Pular para o conteúdo principal

Um terço dos pacientes mortos por covid não tinha outros problemas de saúde em Araras, SP



Praticamente um terço dos pacientes que faleceram em decorrência da covid-19 em Araras (SP) não apresentava outros problemas de saúde. O levantamento foi feito junto ao setor de Vigilância Epidemiológica e considera os 29 óbitos registrados desde o início da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), causador da doença, na cidade. Ao todo, 10 desses pacientes não tinham outras doenças de base, segundo informações que constam nos registros de óbito.

Por outro lado, diabetes e hipertensão são as doenças mais comuns que podem ter agravado o quadro de saúde dos demais pacientes. Pelo menos 11 deles apresentavam uma dessas comorbidades ou as duas ao mesmo tempo. Obesidade, problemas renais, respiratórios, hepáticos e renais, câncer, mal de Parkinson, tabagismo e etilismo também são outras doenças crônicas identificadas entre os ararenses que morreram em decorrência da covid-19.



“Sabemos que o novo coronavírus agrava outros problemas de saúde pré-existentes, além de quadros infecciosos e inflamatórios também. Por isso, há mais riscos de complicações entre pacientes com comorbidades”, reforça o secretário municipal de Saúde, Itacil Zurita Filho.

Ele orienta que as pessoas devem manter uma rotina saudável e alimentação balanceada durante a quarentena, além de controlar também diabetes e hipertensão. “Diabéticos têm predisposição a ter inflamações e infecções; hipertensos também estão mais suscetíveis a complicações por conta da covid, o mesmo acontece com pessoas que têm doenças coronárias, respiratórias, entre outras. Então, é preciso que as pessoas mantenham os cuidados com a saúde e, principalmente, o isolamento social durante a pandemia. Ele pode salvar vidas”, completa.



Por faixa etária

A maioria dos óbitos relacionados à covid-19 envolve pessoas acima de 60 anos – são, ao todo, 22 dos 29 casos, o equivalente a 75,8%. Há ainda outros quatro pacientes na faixa etária dos 50 anos, dois, na dos 40 e apenas um de 35 anos. A taxa de mortalidade do vírus em Araras é de 2,5% – segundo pesquisas na área da saúde, ela varia entre 2% e 4% em todo o mundo.

“Não temos uma vacina ainda para evitar a contaminação pelo vírus. Então, neste momento, apenas o isolamento social, uso de máscara e medidas de higiene pessoal funcionam efetivamente como prevenção ao novo coronavírus”, reforçou o prefeito Junior Franco.



Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Araras vem adotando diversas medidas preventivas para evitar a proliferação do vírus na cidade. Entre as mais recentes, estão ampliação de leitos para atender pacientes com covid-19 na Santa Casa e aumento da testagem de suspeitos. Desde março deste ano, mais de R$ 2,4 milhões foram repassados pela Prefeitura para a Santa Casa de Misericórdia para ações de combate ao novo coronavírus.

*Com informações do repórter Beto Ribeiro.




Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...