Novidade!

Batatas com brotos ou casca verde: por que não podemos come-las?



Fritas ou cozidas, dificilmente você encontrará alguém que não seja apaixonado por batatas, hoje ela é o terceiro alimento mais consumido do mundo. Com isso, muitos de nós fazemos estoques exagerados de batatas e muitas delas acabam desenvolvendo brotos, mesmo estando na geladeira.A maioria das pessoas, contudo, não joga essas batatas fora e prepara normalmente em variadas receitas.

Batatas com brotos e verdes acontecem por um processo natural.Isso porque, de acordo com uma publicação da Advances Of Food Research, quando as batatas são expostas à luz, elas começam a produzir clorofila, o pigmento verde que dá a muitas plantas e algas sua cor.A clorofila, portanto, faz com que as batatas comuns mudem de amarelo para esverdeado.



Mesmo as batatas escuras, como a vermelha, por exemplo, podem ficar esverdeadas.Contudo, você só perceberá isso quando raspar a casca e vir a mancha verde por baixo.Caroline Wright, professora de horticultura da Nottingham Trent University, na Inglaterra, revelou que consumir batata com brotos faz mal.Segundo a especialista, ao observar de perto uma batata, podemos notar pequenos pontos na casca.Esses pontos, então, são os nós do caule, que ao brotar, darão origem às folhas e ramos.

Quando deixamos as batatas armazenadas por muito tempo, alguns destes pequenos nós formarão brotos.Os brotos surgem quando a temperatura e luminosidade são ideais.No entanto, exposição à luz provoca, ao mesmo tempo, reações fisiológicas dentro da batata.Sendo assim, há produção de clorofila que é uma substância inofensiva.Mas o grande problema é que junto com a clorofila, há forte produção de solanina, um alcaloide tóxico.



Então, batata com brotos faz mal?

Sim e não somente com brotos, já que, basta que a casca fique verde, já indica produção de solanina.Acredita-se que as plantas que produzem solanina, esperam com isso desencorajar os predadores.Um estudo publicado na Food Agriculture Organization explicou que quando a exposição à luz faz com que a batata produza clorofila, ao mesmo tempo, há produção da solanina que protege contra danos causados ​​por insetos, bactérias, fungos ou animais famintos.

A solanina é um glicoalcaloide poderoso que funciona inibindo uma enzima envolvida na destruição de neurotransmissores.Ao mesmo tempo, atua danificando as membranas celulares e pode afetar negativamente a permeabilidade do seu intestino.A casca verde, bem como a produção de brotos, são bons indicadores da presença de altos níveis de solanina em uma batata, mas não é uma medida perfeita.



Embora as mesmas condições encorajem a produção de solanina e clorofila, elas são produzidas independentemente umas das outras.No entanto, o esverdeamento já é um sinal de que uma batata pode estar começando a produzir mais solanina, e portanto, se tornando tóxica.

É difícil dizer exatamente o quanto a solanina vai fazer você se sentir mal, já que seria antiético testar essa toxina em humanos.Também depende da tolerância de cada um e do peso da pessoa.No entanto, relatos de caso de intoxicação por solanina e estudos de toxicologia em humanos podem fornecer uma boa ideia.Parece que a ingestão de 2 mg / kg de peso corporal é suficiente para causar sintomas, embora 1,25 mg / kg possa ser suficiente para deixar algumas pessoas doentes, de acordo com publicação do Regulamentary Toxicologic and Phamacology.



Em outras palavras, comer 450 gramas de batata com brotos ou verde pode ultrapassar os níveis aceitável de solanina.Seria o suficiente, então, para deixar uma pessoa de 50 kg doente.Os sinais do envenenamento por solanina:

-náuseas e vômitos

-diarreia

-sudorese

-dores de cabeça

-dor de estômago



Em casos extremos, efeitos graves, como paralisia, convulsões, problemas respiratórios, coma e até morte, têm sido relatados.Os sintomas se manifestam de 8 a 12 horas após a ingestão.

Um artigo publicado no International Journal of Medicine  relatou um caso em que 78 alunos de uma escola nos Estados Unidos foi intoxicado por solanina proveniente de batatas com brotos.Todos necessitaram de internação e os exames de sangue indicaram a contaminação e que batata com brotos faz mal.As batatas foram servidas durante um almoço na escola e desenvolveram brotos depois de terem sido estocadas em sacos que pegaram sol da manhã no verão.



Sim, é possível que a maioria das pessoas já tenha ingerido batatas com brotos ou casca verde.Na verdade, se tirarmos a casca mais grossa e todos os pontos dos brotos mais profundamente, o risco de contaminação é muito menor.No entanto, de acordo com a especialista, ainda assim, o consumo é desaconselhado.

Evite, de qualquer forma, oferecer batatas verdes ou com brotos para crianças e idosos.

*Com informações do Diário de Biologia.




Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Campanha da Acico distribui quase R$ 60 mil em prêmios

Artistas de Conchal não receberão auxilio da Lei Aldir Blanc e mais de 217 mil terá que ser devolvido ao Governo – Diversos erros no processo elaborado pelo setor de turismo da cidade tonaram inviáveis os pagamentos

Banco do Brasil anuncia programa de demissão voluntária e fechamento de 361 unidades

Procurado pela Justiça é capturado pela PM durante patrulhamento em Conchal, SP

Polícia Militar aborda veículo com “pé” para fora do porta-malas na Rodovia Anhanguera em Araras, SP

Casal se perde no meio do mato e é resgatado pela Polícia Militar na zona rural de Araras, SP

Polícia Militar desmonta centro de associação ao tráfico em Leme

Bolsonaro sobre CoronaVac: "Agora estão ouvindo a verdade"

Homem tem arma apreendida pela Força Tática após atirar contra suspeitos e acerta um deles na zona rural de Araras, SP

Homem sofre tentativa de homicídio no Jd Bela Vista em Conchal – O crime aconteceu por volta das 6:50hs deste sábado (9). A GCM atendeu a ocorrência

Todas as Publicações

Mostrar mais