Pular para o conteúdo principal

90 dias Grátis

Batatas com brotos ou casca verde: por que não podemos come-las?



Fritas ou cozidas, dificilmente você encontrará alguém que não seja apaixonado por batatas, hoje ela é o terceiro alimento mais consumido do mundo. Com isso, muitos de nós fazemos estoques exagerados de batatas e muitas delas acabam desenvolvendo brotos, mesmo estando na geladeira.A maioria das pessoas, contudo, não joga essas batatas fora e prepara normalmente em variadas receitas.

Batatas com brotos e verdes acontecem por um processo natural.Isso porque, de acordo com uma publicação da Advances Of Food Research, quando as batatas são expostas à luz, elas começam a produzir clorofila, o pigmento verde que dá a muitas plantas e algas sua cor.A clorofila, portanto, faz com que as batatas comuns mudem de amarelo para esverdeado.



Mesmo as batatas escuras, como a vermelha, por exemplo, podem ficar esverdeadas.Contudo, você só perceberá isso quando raspar a casca e vir a mancha verde por baixo.Caroline Wright, professora de horticultura da Nottingham Trent University, na Inglaterra, revelou que consumir batata com brotos faz mal.Segundo a especialista, ao observar de perto uma batata, podemos notar pequenos pontos na casca.Esses pontos, então, são os nós do caule, que ao brotar, darão origem às folhas e ramos.

Quando deixamos as batatas armazenadas por muito tempo, alguns destes pequenos nós formarão brotos.Os brotos surgem quando a temperatura e luminosidade são ideais.No entanto, exposição à luz provoca, ao mesmo tempo, reações fisiológicas dentro da batata.Sendo assim, há produção de clorofila que é uma substância inofensiva.Mas o grande problema é que junto com a clorofila, há forte produção de solanina, um alcaloide tóxico.



Então, batata com brotos faz mal?

Sim e não somente com brotos, já que, basta que a casca fique verde, já indica produção de solanina.Acredita-se que as plantas que produzem solanina, esperam com isso desencorajar os predadores.Um estudo publicado na Food Agriculture Organization explicou que quando a exposição à luz faz com que a batata produza clorofila, ao mesmo tempo, há produção da solanina que protege contra danos causados ​​por insetos, bactérias, fungos ou animais famintos.

A solanina é um glicoalcaloide poderoso que funciona inibindo uma enzima envolvida na destruição de neurotransmissores.Ao mesmo tempo, atua danificando as membranas celulares e pode afetar negativamente a permeabilidade do seu intestino.A casca verde, bem como a produção de brotos, são bons indicadores da presença de altos níveis de solanina em uma batata, mas não é uma medida perfeita.



Embora as mesmas condições encorajem a produção de solanina e clorofila, elas são produzidas independentemente umas das outras.No entanto, o esverdeamento já é um sinal de que uma batata pode estar começando a produzir mais solanina, e portanto, se tornando tóxica.

É difícil dizer exatamente o quanto a solanina vai fazer você se sentir mal, já que seria antiético testar essa toxina em humanos.Também depende da tolerância de cada um e do peso da pessoa.No entanto, relatos de caso de intoxicação por solanina e estudos de toxicologia em humanos podem fornecer uma boa ideia.Parece que a ingestão de 2 mg / kg de peso corporal é suficiente para causar sintomas, embora 1,25 mg / kg possa ser suficiente para deixar algumas pessoas doentes, de acordo com publicação do Regulamentary Toxicologic and Phamacology.



Em outras palavras, comer 450 gramas de batata com brotos ou verde pode ultrapassar os níveis aceitável de solanina.Seria o suficiente, então, para deixar uma pessoa de 50 kg doente.Os sinais do envenenamento por solanina:

-náuseas e vômitos

-diarreia

-sudorese

-dores de cabeça

-dor de estômago



Em casos extremos, efeitos graves, como paralisia, convulsões, problemas respiratórios, coma e até morte, têm sido relatados.Os sintomas se manifestam de 8 a 12 horas após a ingestão.

Um artigo publicado no International Journal of Medicine  relatou um caso em que 78 alunos de uma escola nos Estados Unidos foi intoxicado por solanina proveniente de batatas com brotos.Todos necessitaram de internação e os exames de sangue indicaram a contaminação e que batata com brotos faz mal.As batatas foram servidas durante um almoço na escola e desenvolveram brotos depois de terem sido estocadas em sacos que pegaram sol da manhã no verão.



Sim, é possível que a maioria das pessoas já tenha ingerido batatas com brotos ou casca verde.Na verdade, se tirarmos a casca mais grossa e todos os pontos dos brotos mais profundamente, o risco de contaminação é muito menor.No entanto, de acordo com a especialista, ainda assim, o consumo é desaconselhado.

Evite, de qualquer forma, oferecer batatas verdes ou com brotos para crianças e idosos.

*Com informações do Diário de Biologia.




Leia também

Vídeo - Assalto com refém nesta quinta (10) termina com 1 criminoso morto e 3 presos em Araras

  Reportagem: Beto Ribeiro Na manhã desta quinta-feira (10), quatro criminosos de São Paulo (SP), ocupando um veículo Toyota/Fielder, produto de roubo invadiram uma residência na Vila Bressan, região central de Araras (SP), e fizeram uma família refém. Assista ao vídeo abaixo. A Polícia Militar foi comunicada sobre o assalto, equipes que estavam de serviço e em treinamento foram rapidamente ao local, e durante a ação de combate ao crime, um dos assaltantes que estava no telhado, acabou sendo alvejado e morto, um foi preso e os outros dois que ficaram no interior do imóvel, se renderam após cerca de duas horas de negociações. Três vítimas foram libertadas e socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), depois de receberem atendimento no local pelo Dr. Agnaldo Píscopo. Equipes do 10º Baep – ​Batalhão de Ações Especiais de Polícia, halicóptero Águia da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros, também estiveram no apoio da ocorrência.

Vídeo - Acidente envolvendo duas motos acontece nesta segunda-feira (7) em Conchal

Um acidente entre duas motocicletas aconteceu nesta manhã de segunda-feira (7), na esquina da Rua Conde de Parnaíba e Rua das Palmas, área central de Conchal. As duas pessoas, uma mulher de 40 anos, que conduzia uma das motocicletas e, um homem com 29 anos, que condizia a outra moto envolvida no acidente, foram socorridos pelo SAMU, com múltiplas escoriações, sem sinal de fraturas e com sinais vitais estáveis. Em seguida foram encaminhados ao Pronto Socorro local.  Um vídeo gravado por câmeras de segurança foi publicado nas redes sociais por moradores próximos ao local. Assista abaixo: 

Covid-19 - Veja como fica o calendário após Governo de SP antecipar datas de vacinação para toda população adulta

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (9) que vai antecipar a vacinação contra Covid-19 do público geral, por faixa etária, e também de diversos grupos prioritários, como trabalhadores da educação e pessoas com deficiência permanente. Em média, cada faixa etária teve sua projeção de vacinação antecipada em cerca de 15 dias, em comparação com o calendário divulgado anteriormente. A partir desta quarta-feira (9) podem se vacinar os profissionais da educação básica com 45 e 46 anos de idade. Já aqueles com idade entre 18 e 44 anos poderão receber o imunizante a partir da próxima sexta-feira (11). Já as grávidas e as puérperas (mulheres que deram a luz há menos de 45 dias) devem receber a vacina a partir desta quinta (10), independente de sua condição de saúde. Antes, a vacinação deste grupo era restrita a mulheres com comorbidades. Também nesta quinta-feira (10) poderão se vacinar as pessoas com deficiência permanente, mas que não recebem o Benefício de Prestação Continua

Policia Civil prende traficante nesta quinta-feira (10) no Parque Industrial em Conchal

Nesta quinta-feira (10), após receber informações de denunciante, dando conta de que indivíduos estariam utilizando de uma residência para a prática de tráfico de drogas, localizada à rua Mato Grosso, no Bairro Parque Industrial, em Conchal, o investigador de polícia Eric Motta, acompanhado com os GCMs Ivan Apparecido e Marcio André, foram até o local informado. Ao chegarem, conseguiram identificar o suspeito, que estava dormindo naquele momento. Junto com o suspeito de 20 anos de idade, foi encontrado 4 porções e maconha e 7 de crack. O investigado admitiu que existiam mais drogas no local, sendo encontrado mais 30 porções de maconha e 4 porções maiores dessa mesma droga, além de valores em dinheiro e um aparelho celular. Em outra residência, indicada pelo individuo, localizada à rua Primo Rebessi, os policiais localizaram 8 porções maiores de maconha, totalizando mais de 360 gramas da droga. O indivíduo recebeu voz de prisão e foi autuado em flagrante delito, sendo encaminh

GCM Conchal apreende menor por tráfico de drogas no Esperança 3 – Pai do adolescente acompanhou grande parte da ocorrência junto aos GCMs

Foto: Gean Mendes F5 Conchal A viatura da Guarda Municipal de Conchal, composta pelos GCMs Macedo e Antônio, faziam patrulhamento pelo bairro Esperança 3, nesta sex-feira (11), quando pela rua dos Battel avistaram um adolescente entregando algo a um motociclista.   Os suspeitos empreenderam fuga ao perceberem a chegada dos policiais. Os GCMs conseguiram abordar o menor após pularem muros e grades de imóveis, inclusive de uma escola. Ao tomar conhecimento do que estava acontecendo, o pai do menor compareceu ao local dos fatos. Segundo informado pelo GCMs, o pai do adolescente acompanhou os Guardas que fizeram trajeto inverso para tentar localizar os ilícitos dispensados durante a fuga. Em um dos pontos durante o percurso, foi encontrado 10 porções de cocaína embaladas para a venda e R$ 22,00 em dinheiro. O menor foi levado ao pronto socorro local, para exame de corpo delito e em seguida à Delegacia de Polícia no município de Araras/SP, onde a autoridade de plantão registrou o

OS MELHORES FILMES - BAIXE O APP AGORA!

Tudo o que você precisa, em um só lugar

Tudo o que você precisa, em um só lugar
Acesse Amazon

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?
Clique na imagem e nos envie o seu nome e idade

VEJA TAMBÉM

Jovem comete suicídio em Conchal neste domingo (29), um dia após comemorar aniversário

O jovem de aproximadamente 21 anos, morador da cidade de São Paulo, segundo registrado, foi encontrado por uma cidadã conchalense, em uma construção, por volta das 19:10hs, deste domingo (29).   Segundo informações obtidas no local dos fatos pela nossa reportagem e, confirmadas em registro de boletim de ocorrência. Uma cidadã conchalense (Aline), esteve nesta construção, localizada à rua Benedito Novo, no bairro Novo Horizonte, em Conchal, para conhecer o local, onde segundo informações pretendia alugar ou comprar antes mesmo do término da obra.   Chegando ao imóvel em construção, ao entrar em um dos cômodos, a testemunha se deparou com um corpo suspenso, pendurado, enforcado, com uma mangueira em torno do pescoço.   A testemunha acionou a Policia Militar que passava pelo local naquele momento. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a Polícia Cientifica, representada pela perita Mariana, fotógrafo Marco e, a Policia Civil, representada pelo GCM Ivam, que auxilia

Linha com cerol provoca acidente fatal na tarde desta sexta-feira (28) em Conchal

Por volta das 15h40min, desta sexta-feira (28), um homem de 42 anos de idade, morador de Conchal, foi atingido fatalmente por uma linha com cerol, quando passava com sua moto pela Rua dos Battel, próximo a escola Bela Vista, no bairro Esperança 3, em Conchal, SP. Moto da vitima  Segundo testemunhas a vítima ainda conseguiu andar alguns metros, até a esquina com a rua dos Maiochi, lugar onde acabou perdendo os sentidos. O SAMU foi acionado, porém quando chegou ao local foi constatada morte eminente, devido extensa laceração na região do pescoço. A ocorrência ainda está em andamento. A Polícia Militar está no local. O responsável pela linha com cerol que tirou a vida do trabalhador, ainda não foi identificado. Vale lembrar, que a venda e/ou utilização de linha com cerol ou linha chilena, com também é chamada, é crime.     

Homem de 23 anos é assassinado nesta quarta-feira (23) com 3 tiros e 6 facadas em Conchal

O crime aconteceu por volta das 20h25min desta quarta-feira (23), à rua Cândida  Battel, no bairro Jardim Peres, em Conchal.   A Guarda Municipal atendeu a ocorrência com o apoio da Policia Militar.   Segundo informações fornecidas por moradores próximo ao local, a vítima Michael Willian Mendes da Silva, 23 anos, foi abordado por pelo menos dois indivíduos encapuzados.   Michael tentou fugir, mas foi golpeado com pelo menos 6 facadas e três tiros, segundo constatado pela Policia Cientifica que esteve no local dos fatos. A polícia investiga o caso.              

Polícia Militar liberta homem que seria julgado por ‘tribunal do crime’ e prende 11 pessoas em Conchal

Por: Beto Ribeiro Repórter   Na noite de domingo (20), os policiais militares cabo Barros e soldado Consoni, estavam em patrulhamento de Força Tática pelo município de Araras (SP), quando receberam informações via COPOM, que pela cidade de Conchal (SP), estava ocorrendo um suposto "tribunal do crime", em andamento em um bar, pelo bairro Jardim Esperança III. De imediato, foi realizada uma diligência até o local, com o apoio de outras viaturas.   A informação dava conta de que um rapaz havia sido sequestrado e que estava sendo agredido, e provavelmente seria morto, ainda conforme as informações os envolvidos aumentaram o som do estabelecimento, para que os gritos não fossem ouvidos. O local indicado é o conhecido Bar HM, de propriedade de um indivíduo já conhecido nos meios policiais e o estabelecimento é afamado ponto de tráfico.   Defronte ao bar, havia um porco no rolete sendo feito, sendo que ali estavam três indivíduos, os quais, ao perceberem a chegada das vi