Novidade!

Mulheres são mais afetadas por demissões em junho na região de Campinas, indica observatório



Análise do Observatório PUC-Campinas a partir dos dados do Caged, do Ministério da Economia, indica que a Região Metropolitana de Campinas (RMC) perdeu 2.325 postos de trabalho em junho, sendo que 58% eram vagas ocupadas por mulheres -- 1.364.

Professora da universidade e economista do observatório, Elaine Navarro Rosandiski aponta que, em todo o semestre, a taxa de trabalhadores afetados pelo desemprego crescente na pandemia é equilibrada entre os gêneros, mas há menor participação das mulheres no mercado de trabalho.



"No acumulado do semestre, ainda que o saldo absoluto negativo fique relativamente equilibrado entre homens e mulheres, cabe destacar que a baixa participação das mulheres no mercado de trabalho (44% na estrutura) faz com que esse ajuste seja mais intenso para as mulheres em termos relativos".

Apesar do fechamento de postos, a RMC registrou, em junho, um saldo positivo de 590 vagas na construção civil. Em comparação, seguem em queda os setores de comércio e serviços.



A professora utiliza esses dados para analisar o maior percentual de demissões de mulheres. "O fato de a 'recuperação' das atividades ser puxada pela construção civil e as demissões ainda estarem fortes nos setores de serviço e comércio favorece a contratação de homens", afirma.

"Cabe destacar que tanto o ajuste no mercado de trabalho formal na RMC, como no mercado de trabalho nacional tende a vulnerabilizar a situação da mulher no mercado de trabalho. Seja por conta da redução do emprego doméstico, conta-própria, seja pela intensidade do ajuste nas tarefas atividades de serviços e comércio fortemente ocupadas por força de trabalho feminina", conclui.



Flexibilização x política de renda

A análise da professora aponta também que a Medida Provisória (MP) que permitiu a redução de carga horária e salário e até a suspensão de contratos trabalhistas "salvou" 40% dos empregos na RMC.

No entanto, como o programa tem prazo para acabar, não se sabe se a economia vai se recuperar a tempo de evitar que estes postos sejam fechados no pós-pandemia.



"Ainda que tal medida implique numa redução de renda, pode-se considerar que cerca de 40% dos empregos estão sendo preservados. A questão que se coloca é que essa modalidade de flexibilização é por prazo determinado. O desafio é saber se a economia irá se recuperar para evitar um movimento de demissões mais intenso no segundo semestre".

Rosandiski acrescenta que a falta de política nacional de garantia de renda coloca em xeque a manutenção da demanda necessária para recuperar a economia de forma mais efetiva.

*Com informações de G1.





Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Policia Militar e fiscais da prefeitura de Conchal fecham 4 estabelecimentos por não respeitar medidas de combate ao Covid-19

Conchal/SP - Sem sintomas, jovem de 22 anos descobre que está grávida após 37 semanas de gestação – O fenômeno é chamado pelos médicos, de “gravidez silenciosa”

Policia Civil apreende adolescente por tráfico de drogas no Esperança 1 em Conchal

Policia Militar prende mais um por tráfico de drogas em Conchal - Indagado, o meliante confessou que estava na prática de comercialização do entorpecente pelo local

Maria da Penha nele! - Meliante agride mulher grávida de 8 meses e é detido pela Policia Militar em Conchal

Policia Militar apreende nesta quinta-feira (25) maconha e menor no Parque Industrial em Conchal

Vídeo - Conseg realiza reunião para debater ideias visando melhorias da segurança pública em Conchal – Na ocasião o novo Delegado de Polícia Civil de Conchal foi apresentado

Governo de São Paulo estuda decretar toque de recolher no interior do estado

😎😎 Mulher tem casa invadida e reage com tapas e chutes após desconhecido tentar agarrá-la; assista vídeo.

Bombeiros buscam bebê que teria sido jogado pelo pai em rio de MG

Todas as Publicações

Mostrar mais