Pular para o conteúdo principal

Mortes naturais na cidade de São Paulo durante pandemia estão 40% acima de anos anteriores



O total de mortes na cidade de São Paulo está 40% maior durante a pandemia do novo coronavírus se comparado ao mesmo período do ano em 2019 e 2018. É o que mostra análise feita nesta quinta-feira (2) pelo epidemiologista e professor da Universidade de São Paulo, Paulo Lotufo.

De acordo com o professor, a análise do número total de mortes - e não apenas daquelas atribuídas diretamente à Covid-19 – é importante para medir o chamado “excesso de mortes”, que pode revelar impactos ainda maiores de uma pandemia.



A cidade de São Paulo contabilizou 20.852 mortes naturais (sem causas externas) entre março e junho deste ano. Já a média de mortes naturais entre os anos de 2019 e 2018 no mesmo período foi de 14.915. Ou seja, são 5.938 mortes a mais durante a pandemia do novo coronavírus.

Do total de “excesso de mortes”, 76% foram oficialmente atribuídas à Covid-19 e os outros 24% seriam por outras causas. Os dados foram retirados do Programa de Aprimoramento das Informações de Mortalidade (PRO-AIM), da Secretaria Municipal da Saúde.



“Quando temos uma pandemia, temos uma parte da mortaliadade que é devido à própria infecção, mas nós temos outra parte que é devido tanto à alteração de pessoas com doenças crônicas, neste caso as doenças cardíacas, como aquelas que não conseguem ter o atendimento porque o sistema está congestionado. Em praticamente todos os lugares do mundo houve excesso de mortes em relação aos anos anteriores”, afirmou Lotufo durante coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes.

Segundo a apresentação do médico, a mortalidade por doenças respiratórias e cardiovasculares apresentam um padrão sazonal, aumentando em determinados meses do ano. O contrário não é verificado em outras doenças como o câncer, por exemplo, que mantém estabilidade.
A avaliação de Lotufo é de que a cidade de São Paulo apresenta cenário menos preocupante em relação ao excesso de mortes em comparação a outras grandes cidades do país e do mundo.



“É muito importante fazermos uma comparação com Manaus, que teve um pico muito intenso. Houve um aumento rápido, uma magnitude elevada e uma proporção baixa de casos pela Covid-19. Quando nós olhamos são Paulo, o aumento foi constante, teve uma magnitude mais baixa e uma proporção alta de casos pela Covid. Isso mostra na cidade de são Paulo um padrão. Estamos menos piores do que vários lugares do mundo”, diz.

Ainda de acordo com epidemiologista, a análise do excesso de mortes permite avaliar o quanto a testagem da população é efetiva e qual deve ser o foco específico para o atendimento pré-hospitalar e hospitalar para atendimento dessas outras causas de mortalidade que são afetadas pela pandemia de forma indireta.

*Com informações de G1.





Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for