Pular para o conteúdo principal

Batatas com brotos ou casca verde: por que não podemos come-las?



Fritas ou cozidas, dificilmente você encontrará alguém que não seja apaixonado por batatas, hoje ela é o terceiro alimento mais consumido do mundo. Com isso, muitos de nós fazemos estoques exagerados de batatas e muitas delas acabam desenvolvendo brotos, mesmo estando na geladeira.A maioria das pessoas, contudo, não joga essas batatas fora e prepara normalmente em variadas receitas.

Batatas com brotos e verdes acontecem por um processo natural.Isso porque, de acordo com uma publicação da Advances Of Food Research, quando as batatas são expostas à luz, elas começam a produzir clorofila, o pigmento verde que dá a muitas plantas e algas sua cor.A clorofila, portanto, faz com que as batatas comuns mudem de amarelo para esverdeado.



Mesmo as batatas escuras, como a vermelha, por exemplo, podem ficar esverdeadas.Contudo, você só perceberá isso quando raspar a casca e vir a mancha verde por baixo.Caroline Wright, professora de horticultura da Nottingham Trent University, na Inglaterra, revelou que consumir batata com brotos faz mal.Segundo a especialista, ao observar de perto uma batata, podemos notar pequenos pontos na casca.Esses pontos, então, são os nós do caule, que ao brotar, darão origem às folhas e ramos.

Quando deixamos as batatas armazenadas por muito tempo, alguns destes pequenos nós formarão brotos.Os brotos surgem quando a temperatura e luminosidade são ideais.No entanto, exposição à luz provoca, ao mesmo tempo, reações fisiológicas dentro da batata.Sendo assim, há produção de clorofila que é uma substância inofensiva.Mas o grande problema é que junto com a clorofila, há forte produção de solanina, um alcaloide tóxico.



Então, batata com brotos faz mal?

Sim e não somente com brotos, já que, basta que a casca fique verde, já indica produção de solanina.Acredita-se que as plantas que produzem solanina, esperam com isso desencorajar os predadores.Um estudo publicado na Food Agriculture Organization explicou que quando a exposição à luz faz com que a batata produza clorofila, ao mesmo tempo, há produção da solanina que protege contra danos causados ​​por insetos, bactérias, fungos ou animais famintos.

A solanina é um glicoalcaloide poderoso que funciona inibindo uma enzima envolvida na destruição de neurotransmissores.Ao mesmo tempo, atua danificando as membranas celulares e pode afetar negativamente a permeabilidade do seu intestino.A casca verde, bem como a produção de brotos, são bons indicadores da presença de altos níveis de solanina em uma batata, mas não é uma medida perfeita.



Embora as mesmas condições encorajem a produção de solanina e clorofila, elas são produzidas independentemente umas das outras.No entanto, o esverdeamento já é um sinal de que uma batata pode estar começando a produzir mais solanina, e portanto, se tornando tóxica.

É difícil dizer exatamente o quanto a solanina vai fazer você se sentir mal, já que seria antiético testar essa toxina em humanos.Também depende da tolerância de cada um e do peso da pessoa.No entanto, relatos de caso de intoxicação por solanina e estudos de toxicologia em humanos podem fornecer uma boa ideia.Parece que a ingestão de 2 mg / kg de peso corporal é suficiente para causar sintomas, embora 1,25 mg / kg possa ser suficiente para deixar algumas pessoas doentes, de acordo com publicação do Regulamentary Toxicologic and Phamacology.



Em outras palavras, comer 450 gramas de batata com brotos ou verde pode ultrapassar os níveis aceitável de solanina.Seria o suficiente, então, para deixar uma pessoa de 50 kg doente.Os sinais do envenenamento por solanina:

-náuseas e vômitos

-diarreia

-sudorese

-dores de cabeça

-dor de estômago



Em casos extremos, efeitos graves, como paralisia, convulsões, problemas respiratórios, coma e até morte, têm sido relatados.Os sintomas se manifestam de 8 a 12 horas após a ingestão.

Um artigo publicado no International Journal of Medicine  relatou um caso em que 78 alunos de uma escola nos Estados Unidos foi intoxicado por solanina proveniente de batatas com brotos.Todos necessitaram de internação e os exames de sangue indicaram a contaminação e que batata com brotos faz mal.As batatas foram servidas durante um almoço na escola e desenvolveram brotos depois de terem sido estocadas em sacos que pegaram sol da manhã no verão.



Sim, é possível que a maioria das pessoas já tenha ingerido batatas com brotos ou casca verde.Na verdade, se tirarmos a casca mais grossa e todos os pontos dos brotos mais profundamente, o risco de contaminação é muito menor.No entanto, de acordo com a especialista, ainda assim, o consumo é desaconselhado.

Evite, de qualquer forma, oferecer batatas verdes ou com brotos para crianças e idosos.

*Com informações do Diário de Biologia.




Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...