Diante do aumento expressivo do número de casos positivos de coronavírus, a prefeitura de São José do Rio Preto (SP) divulgou que vai restringir o funcionamento de hipermercados e supermercados e a venda de bebidas alcoólicas.
De acordo com o prefeito Edinho Araújo (MDB), no novo decreto ficará proibida a venda de bebidas alcoólicas entre 20h e 6h de segunda a sexta-feira e durante às 24 horas aos sábados e domingo até o dia 30 de julho.
Nos dois próximos fins de semana, os supermercados e hipermercados permanecerão fechados, podendo funcionar somente no sistema delivery (drive-trhu também será proibido).
As medidas emergenciais foram tomadas para combater as aglomerações, que continuam acontecendo em vários pontos da cidade, como área externa de lojas de conveniência e locais de lazer, mesmo com as medidas já anunciadas.
“Estamos registrando um aumento de novos contaminados e pessoas internadas. A situação dos hospitais que atendem a cidade já está preocupante. No Hospital de Base temos 36 pacientes internados que são de Rio Preto, os outros são todos pacientes que vem de cidades da nossa região”, informou o secretário de Saúde, Aldenis Borim.
De acordo com Aldenis, a ideia do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus era equilibrar economia com saúde, mas a cidade ainda está registrando altos índices de aglomerações.
“Gostaríamos muito de manter o funcionamento dos serviços, porém, não estamos tendo todo a adesão necessária. Ainda vemos muitas pessoas nas ruas sem máscaras, estabelecimentos funcionando em horários proibidos e muitas festas clandestinas e em família”, afirmou o secretário.
Segundo Edinho Araújo, as medidas são necessárias para salvar vidas, evitando um colapso no sistema de saúde do município, que ultrapassou os 5 mil casos positivos de coronavírus.
“Nosso foco continua sendo a saúde. As medidas tomadas hoje são temporárias e esperamos que inibam as aglomerações, pois elas claramente estão contribuindo para que a doença se espalhe”, disse o prefeito Edinho Araújo. “Contamos com sua ajuda para voltarmos o mais rápido possível à normalidade”, diz.
Em nota, Associação Paulista de Supermercados (APAS) afirmou que as medidas farão com que a população se aglomere em fila nas portas dos estabelecimentos, o que vai na contramão das recomendações de distanciamento social em tempos de pandemia.
Além disso, a APAS disse o decreto traz um desnecessário risco de desabastecimento para a região, pois estimula a população a estocar itens de primeira necessidade.
Por fim, a APAS informou que o fechamento dos supermercados incentiva a população a ir aos municípios vizinhos para suprir suas necessidades imediatas, fazendo com que o vírus se propague cada vez mais.
Ampliação de atendimento
A Secretaria de Saúde informou que, a partir desta quarta-feira (15), as unidades de saúde do Estoril e Solo Sagrado, que são referência para atendimento de síndromes respiratórias, ampliam o horário de atendimento, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.
Nas demais unidades respiratórias, o atendimento continua de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Moradores que precisarem de atendimento prioritário devem procurar as unidades de saúde que não realizam atendimento respiratório mais próximas de suas casas.
Casos de coronavírus
Rio Preto registrou mais 216 casos positivos de coronavírus e seis novas mortes causadas pela doença. Com as atualizações, o município possui 5.042 infectados e 146 óbitos. As informações foram divulgadas na tarde desta quarta-feira (15).
De acordo com a gerente da Vigilância Epidemiológica, 32.001 pacientes com estado gripal foram atendidos. Deste total, 22.778 colheram material genético e 17.736 testaram negativo. O coeficiente de incidência é de 1.094 casos a cada 100 mil habitantes.
Desde o início da pandemia, 883 profissionais da saúde foram infectados pelo novo coronavírus. Ao todo, 2.977 pacientes estão recuperados e 780 tiveram Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
“Além do aumento de casos, o percentual de positividade entre as coletas está aumentando. Desde a semana 24, a gente tem ficado margem dos 30%. Faz cinco semanas que a gente está com esse índice. Nesta semana, estamos com 36% de positividade, o que indica que podemos ter uma alavancagem no número de casos”, afirma
De acordo com a gerente da Vigilância Epidemiológica, o grupo dos profissionais de saúde está sendo testado desde o início da pandemia. Dos 883 infectados pelo novo coronavírus, quatro não resistiram às complicações da doença e vieram a óbito.
Até o momento, Rio Preto registrou 1.907 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Ao todo, há 320 moradores internados em hospitais do município, sendo 123 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 197 em enfermaria.
*Com informações de G1.