Novidade!

Mosquito da dengue pode usar bromélias como criadouro, alerta prefeitura de Florianópolis



Por Mariana Diniz

O Centro de Controle de Zoonoses da prefeitura de Florianópolis e equipe de combate às endemias, alerta sobre o risco do cultivo de bromélias em ambientes urbanos. As plantas que acumulam água e detritos fornecem locais propícios para a proliferação do mosquito. As Bromélias foram responsáveis por todas as coletas de mosquito da dengue em depósitos naturais feitos na cidade.

Somente em 2020 já foram encontrados 974 focos do mosquito Aedes aegypti na Capital. Dentre os depósitos onde o mosquito foi encontrado, destacam-se depósitos móveis (vasos, pratos, baldes – 43%), depósitos fixos (ralos, piscinas – 25%), lixo (copos, latas – 14%) e depósitos naturais (6%).




Os dados do município sinalizam a oviposição (colocação de ovos) em bromélias em praticamente todos os bairros da cidade, o que contraria a crença popular de que bromélias não fornecem ambiente adequado ao desenvolvimento do Aedes aegypti, e de que o mosquito vetor pode usar tal recurso (depósito natural) em situações de alta infestação.

Os agentes do Programa de Controle do Aedes aegypti de Florianópolis orientam que sejam substituídas as bromélias que acumulam água por outras espécies que não tem esse acúmulo. Com esta medida, segundo a prefeitura, a população estará evitando mais um possível depósito importante na proliferação do mosquito da dengue.





Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Polícia Militar estoura ponto de preparo e distribuição de drogas em Conchal

Adolescente convida grupo de sem-teto para sua festa de 15 anos. Eles comeram, dançaram e se divertiram juntos

Criança de 3 anos vai parar na UTI após levar picada de escorpião no Jardim São Paulo em Conchal

Polícia Militar captura procurado em Conchal

Candidato a vereador é suspeito de matar a mulher no Sul de Minas

Conchal Eleições 2020 no F5 – Veja a lista de candidatos a vereador(a) que se inscreveram para participar das entrevistas

Conchal - Ministério Público emite comunicado para que candidatos cumpram as leis de prevenção à disseminação do coronavirus - O Ministério Público Eleitoral alertou que o descumprimento às orientações pode configurar a prática do delito previsto no art.268 do Código Penal

Condenada por matar grávida e roubar bebê será primeira mulher executada por governo dos EUA em quase 70 anos

Após briga em festa, irmãs estão 'eufóricas' com repercussão

Mulher é salva pela Polícia Militar durante tentativa de suicídio na Rodovia Anhanguera em Araras, SP

Todas as Publicações

Mostrar mais