Pular para o conteúdo principal

Barriga estufada? Veja os cinco principais hábitos que causam isso



Quem nunca foi dormir com a barriga de um jeito e acordou de outro? O estufamento acontece, principalmente, entre as mulheres, e, na maioria das vezes (ufa!), barriga estufada é inofensiva e não há muito com o que se preocupar. No entanto, é sempre recomendável procurar um médico, caso a situação persista, para que você possa receber as devidas recomendações para o seu caso.

O inchaço da região pode ser causado por diferentes razões, desde alimentação até alterações hormonais. No primeiro caso, segundo explica a nutricionista clínica Fernanda Lopes, quando essa alimentação é desequilibrada, pode haver um acúmulo de ar ou de líquido no abdômen. “Isso pode gerar desconforto como flatulência (gases), eructações (arrotos), mal estar, indisposição, enjoos e náuseas”, diz.



Esses desconfortos poderiam ser evitados com algumas alterações na hora de cozinhar e de comer. Abaixo, ela explica os principais hábitos responsáveis pelo estufamento na barriga.

Descubra os principais hábitos que deixam a barriga estufada:

1- Comer rápido demais

Esse hábito comum em dias com a agenda mais ocupada faz com que, ao comer, entre mais ar à boca, que se armazena no abdômen. Além disso, segundo a nutricionista clínica Fernanda Lopez, quando a mastigação não é bem feita, as enzimas salivares são impossibilitadas de agirem sobre a comida, gerando fermentação do alimento e ainda mais gases.



2. Ingestão de líquido durante as refeições

Esse hábito de ingerir líquidos durante as refeições é muito comum, porém, é bem provável que você já tenha ouvido falar que não faz bem. Explicamos: é que, durante a digestão dos alimentos, precisamos da ação do suco gástrico no estômago, para que alguns nutrientes possam ser quebrados e absorvidos. Mas com o excesso de líquidos durante as refeições, o suco gástrico fica diluído, comprometendo a acidez dele e, consequentemente, a boa digestão dos nutrientes.

O resultado disso são gases, flatulências, estômago dilatado e deficiência na absorção de nutrientes.



3. Ter uma alimentação com excesso de carboidrato refinado e doces

A nutricionista Fernanda Lopes explica que esses alimentos são desvitalizados e sem enzimas digestivas e, portanto, exigem muito do intestino. “Nesse processo, a força digestiva é reduzida e leva à produção de gases e distensão abdominal”, diz. Para evitar esse problema, ela recomenda uma ingestão maior de alimentos integrais.

4. Excesso e gordura no preparo das refeições

As frituras são preparações de digestão mais lenta, permanecendo portanto, mais tempo no estômago, o que também acaba causando inchaço abdominal.



5. Abusar dos temperos

Misturar vários temperos em uma única refeição pode resultar em um prato bem gostoso, mas também provocar inflamações como gastrite, doenças inflamatórias intestinais e alergias alimentares, doenças que prejudicam a metabolização e geram distensão abdominal. O importante é lembrar, que como em quase tudo na vida, excesso não é saudável.

*Com informações de MSN.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...