Novidade!

13 benefícios que o hábito da leitura pode trazer para você



Talvez a ideia de Djavan sobre “um dia frio, um bom lugar pra ler um livro” não seja a primeira coisa que vem à mente de muitas pessoas quando o assunto é o fazer com o tempo livre no inverno, mas conhecer os benefício que a leitura pode trazer, certamente vai te fazer ao menos cogitar essa possibilidade.

Uma das formas mais simples e baratas de passar o tempo, a leitura abre uma porta para mundos completamente diferentes, e talvez até inimagináveis, até o fim das primeiras páginas.




Seja em universos ficcionais, ou vendo o mundo pelos olhos de outra pessoa em histórias que até poderiam ser a sua, os livros têm a capacidade de transportar nossa mente e ainda trazer benefícios diversos que vão desde o aspecto social, como aprender sobre diferentes assuntos e conhecer novas pessoas (em clubes de livros, por exemplo); até reflexos que afetam positivamente a saúde, como o aumento da expectativa de vida e diminuição de chances do desenvolvimento de doenças como o Alzheimer.

Aumento da criatividade: A leitura está diretamente relacionada à criatividade, pois ajuda a entender melhor, e com mais clareza, novas perspectivas sobre o mesmo assunto, assim, fica mais fácil que se consiga enxergar novas possibilidades em sua rotina.




Os riscos de desenvolver Alzheimer, ou outras doenças cerebrais diminuem: Estudos apontam que pessoas que tem o hábito de ler preservam por mais tempo as habilidades mentais na vida adulta.

Os riscos de desenvolver Alzheimer, ou outras doenças cerebrais diminuem: Estudos apontam que pessoas que tem o hábito de ler preservam por mais tempo as habilidades mentais na vida adulta.

Reduz os níveis de estresse: Pesquisas mostram que ler ajuda a diminuir em até 68% os níveis de estresse, reduzir batimentos cardíacos e até aliviar a tensão muscular. Independentemente de qual seja o livro, o que importa é o processo de escapar das preocupações do cotidiano.




Ler aumenta a capacidade de sentir empatia: Segundo pesquisas, todos os tipos de narrativas, incluindo ficção, podem impulsionar nossa compreensão e empatia pelas outras pessoas devido ao envolvimento emocional durante uma leitura, ao descobrir circunstâncias e personagens complexos.

Ajuda a dormir melhor: Ao contrário das telas do computador e do celular, que emitem sinais eletrônicos que nos colocam em estado de alerta que nos mantém acordados, ler com luz suave tem efeito relaxante e é um ótima opção a ser incluída na rotina para quem quer dormir melhor.




Ler amplia seu vocabulário: Pesquisas mostram que pessoas que tem o hábito de ler possuem um vocabulário até 40% maior se comparado ao de quem não pratica a leitura.

Entender o outro e se livrar de preconceitos: Aprender sobre um novo universo, mesmo que seja ficcional, ajuda significantemente a reduzis preconceitos de raça, gênero, orientação sexual ou outros.

Faz com que você escreva melhor: Um leitor assíduo consegue “copiar”, mesmo que inconscientemente, o estilo de escrita com o qual se identifica mais, assim aprimorando sua capacidade de escrever com mais fluidez e clareza.




Ajuda a diminuir sintomas da depressão, ou perturbações emocionais: Existe uma terapia, conhecida como biblioterapia, que envolve o uso de leituras terapêuticas para reduzir o estresse e aliviar sintomas emocionais. O uso clínico da leitura pode envolver tanto ficção quanto não ficção e leva em consideração a relação do paciente com o conteúdo de cada livro.

Faz com que você tenha mais assuntos para conversar: O hábito de ler te torna uma pessoa mais interessante, uma vez que, ao invés de conversar apenas sobre assuntos cotidianos, a leitura fornece infinitos novos assuntos, e até universos diferentes, para que se possa conversar sobre.




Ler é uma forma barata de expandir seus horizontes: Principalmente em tempos como esse, de pandemia, em que viajar não é uma opção, a leitura é uma ótica opção para que se possa conhecer novas culturas, crenças, estilos e realidades.

É divertido! Se você já está cansado de trocas de telas, entre o videogame, TV, computador e o celular, ou mesmo todas essas coisas em uma mesma tela, aproveite algum tempinho para mergulhar em algum livro que esteja esquecido em sua estante. Além de todos os motivos já mencionados, a leitura também é uma ótima forma de entretenimento.

*Com informações de MSN.



Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Bandido armado assalta comércio no Jardim Santo Antônio em Conchal. O crime aconteceu nesta sexta-feira (18). Câmeras de segurança flagraram toda a ação do criminoso. Assista vídeo...

Indivíduo que traficava há 2 semanas é preso no Parque Industrial em Conchal

Idosa flagrada dirigindo cadeira de carrinho elétrico em rodovia só queria dar um abraço na filha em Limeira, SP

Polícia Civil captura menor de 14 anos por tráfico de drogas no Parque Industrial em Conchal

Prefeitura de Conchal faz aquisição histórica de tomógrafo – A cidade entra para lista dos pouquíssimos municípios do Estado de SP, com menos de 30 mil habitantes, a possuir o próprio equipamento na rede pública

Força Tática retira drogas de circulação com prisão de traficante denunciado pela população em Leme, SP

Auxílio de R$ 300: nem todos vão receber as quatro parcelas; entenda

Cerca de 15 carros aparecem em pedreira desativada após diminuição do nível de água

SP pode registrar ‘chuva preta’ com chegada de fumaça do Pantanal nesta semana

Detran.SP oferece documento de licenciamento do veículo 100% digital

Todas as Publicações

Mostrar mais