Assim como a moda, os nomes de bebê vão se renovando ao longo do tempo. Pedro e Gabriela, por exemplo, ícones da última década, foram perdendo popularidade para outros, como Miguel e Helena. Ao mesmo tempo, alguns nomes considerados “antigos” voltaram a fazer sucesso entre os pais, como Alice e Benjamin.
Além de gostos pessoais e das tendências que vão e vem, outro fator que pode influenciar na hora de escolher como o pequeno irá se chamar é o significado do nome – e o que ele diz sobre a época em que a criança está chegando ao mundo.
Uma pesquisa recente feita pelo site britânico Channel Mum buscou entender como a pandemia do novo coronavírus pode influenciar na decisão dos pais sobre o nome dos bebês. De acordo com ela, 43% dos entrevistados acreditam que o contexto atual irá afetar a decisão – e 7% das gestantes inclusive já mudaram o nome que pretendiam escolher para o filho durante o período de isolamento social.
O principal achado foi sobre os nomes que devem saltar no ranking de popularidade. Palavras que simbolizam virtudes, como Faith (“fé”), Hope (“esperança”), Charity, (“caridade”); Patience (“paciência”) e Constance (“firmeza ou “constância”), devem voltar a aparecer, segundo os participantes.
Mais da metade deles também considera que nomes baseados em cores do arco-íris – símbolo utilizado pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido – podem ganhar fama, como “Iris”, que significa “arco-íris” em grego, ou “Blue”, que pode ser traduzido como “azul”.
Além disso, as famílias mostraram interesse em nomes de heróis, para homenagear os trabalhadores essenciais durante a pandemia – Hero (“herói”) e Bravery (“bravura” ou “coragem”) apareceram no topo da lista. Em meio a tantas incertezas, as escolhas que remetem à segurança podem também voltar com tudo, como “Haven”, o inglês para “refúgio”, e “Harbour”, “porto”.
Enquanto alguns nomes ganham o coração dos adultos, outros devem passar longe na caderneta de escolhas… “Corah”, “Corina” e “Rona”, pela grafia parecida com “corona” foram apontados com rejeição entre as pessoas que participaram do estudo. Os que lembram “vírus”, como “Viola”, “Violet”, e os parecidos com “lockdown” – “Lockie”, por exemplo” – também devem sair da lista.
E no Brasil?
Assim como os nomes que lembram alegria e positividade são apontados como apostas pelos pais ingleses, como o já citado “Hope” e também “Felicity”, traduzido como “felicidade”, as versões em português podem começar a surgir na lista de preferência das famílias aqui no Brasil.
Se sua ideia é homenagear o pequeno, lembrando o quanto sua chegada representou um momento de respiro e renovação de energias em tempos difíceis, nomes como “Aurora”, “Tales” e “Zoe” são boas opções, que trazem conotações bastante emblemáticas sobre renascimento.
*Com informações de MSN.