Novidade!

Nuvem de poeira Godzilla: quais os perigos e até onde pode chegar




Por Mariana Diniz

Neste domingo (21), uma nuvem gigante de poeira atravessou o Oceano Atlântico e chegou ao Caribe, mas ainda não se espalhou por toda a região e deve chegar ao México ainda hoje (25). 

O fenômeno é chamado pelos especialistas de “ nuvem de poeira Godzilla” e é uma intensa massa de ar muito seco e com poeira do deserto do Saara. Essa nuvem ocorre anualmente na mesma época (primavera do hemisfério Norte) e intensificou-se em 2020. Já é a mais densa em 50 anos.



Países já afetados

Nesta ocasião, a massa de ar seca e poeirenta percorreu 8 mil km até o Caribe e começou a encobrir desde o domingo (21) San Juan, capital de Porto Rico, que parecia envolta em uma camada de neblina.

Agora, um sistema de alta pressão empurra o pó saariano até a costa do Golfo da Flórida.



Miami

Em Miami, a qualidade do ar na quarta era considerada "moderada", de acordo com o escritório de gestão de recursos ambientais e a secretaria de Saúde da cidade. As autoridades pedem que pessoas com problemas respiratórios permaneçam em casa.

Isto ocorre porque "o nível de material particulado indica a presença de pó saariano no condado de Miami-Dade, que pode durar até a próxima semana", indicou um comunicado.



Cuba

A previsão é de que a qualidade do ar em Cuba piore nesta quinta-feira (25) e a nuvem deve continuar sobre a ilha até sexta-feira (26).

Em Havana, o fenômeno causa uma deterioração considerável na qualidade do ar, segundo relatou o cientista Eugenio Mojena à agência de notícias France Presse.



Danos à saúde

A presença da nuvem cheia de partículas de ar seco e empoeirado pode causar danos à respiração das pessoas. E quem tem doenças respiratórias, como asma e rinite, sentirá a presença dela com mais agressividade.

Isso porque o ar tem aproximadamente 50% menos umidade do que a atmosfera tropical típica, o que pode afetar a pele e os pulmões, além de causar alergias e irritações nos olhos.



Segundo a BBC, os sinais deste fenômeno se agravam ainda mais se unidos à epidemia do novo coronavírus. Tanto é que as autoridades sanitárias de alguns países têm alertado sobre o risco extra da nuvem de poeira para pessoas com problemas respiratórios.

No domingo, o departamento de Saúde de Porto Rico alertou que pessoas com asma, problemas respiratórios e alergias, assim como aqueles que foram contaminados com covid-19, deveriam tomar medidas extras de cautela e proteção.



O que compõe a nuvem

As nuvens de poeira são carregadas com material altamente prejudicial à saúde humana, como ferro, cálcio, fósforo, silício e mercúrio, além de vírus, bactérias, fungos, ácaros patogênicos, estafilococos e poluentes orgânicos.

Com informações de Catraca Livre e G1.




Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Conchal iniciou nesta quinta-feira (21) a vacinação contra a Covid-19

Professor pede ajuda após cadelinha ser jurada de morte

Criança de 10 anos engravida de gêmeos após ser estuprada pelo padrasto, diz polícia

Vagabundo rouba cadeirante e acaba preso em flagrante pela PM em Conchal, SP

Quem são as pessoas que não podem tomar vacina contra covid

Prefeitura de Conchal se prepara para vacinação contra Covid-19 – O F5 entrevistou o diretor do departamento de saúde do município. Wagner Lozano deu mais detalhes sobre esse e outros assuntos relacionados ao setor

Governo de SP endurece quarentena, adia volta às aulas e fecha bares, restaurantes e comércio aos finais de semana

Restaurante Santo Forte faz homenagem à lanchonetes que fizeram parte da história de Conchal

MULHER PULA DE CARRO EM MOVIMENTO APÓS NAMORADO AMEAÇAR JOGAR VEÍCULO DA SERRA

Força Tática captura procurado por tráfico de drogas e realiza flagrante de porte Ilegal de arma de fogo durante patrulhamento em Araras, SP

Todas as Publicações

Mostrar mais