Novidade!

13 benefícios que o hábito da leitura pode trazer para você



Talvez a ideia de Djavan sobre “um dia frio, um bom lugar pra ler um livro” não seja a primeira coisa que vem à mente de muitas pessoas quando o assunto é o fazer com o tempo livre no inverno, mas conhecer os benefício que a leitura pode trazer, certamente vai te fazer ao menos cogitar essa possibilidade.

Uma das formas mais simples e baratas de passar o tempo, a leitura abre uma porta para mundos completamente diferentes, e talvez até inimagináveis, até o fim das primeiras páginas.




Seja em universos ficcionais, ou vendo o mundo pelos olhos de outra pessoa em histórias que até poderiam ser a sua, os livros têm a capacidade de transportar nossa mente e ainda trazer benefícios diversos que vão desde o aspecto social, como aprender sobre diferentes assuntos e conhecer novas pessoas (em clubes de livros, por exemplo); até reflexos que afetam positivamente a saúde, como o aumento da expectativa de vida e diminuição de chances do desenvolvimento de doenças como o Alzheimer.

Aumento da criatividade: A leitura está diretamente relacionada à criatividade, pois ajuda a entender melhor, e com mais clareza, novas perspectivas sobre o mesmo assunto, assim, fica mais fácil que se consiga enxergar novas possibilidades em sua rotina.




Os riscos de desenvolver Alzheimer, ou outras doenças cerebrais diminuem: Estudos apontam que pessoas que tem o hábito de ler preservam por mais tempo as habilidades mentais na vida adulta.

Os riscos de desenvolver Alzheimer, ou outras doenças cerebrais diminuem: Estudos apontam que pessoas que tem o hábito de ler preservam por mais tempo as habilidades mentais na vida adulta.

Reduz os níveis de estresse: Pesquisas mostram que ler ajuda a diminuir em até 68% os níveis de estresse, reduzir batimentos cardíacos e até aliviar a tensão muscular. Independentemente de qual seja o livro, o que importa é o processo de escapar das preocupações do cotidiano.




Ler aumenta a capacidade de sentir empatia: Segundo pesquisas, todos os tipos de narrativas, incluindo ficção, podem impulsionar nossa compreensão e empatia pelas outras pessoas devido ao envolvimento emocional durante uma leitura, ao descobrir circunstâncias e personagens complexos.

Ajuda a dormir melhor: Ao contrário das telas do computador e do celular, que emitem sinais eletrônicos que nos colocam em estado de alerta que nos mantém acordados, ler com luz suave tem efeito relaxante e é um ótima opção a ser incluída na rotina para quem quer dormir melhor.




Ler amplia seu vocabulário: Pesquisas mostram que pessoas que tem o hábito de ler possuem um vocabulário até 40% maior se comparado ao de quem não pratica a leitura.

Entender o outro e se livrar de preconceitos: Aprender sobre um novo universo, mesmo que seja ficcional, ajuda significantemente a reduzis preconceitos de raça, gênero, orientação sexual ou outros.

Faz com que você escreva melhor: Um leitor assíduo consegue “copiar”, mesmo que inconscientemente, o estilo de escrita com o qual se identifica mais, assim aprimorando sua capacidade de escrever com mais fluidez e clareza.




Ajuda a diminuir sintomas da depressão, ou perturbações emocionais: Existe uma terapia, conhecida como biblioterapia, que envolve o uso de leituras terapêuticas para reduzir o estresse e aliviar sintomas emocionais. O uso clínico da leitura pode envolver tanto ficção quanto não ficção e leva em consideração a relação do paciente com o conteúdo de cada livro.

Faz com que você tenha mais assuntos para conversar: O hábito de ler te torna uma pessoa mais interessante, uma vez que, ao invés de conversar apenas sobre assuntos cotidianos, a leitura fornece infinitos novos assuntos, e até universos diferentes, para que se possa conversar sobre.




Ler é uma forma barata de expandir seus horizontes: Principalmente em tempos como esse, de pandemia, em que viajar não é uma opção, a leitura é uma ótica opção para que se possa conhecer novas culturas, crenças, estilos e realidades.

É divertido! Se você já está cansado de trocas de telas, entre o videogame, TV, computador e o celular, ou mesmo todas essas coisas em uma mesma tela, aproveite algum tempinho para mergulhar em algum livro que esteja esquecido em sua estante. Além de todos os motivos já mencionados, a leitura também é uma ótima forma de entretenimento.

*Com informações de MSN.



Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Polícia Civil apreende drogas e armas em Conchal

Polícia Militar e Guarda Civil Municipal realizam operação integrada de combate ao crime em Conchal, SP

Quadrilha tenta assaltar bancos e troca tiros com a polícia em madrugada de terror em Araraquara, SP

Mulher de 36 anos é morta a tiros pelo filho adolescente em SP

Colisão traseira termina em capotamento de veículo e uma vítima leve na Rodovia Anhanguera

Cachorro que fugiu de casa teve a melhor reação quando foi “preso” pela polícia

Acidente entre ônibus e caminhão em Taguaí teve o maior número de mortes nas rodovias de SP neste ano, diz PM

ROCAM e Força Tática estouram ponto de preparo e venda de drogas e detém quatro por tráfico em Araras, SP

Prefeitura de Conchal pede para a população economizar água

ROCAM apreende menor por tráfico de drogas após receber informações de PM de folga em Araras, SP

Todas as Publicações

Mostrar mais