Pular para o conteúdo principal

Coreia do Norte corta linhas de comunicação com a Coreia do Sul




A Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira (9) a decisão de cortar as linhas de comunicação com a Coreia do Sul. A ação é uma aparente resposta ao envio de panfletos ao país por parte de ativistas opositores do regime de Kim Jong-un.

Segundo o anúncio, divulgado pela agência de notícias estatal norte-coreana KCNA, a interrupção das comunicações será feita a partir do meio-dia local (meia-noite de Brasília).



Esta medida “é o primeiro passo na determinação de cortar completamente todo o contato com a Coreia do Sul e se livrar de coisas desnecessárias”, segundo a agência estatal.

O regime de Kim Jong-un já havia previsto na semana passada medidas de retaliação devido ao lançamento de balões com 500 mil panfletos de propaganda feita por ativistas sul-coreanos.



Para Pyongyang, as “desagradáveis desculpas” do governo da Coreia do Sul amparando-se no pretexto da liberdade de expressão não se aplicam à Coreia do Norte.

A lei sul-coreana de liberdade de expressão não proíbe balões com propaganda contra o regime norte-coreano. Mesmo assim, o Ministério da Unificação da Coreia do Sul pediu aos ativistas para que suspendessem os envios, alegando que eles representam um risco para a segurança dos sul-coreanos que vivem perto da fronteira.



O anúncio norte-coreano afirma que essa dinâmica está levando as relações entre as duas Coreias “a uma catástrofe” e que o país vê como “sinais de hostilidade” a ação sul-coreana.

*Com EFE




Postagens mais visitadas deste blog

Médicos alertam para riscos após paciente precisar de internação por desodorante preso no reto

Polícia Militar registra três capturas de procurados durante operações em Conchal

GCM localiza drogas em trailer durante a Operação Via Livre e amplia alcance da fiscalização de veículos abandonados em Conchal

Prefeitura instaura sindicância após questionamento do Ministério Público sobre diárias da Saúde entre 2021 e 2024 e possível débito com motoristas de quase R$ 14 mil

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal