Pular para o conteúdo principal

Covid-19 avança em São Carlos e em grupo de WhatsApp Palermo diz que “madrugada foi de terror”



“A madrugada foi de terror”. Com esta frase, em um grupo de WhatsApp, o secretário municipal de Saúde de São Carlos, Marcos Palermo tentou justificar a falta de leitos de UTI para Covid-19 na Santa Casa de São Carlos.

Um áudio de 3 minutos e 44 segundos vazou e no seu conteúdo, Palermo não deixou claro qual madrugada teria sido “de terror”. Porém a conversa ocorreu nos últimos dias, deixando claro que o sinal de alerta vermelho está ligado e que não descarta o sistema de saúde na cidade colapsar e o município regredir para a fase vermelha do Plano São Paulo, instituído pelo Governo do Estado nesta época de pandemia da Covid-19.



“A madrugada foi de terror. A Santa Casa está sem leito. Temos apenas 8 para UTI Covid e outros 10 UTI no Hospital Universitário. Mas dois pacientes em estado gravíssimo deram entrada na Santa Casa e tivemos que autorizar mais dois leitos”, disse Palermo, salientando que no início de agosto, novos leitos de UTI deverão ser entregues.

“PODEMOS TER 200 LEITOS, NÃO ADIANTA”

No desabafo, Palermo não escondeu a sua indignação e jogou a responsabilidade para o avanço da Sars-Cov-2 em São Carlos, em parte da população, que definiu como “sem noção”.



“Não adianta. Pode montar 200 leitos. Fui na UPA Aracy e depois passei na região no Shopping Center. Vi um monte de gente ali, em bike, fazendo reuniões, aglomerações. Todos sem máscaras. Assim não adianta nada, você não consegue conter [o avanço do novo coronavírus] se não houver conscientização. As pessoas vão morrer. Temos hoje 16 leitos na UTI ocupados e não são todos idosos. Tem um homem de 42 anos em estado muito grave. Tudo isso por causa desses sem noção da vida. Não adianta montar leitos desta forma. E está vindo pessoas da região, pois a Santa Casa é referência”, justificou sua ira.



“ACHAM QUE É BRINCADEIRA”

Ainda na conversa vazada, Palermo disse que as quarentenas impostas durante a época de pandemia não são levadas a sério por boa parte da população e uma infecção que estava controlada em São Carlos, dá mostras que evolui rapidamente em todas as classes sociais.



“Estava controlado e agora não há o que fazer. As pessoas acham que é brincadeira. Nesta madrugada, se chegasse mais duas pessoas, mesmo com os dois abertos, não teríamos leitos. Há necessidade de fazer uma campanha em massa nas redes sociais e conscientizar as pessoas. Não quero fazer terror, mas a situação é gravíssima. Nos relatórios diários, a gente nota que o aumento dos casos graves é de um dia para o outro, pois o vírus é letal e ataca rapidamente as pessoas”, disse. “Para piorar, estamos em época de clima frio, ar seco e queimadas. Ninguém respeita nada”, disse, finalizando que a Polícia Militar e Guarda Municipal fazem a segurança necessária. “Mas ninguém respeita nada”, finalizou.

*Com informações de São Carlos Agora.




Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for