foram testadas dentro de 48 horas após a detecção do “cluster”, que consiste na existência de casos centralizados em uma determinada região.

Em entrevista à CNN em maio, um dos principais especialistas em sistema respiratório da China, Zhong Nanshan, alertou que o país ainda enfrenta o "grande desafio" de um possível retorno do vírus, e as autoridades não devem ser complacentes.



"A maioria dos chineses, no momento, ainda está suscetível à infecção pela Covid-19 devido à falta de imunidade", disse Zhong. "Estamos enfrentando [um] grande desafio, penso que não é melhor do que os [desafios enfrentados pelos] países estrangeiros”.

Os esforços para conter o surto em Pequim parecem ter sido bem-sucedidos até agora, demonstrando novamente a eficácia do lockdown, do distanciamento social e do uso de máscaras combinados a uma larga testagem. No último domingo (28), houve apenas oito novos casos de Covid-19 detectados na cidade, contra dezenas apenas uma semana atrás.

Quase 8 milhões de residentes de Pequim foram testados para o novo coronavírus, disseram autoridades locais no domingo, com o número de testes diários subindo de 40.000 para mais de 450.000.



'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''



Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for