Pular para o conteúdo principal

Polícia Civil de Cordeirópolis instaura investigação de criação de perfil falso no Facebook




Ainda há usuários que acreditam que a internet é terra de ninguém e podem criar perfis falsos usando imagens para ofender fazendo publicações pelas mídias digitais.

A Polícia Civil de Cordeirópolis (SP) instaurou investigação para apurar condutas de usuários da rede social do Facebook. Segundo a polícia, um perfil público foi criado através da rede social Facebook para ofender a honra de outros usurários da rede social. Imagens de jovens moradores de Cordeirópolis foram veiculadas de forma constrangedora e fez com que a polícia fosse acionada.





A Constituição do Brasil proíbe o anonimato, quando garante a liberdade de expressão. Seu artigo 5.º, inciso IV, estabelece: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”.

Embora a Constituição garanta liberdade de expressão, ela não é direito absoluto, pois, no caso de ofensa, a mesma Constituição assegura “direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem” (artigo 5.º, inciso V). Excessos no exercício da liberdade de expressão podem caracterizar outros ilícitos, como crime contra a honra.

*Com informações de Grupo Rio Claro.










Comentários

Mais lidas

Homem é preso em flagrante após assalto a supermercado em Conchal

Polícia Civil indicia médico em Conchal por homicídio culposo em inquérito sobre morte de Bernardo, de 3 anos, após picada de escorpião

Homem é preso por tráfico de drogas e adolescente é apreendido durante ação policial em Conchal

Polícia Civil prende indivíduo por tráfico e captura evadido do CR em Conchal

Prefeito de Conchal assina ordem de serviço para construção de novo Abrigo Municipal para acolher até 20 crianças e adolescentes