A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) confirmou, nesta terça-feira (4), que 19 presos e um servidor da penitenciária 1 de Itirapina (SP) testaram positivo para Covid-19 e seguem isolados. A unidade abriga, atualmente, 899 presos.
De acordo com a assessoria de imprensa, o primeiro caso foi confirmado em 20 de julho e, desde então, os detentos e servidores que tiveram contato com o paciente passaram por teste rápido, quando 18 foram positivados.
O primeiro preso a testar positivo está isolado em unidade hospitalar da região, enquanto os outros contaminados seguem isolados na enfermaria da unidade. Já o servidor está cumprindo isolamento e está afastado da unidade. Os estados de saúde não foram informados.
A Vigilância Epidemiológica da cidade foi acionada e também está acompanhando os casos. Até a tarde desta terça-feira, a cidade registrou 123 casos confirmados, sendo quatro óbitos.
Medidas
De acordo com a nota, quando há um caso suspeito entre os presos, o paciente é isolado e a Vigilância Epidemiológica local é contatada. Os servidores em contato com o paciente devem usar mecanismos de proteção padrão, como máscaras e luvas descartáveis.
Se confirmado o diagnóstico, além de continuar seguindo os procedimentos indicados, o preso será mantido em isolamento na enfermaria durante todo o período de tratamento.
“Medidas de higiene e distanciamento preconizados pelos órgãos de saúde foram aplicadas, foram suspensas as atividades coletivas; a limpeza das áreas foi intensificada; a entrada de qualquer pessoa alheia ao corpo funcional foi restringida; foi determinada a quarentena para os presos que entram no sistema prisional; realizado o monitoramento dos grupos de risco; ampliação na distribuição de produtos de higiene, álcool em gel e sabonete e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual”, disse a nota.
Visitas
As visitas nas penitenciárias do estado estão suspensas desde o dia 20 de março, como parte das medidas restritivas de contato da população carcerária com o público externo para evitar a propagação do contágio de Covid-19 no interior das unidades prisionais.
De acordo com a SAP, como medida alternativa à manutenção dos laços sociais, é permitido o envio e recebimento de correspondências. Além disso, a nova ferramenta Conexão Familiar, que permite um contato direto do visitante com o preso por meio de correspondência eletrônica, também foi adotada em todas as unidades.
Região
Segundo a SAP, não há presos com Covid-19 na penitenciária 2 de Itirapina, mas 3 servidores com suspeita estão afastados.
Em Araraquara, um detento chegou ter resultado positivo por teste rápido, cumpriu isolamento e já retornou ao convívio.
Com relação aos servidores contaminados, dois agentes que trabalham no Centro de Recuperação Feminino tiveram testes confirmados por exame PCR, sendo que um já retornou às suas atividades e um está afastado. Na penitenciária, seis servidores foram contaminados e já retornaram às suas atividades e dois com suspeita sem confirmação estão afastados.
Já em Casa Branca, um preso está isolado com suspeita da doença, mas ainda sem confirmação. Cinco servidores tiveram testes confirmados por exame PCR e já retornaram às suas atividades. Quatro estão afastados com suspeita da doença.
*Com informações de G1.
Comentários
Postar um comentário
Olá, agradecemos a sua mensagem. Acaso você não receba nenhuma resposta nos próximos 5 minutos, pedimos para que entre em contato conosco através do WhatsApp (19) 99153 0445. Gean Mendes...