Neste domingo (21), uma nuvem gigante de poeira atravessou o Oceano Atlântico e chegou ao Caribe, mas ainda não se espalhou por toda a região e deve chegar ao México ainda hoje (25).
O fenômeno é chamado pelos especialistas de “ nuvem de poeira Godzilla” e é uma intensa massa de ar muito seco e com poeira do deserto do Saara. Essa nuvem ocorre anualmente na mesma época (primavera do hemisfério Norte) e intensificou-se em 2020. Já é a mais densa em 50 anos.
Países já afetados
Nesta ocasião, a massa de ar seca e poeirenta percorreu 8 mil km até o Caribe e começou a encobrir desde o domingo (21) San Juan, capital de Porto Rico, que parecia envolta em uma camada de neblina.
Agora, um sistema de alta pressão empurra o pó saariano até a costa do Golfo da Flórida.
Miami
Em Miami, a qualidade do ar na quarta era considerada "moderada", de acordo com o escritório de gestão de recursos ambientais e a secretaria de Saúde da cidade. As autoridades pedem que pessoas com problemas respiratórios permaneçam em casa.
Isto ocorre porque "o nível de material particulado indica a presença de pó saariano no condado de Miami-Dade, que pode durar até a próxima semana", indicou um comunicado.
Cuba
A previsão é de que a qualidade do ar em Cuba piore nesta quinta-feira (25) e a nuvem deve continuar sobre a ilha até sexta-feira (26).
Em Havana, o fenômeno causa uma deterioração considerável na qualidade do ar, segundo relatou o cientista Eugenio Mojena à agência de notícias France Presse.
Danos à saúde
A presença da nuvem cheia de partículas de ar seco e empoeirado pode causar danos à respiração das pessoas. E quem tem doenças respiratórias, como asma e rinite, sentirá a presença dela com mais agressividade.
Isso porque o ar tem aproximadamente 50% menos umidade do que a atmosfera tropical típica, o que pode afetar a pele e os pulmões, além de causar alergias e irritações nos olhos.
Segundo a BBC, os sinais deste fenômeno se agravam ainda mais se unidos à epidemia do novo coronavírus. Tanto é que as autoridades sanitárias de alguns países têm alertado sobre o risco extra da nuvem de poeira para pessoas com problemas respiratórios.
No domingo, o departamento de Saúde de Porto Rico alertou que pessoas com asma, problemas respiratórios e alergias, assim como aqueles que foram contaminados com covid-19, deveriam tomar medidas extras de cautela e proteção.
O que compõe a nuvem
As nuvens de poeira são carregadas com material altamente prejudicial à saúde humana, como ferro, cálcio, fósforo, silício e mercúrio, além de vírus, bactérias, fungos, ácaros patogênicos, estafilococos e poluentes orgânicos.
Com informações de Catraca Livre e G1.