Pular para o conteúdo principal

Covid-19: De cada cem testes de farmácia no Brasil, 15 dão positivo



A cada 100 testes realizados em farmácia para detectar o novo coronavírus, 15 têm resultado positivo no Brasil, revela pesquisa da Abrafarma (Associação Brasileira das Redes de farmácias e Drogarias).

Essa é a primeira pesquisa do gênero desde que a oferta de testes em farmácia foi aprovada pela Anvisa, em 28 de abril, e confirmado por um projeto de lei em 18 de maio.



De acordo com a pesquisa, foram realizados 62.660 testes rápidos para detecção de anticorpos contra o vírus, entre os dias 28 de abril e 14 de junho. Desse total, 9.584 (15,30%) testaram positivo, enquanto para 53.076 pessoas (84,70%) o resultado foi negativo.

Minas Gerais é o estado que mais realizou o procedimento: 22.222 pessoas foram testadas, com 2.522 positivos, ou 11,3% dos casos. É seguido por São Paulo, com 14.793 testes, 2.101 positivos, 14,2% dos casos.



Os estados com maior proporção de infectados ficam no Norte e Nordeste. O Ceará é o primeiro do ranking: 1.786 dos 5.002 testes realizados deram positivo, ou 35,7% do total. É seguido por Amazonas (31,5%), Pará (31,3%), Paraíba (31%), Maranhão (30,5%) e Amapá (29%).

"O alto índice de positivo em alguns locais indica que as pessoas daquela região já desconfiavam ter contraído a doença", explica o presidente da Abrafarma, Sergio Mena Barreto. "Muitos vão ao hospital com sintomas, não são testados, mas ficam 14 dias em quarentena. Quando elas saem, buscam o teste para saber se teve mesmo o vírus". 



O teste 

O teste, cuja coleta se dá por meio de um furo na ponta do dedo, "é uma fotografia sobre como o organismo está reagindo" depois de ter contraído a doença, diz Barreto.

"Esse é um teste que mede a quantidade de anticorpos no organismo ao novo coronavírus. Ele indica se o paciente já teve contato com ele. Quanto mais tempo você se afastar da origem da doença, mais anticorpos você terá", afirma.



Barreto lembra que os testes em farmácia "não podem ser epidemiológicos porque a população não está estratificada". Essa era, no entanto, a intenção da proposta de lei aprovada em maio.

Ela justificava a aplicação dos testes em farmácia a "tornar massivos os testes rápidos" para "obter dados sobre a quantidade real de infectados" no Brasil. Após a decisão federal, no entanto, o setor farmacêutico rachou.



Poucas farmácias oferecem exame

Enquanto a Abrafarma defendeu a venda dos testes, a Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias) recomendou a seus associados que não fornecessem o exame rápido.

Em nota, afirma que a aplicação dos testes "exige das farmácias e dos profissionais envolvidos um cuidado muito grande". "É preciso a utilização de equipamentos de proteção individual de uso hospitalar que estão escassos no mercado no momento." 



Diz ainda que a venda do teste poderia "estimular maior circulação de pessoas com alta probabilidade de contaminação nos estabelecimentos" e exigiria manter profissionais direcionados "exclusivamente para esses serviços". 

"Isso é uma bobagem", provoca Barreto. "Você está na guerra, alguém te convoca e você diz que não quer ir para o front porque terá vítimas?", questiona.



Mesmo assim, ainda são poucas as farmácias que oferecem o teste, mesmo entre aquelas ligadas à Abrafarma. Barreto culpa a burocracia. 

"A autorização da Anvisa tem um mês e meio", diz. "Entre a autorização e realização do teste leva algum tempo. A licença, quem concede, é o município. Cada cidade exige coisas diferentes para ofertar a licença. A burocracia é muito grande.



Governo terceirizou teste em massa?

O executivo lembra que os testes de farmácia "não têm o viés epidemiológico", como pretendia a lei, e que "o serviço da farmácia é auxiliar".

"Eu acho que o governo deveria ter uma estratégia de testar em maior volume. O teste na farmácia ajuda o cidadão a ter mais segurança em transitar e voltar ao trabalho, não substitui o teste em massa do governo", conclui.



Para quem tem dificuldade em encontrar uma farmácia que ofereça o serviço, uma plataforma digital chamada Clinicarx criou uma ferramenta que permite acessar uma relação de farmácias e clínicas onde são realizados testes para detecção da covid-19.

*Com informações de UOL.





Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for