Pular para o conteúdo principal

A regra dos 5 segundos é real? A ciência responde



Quem nunca ouviu alguém falar que, quanto um pedaço de comida cai no chão, temos alguns segundos para recolhê-lo com segurança sem contaminação? Essa é a famosa “regra dos 5 segundos”. De acordo com ela, temos esse tempo até que o alimento não possa ser salvo. Mas ela é científica ou apenas uma brincadeira?

Apesar de não ser exatamente um problema científico preocupante para a comunidade, vale a pena buscar respostas. Dados oficiais, portanto, podem mostrar de uma vez por todas se podemos ou não consumir algo que caiu no chão, se pegarmos de volta em menos de 5 segundos.



Um estudo de 2003 buscou saber o quanto esse tema era conhecido. Foi definido que 70% das mulheres entrevistadas, e 56% dos homens conheciam a regra dos 5 segundos. Sendo assim, foi constatado que muita gente sabe disso. Mas vale lembrar que o estudo não foi feito no Brasil.

A regra dos 5 segundos realmente pode ser usada?

Um estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, tentou descobrir a verdade de forma bem prática. Uma estagiária do ensino médio teve a ideia de espalhar bactérias pelo chão de uma área e derrubar comidas variadas, por tempos também variados e analisar os resultados.



Foram testados ursinhos de goma e biscoitos. Enfim, foi constatado que as bactérias conseguiram contaminar os alimentos em menos de 5 segundos. Por outro lado, não foi dito o quão contaminados os alimentos ficaram, nem quais se contaminaram mais.

Outro estudo, de 2007, da Universidade de Clemson, buscou descobrir se o tempo de contato com superfícies contaminadas interferia na taxa de transferência de bactérias. Em suma, queriam saber se um alimento resgatado do chão rapidamente seria menos contaminado.



Este estudo foi publicado no periódico científico Journal of Applied Microbiology. Foi concluído que o tempo não importa tanto quanto o quão infestado de bactérias o chão está. Se seu biscoito cair em um local infestado de bactérias, ele será contaminado com menos de 5 segundos da mesma forma que seria se ficasse uma hora.

Sendo assim, fica comprovado cientificamente que a regra dos 5 segundos não é real. Portanto, não coma o que cair no chão.

*Com informações de curiosidade.com





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...