Pular para o conteúdo principal

Pandemia pode trazer de volta laços de amizade entre crianças vizinhas



A suspensão das atividades escolares e extracurriculares por conta da pandemia do novo coronavírus afetou a vida social de crianças e adolescentes. Apesar do relaxamento das medidas de isolamento, o ano letivo terminou e muitos acampamentos estarão fechados neste verão no Hemisfério Norte. Esse novo cenário pode colaborar para a volta dos laços de amizade entre as crianças vizinhas, opina a psicóloga clínica Julie Wargo Aikins, em um artigo publicado no site da CNN.

Os pais podem colaborar nesse processo, formando uma rede de relações sociais com os vizinhos para promover o relacionamento entre os filhos. Estruturar o dia das crianças, sugerindo horários para brincadeiras dentro e fora de casa, é uma maneira de encorajá-los. Essa reaproximação dos pais com os vizinhos poderá até despertar um sentimento de nostalgia da própria infância, quando as brincadeiras na rua eram interrompidas aos berros pelas famílias na hora do jantar.




Incentivar a amizade entre crianças vizinhas é uma forma de ajudá-las a combater o sentimento de solidão desencadeado durante a pandemia. A psicóloga aponta que pesquisas mostram que crianças com boas amizades se sentem menos solitárias, deprimidas e ansiosas e têm menos probabilidade de ter problemas em suas comunidades.

Alguns estudos também constatam que as brincadeiras entre vizinhos podem ajudar o desenvolvimento das crianças graças à convivência de grupos de idades variadas. As crianças mais velhas podem servir como modelos para as mais jovens, por exemplo.




Nos últimos 30 anos, as amizades entre as crianças foram firmadas em grande parte na sala de aula e durante atividades extracurriculares. Isso porque, em média, elas passam 6,5 horas por dia na escola, sendo que 57% das crianças passam todos os dias ou quase todos envolvidas em outras atividades.

Com a pandemia, a dinâmica de vida de crianças e adolescentes mudou drasticamente e de forma repentina. Os mais velhos conseguiram manter o vínculo com os amigos por meio das mídias sociais. Mas, para crianças mais novas, é menos provável que essa abordagem tenha funcionado. Diante do retorno à vizinhança, andar pela calçada tomando cuidado para não pisar nos desenhos feitos de giz no asfalto ou ver crianças pulando corda e jogando bola pode se tornar o “novo” normal.

*Com informações de MSN.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...