Novidade!

Mulheres são mais afetadas por demissões em junho na região de Campinas, indica observatório



Análise do Observatório PUC-Campinas a partir dos dados do Caged, do Ministério da Economia, indica que a Região Metropolitana de Campinas (RMC) perdeu 2.325 postos de trabalho em junho, sendo que 58% eram vagas ocupadas por mulheres -- 1.364.

Professora da universidade e economista do observatório, Elaine Navarro Rosandiski aponta que, em todo o semestre, a taxa de trabalhadores afetados pelo desemprego crescente na pandemia é equilibrada entre os gêneros, mas há menor participação das mulheres no mercado de trabalho.



"No acumulado do semestre, ainda que o saldo absoluto negativo fique relativamente equilibrado entre homens e mulheres, cabe destacar que a baixa participação das mulheres no mercado de trabalho (44% na estrutura) faz com que esse ajuste seja mais intenso para as mulheres em termos relativos".

Apesar do fechamento de postos, a RMC registrou, em junho, um saldo positivo de 590 vagas na construção civil. Em comparação, seguem em queda os setores de comércio e serviços.



A professora utiliza esses dados para analisar o maior percentual de demissões de mulheres. "O fato de a 'recuperação' das atividades ser puxada pela construção civil e as demissões ainda estarem fortes nos setores de serviço e comércio favorece a contratação de homens", afirma.

"Cabe destacar que tanto o ajuste no mercado de trabalho formal na RMC, como no mercado de trabalho nacional tende a vulnerabilizar a situação da mulher no mercado de trabalho. Seja por conta da redução do emprego doméstico, conta-própria, seja pela intensidade do ajuste nas tarefas atividades de serviços e comércio fortemente ocupadas por força de trabalho feminina", conclui.



Flexibilização x política de renda

A análise da professora aponta também que a Medida Provisória (MP) que permitiu a redução de carga horária e salário e até a suspensão de contratos trabalhistas "salvou" 40% dos empregos na RMC.

No entanto, como o programa tem prazo para acabar, não se sabe se a economia vai se recuperar a tempo de evitar que estes postos sejam fechados no pós-pandemia.



"Ainda que tal medida implique numa redução de renda, pode-se considerar que cerca de 40% dos empregos estão sendo preservados. A questão que se coloca é que essa modalidade de flexibilização é por prazo determinado. O desafio é saber se a economia irá se recuperar para evitar um movimento de demissões mais intenso no segundo semestre".

Rosandiski acrescenta que a falta de política nacional de garantia de renda coloca em xeque a manutenção da demanda necessária para recuperar a economia de forma mais efetiva.

*Com informações de G1.





Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Polícia Civil estoura boca de tráfico no Parque Industrial em Conchal

Polícia prende traficante pela quarta vez em Conchal

Polícia Militar captura procurado no Esperança 3 em Conchal

Homem é detito pela PM por receptação após ser abordado com veículo roubado em Conchal, SP

Bandidos invadem sítio e, na fuga, suspeito é baleado

Região de Piracicaba a qual pertencente Conchal na fase amarela - Prefeito Vando Magnusson, diz que seguirá diretrizes do Estado e revogará o decreto municipal que passaria a valer a partir da próxima segunda-feira (10).

Pai provoca acidente e mata os dois filhos na Dutra em Lavrinhas (SP)

Personal trainer morre após ser esfaqueada em briga de vizinhos no interior de SP

Prefeito Vando Magnusson reincorpora Dorival dos Santos Bento à Guarda Municipal de Conchal – Sentindo-se perseguido pela gestão Valdeci, Bento acionou a justiça em 2013 para garantir o direito conquistado

Por conta da pandemia carnê de “Taxa de Licença de Funcionamento” será entregue pelos correios em Conchal. Veja Edital

Todas as Publicações

Mostrar mais