Pular para o conteúdo principal

China emite alerta para pneumonia desconhecida mais mortal que a Covid



A embaixada da China no Cazaquistão emitiu um alerta nesta quinta-feira (9) informando que há uma pneumonia local, ainda com causa desconhecida, com uma mortalidade maior do que a do Sars CoV-2, vírus causador da Covid-19. Nesta sexta-feira (10), a ex-república soviética na Ásia negou as afirmações chinesas.

De acordo com a China, a doença ainda em investigação causou 1.772 mortes no primeiro semestre de 2020 – 628 delas em junho. Três regiões do Cazaquistão estão afetadas e entre as vítimas estariam cidadãos chineses.



“A taxa de mortalidade é muito maior que a da Covid-19”, disse a representação diplomática chinesa ao “Global Times”. O comunicado chinês citava inicialmente uma “pneumonia cazaque”, mas depois o termo foi substituído por “pneumonia não-Covid”.

Já o ministro cazaque da Saúde disse que as afirmações “da mídia chinesa não correspondem à realidade”, mas não usou uma referência direta ao comunicado oficial da embaixada.



O Cazaquistão mencionou pacientes registrados como afetados por pneumonia e não pelo novo coronavírus, apesar dos sintomas, já que os testes de Covid-19 foram negativos.

No total, o país registra até esta sexta-feira 57.747 casos e 264 mortes, mas, como seus vizinhos, é acusado por observadores e ONGs de minimizar a dimensão da pandemia.

*Com informações do repórter Beto Ribeiro. 



Postagens mais visitadas deste blog

Após décadas dependente de Mogi Mirim, Conchal terá seu próprio Cartório de Registro de Imóveis ainda em 2025

Banda Trinado reúne público expressivo em apresentação no Bar do Fabinho; veja as fotos

Brasil é Campeão Mundial de Churrasco — e conchalense Raphael Gelly integra equipe histórica no Chile

Pai e madrasta são presos por matarem e enterrarem menina de 4 anos no quintal

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal