Pular para o conteúdo principal

Tremor de terra é registrado em Vitória



Um pequeno tremor de terra foi registrado na tarde desta quinta-feira (2) em Vitória. O sismo foi confirmado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

Vários moradores da Grande Vitória relataram a sensação de tremor nas redes sociais durante a tarde, mas a causa ainda não havia sido confirmada.



De acordo com o Centro de Sismologia, o tremor teve magnitude 1,9, aconteceu às 13h24 e foi registrado em ao menos cinco estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).

Segundo o Centro, pequenos abalos são comuns no Brasil, entretanto nem sempre são percebidos pela população.



"Como o epicentro deste sismo está no meio da cidade de Vitória, acaba sendo mais perceptível. Normalmente esses tremores são causados por pressões geológicas naturais presentes na crosta terrestre", divulgou o Centro.

Segundo a professora de Geologia Luiza Bricalli, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), tremores acontecem no estado já há algum tempo.



“Nós tivemos um mais característico em 1955, que o tremor foi de 6,1 na Escala Richter e foi sentido bastante em Vitória, apesar do epicentro não ter sido na capital. Ele foi muito marcante e foi o segundo maior terremoto do Brasil. Esse que tivemos ontem foi de 1,9 de magnitude, que é uma magnitude mais baixa. Ele foi detectado por estações sismográficas fora do estado, duas do Rio de Janeiro e uma de Minas Gerais, e as pessoas sentiram esse tremor aqui", disse.

A professora também explicou como o sismo é formado.



"O terremoto acontece porque a rocha recebe uma tensão e a falha geológica se movimenta e é por isso que a gente sente esse tremor. Apesar de a gente estar sobre uma placa tectônica, em, uma região que a gente chama de intraplaca, essa placa sul americana que o Brasil está, ela sofre uma tensão da placa africana e a placa de Nazca. Além disso, nós temos falhas que vem do oceano pela Cordilheira Mesoatlância que se prolonga pelo Oceano Atlântico e pode ser um dos indícios que fazem com que ocorra terremotos no Brasil", contou



Relatos

Na região do Bairro da Penha, em Vitória, o morador Alex Leandro sentiu o tremor. Segundo ele, amigos que estavam em outros pontos da capital também estranharam a sensação.

“Por volta das 14h, ouvi um estrondo seguido de um pequeno tremor de terra na região do Bairro da Penha. Em seguida, chegaram relatos de alguns amigos em grupos do WhatsApp que também ouviram o estrondo e sentiram a vibração no bairro Cruzamento, Bonfim, Santa Lúcia, Praça de Eucalipto, e estacionamento do Hemoes”, disse.



Everton dos Santos contou que ouviu um barulho parecido com uma trovoada, mas que o tempo estava aberto.

“Moradores da Grande Maruípe falam em um estrondo e janelas balançando. Eu escutei o barulho, parecido com uma trovoada, ao longe, às 13h25. Não tinha condições para trovoada”, disse.

*Com informações de G1.



Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for