Novidade!

346 professores da rede estadual de ensino em Manaus testaram positivo para covid-19 após retorno às aulas


Por Mariana Diniz

O retorno do Ensino Médio no estado do Amazonas não foi nada favorável. Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Estado, 342 professores de Manaus testaram positivo para a Covid-19.

Volta às aulas em Manaus - AM

Ao todo, 1,06 mil educadores da cidade foram submetidos ao teste e, infelizmente, foi constatado que 32,2% dos profissionais já foram contaminados.

Entidades sindicais como o Sinteam e a Asprom dizem que ao menos 55 escolas já registram casos positivos. Em defesa da vida, os professores reivindicam a suspensão total das aulas.

Uma única escola estadual, a José Bernadino Lindoso, conta 27 trabalhadores(as) infectados. Desde a retomada, no dia 10 de agosto, as internações em UTIs destinadas à Covid-19 aumentaram em 38%.

Manaus não estava no pico da doença e apresentava uma queda nos casos e óbitos decorrentes de covid-19. No período de 10 a 30 de setembro houve um certo aumento.




Projeções para São Paulo

Um estudo conduzido por pesquisadores de sete universidades de três países concluiu que, mesmo com todos os protocolos de segurança sendo seguidos, a volta às aulas em São Paulo causaria contaminação pela covid-19 em até 46,35% dos estudantes e professores após três meses. Isso considerando apenas estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Em pesquisa realizada pelo CPERS, 92% das equipes diretivas respondentes afirmaram que a sua escola não tem recursos suficientes para investir em estrutura adequada e adquirir os EPIs necessários e 81% afirmam que a escola não tem um número adequado de profissionais de limpeza para realizar a higienização necessária.

Vale lembrar, ainda, que o interior do estado teve uma crescente nos casos e óbitos recentemente:




Analisando dois boletins da cidade de Conchal, nota-se o aumento em 13% com 34 novos casos confirmados em 15 dias. Lembrando que o município está na fase amarela ( pré-requisito do estado para aulas presenciais) e as escolas permanecem fechadas até o momento.



Previsão de aulas presenciais no estado de São Paulo

A retomada das aulas no estado de São Paulo só deve ocorrer no dia 07 de outubro, conforme anunciou o governador do estado, João Doria (PSDB). Inicialmente, a data de volta às aulas para todo o estado aconteceria no dia 08 de setembro, mas o governo estadual adiou o retorno.

Requisitos para a reabertura geral das escolas

Para que haja retorno às aulas presenciais no dia 07 de outubro, todo o estado paulista precisará estar na fase três (amarela) do Plano São Paulo: pelo menos 80% das regiões precisarão estar há 28 dias nessa fase e o restante há pelo menos 14 dias.

Segundo a última atualização do Plano SP, 86% do estado já está na fase amarela. Porém, o governo estadual decidiu seguir a recomendação do Centro de Contingência do Coronavírus e adiou a retomada em todo estado.

A volta será feita em um esquema de rodízio de alunos, definido pelas próprias escolas, e dividido em três fases de retomada.

Em uma primeira fase de retomada, somente 35% dos alunos de cada classe poderão frequentar a escola em um mesmo dia; na segunda fase, esse percentual sobe para 70%; até que na terceira fase 100% dos alunos possam voltar às salas de aula.

O governo, porém, não forneceu mais detalhes sobre como devem ser as transições entre as fases ou quanto tempo cada fase irá durar.

Retorno opcional ainda em setembro

Escolas que estejam em regiões há 28 dias na fase amarela podem começar a ensaiar uma retomada já no dia 08 de setembro, oferecendo atividades presenciais opcionais, como reforço escolar e recuperação, tutoria e acompanhamento pedagógico, além de atividades esportivas.


*Com informações de Fetram, Sus Analítico e Infomoney.

Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Conchal/SP - Sem sintomas, jovem de 22 anos descobre que está grávida após 37 semanas de gestação – O fenômeno é chamado pelos médicos, de “gravidez silenciosa”

Condenada por associação ao tráfico é presa pela Policia Militar no Jardim das Palmeiras em Conchal

Policia Civil apreende adolescente por tráfico de drogas no Esperança 1 em Conchal

Polícia Militar Ambiental resgata aves silvestres em cativeiro e aplica multa de R$ 9,9 mil em Conchal, SP

Policia Militar prende mais um por tráfico de drogas em Conchal - Indagado, o meliante confessou que estava na prática de comercialização do entorpecente pelo local

Vídeo - Comitê para Enfrentamento à Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19) em Conchal se reúne para debater as próximas medidas no combate

Maria da Penha nele! - Meliante agride mulher grávida de 8 meses e é detido pela Policia Militar em Conchal

Governo de São Paulo estuda decretar toque de recolher no interior do estado

😎😎 Mulher tem casa invadida e reage com tapas e chutes após desconhecido tentar agarrá-la; assista vídeo.

Policia Militar apreende nesta quinta-feira (25) maconha e menor no Parque Industrial em Conchal

Todas as Publicações

Mostrar mais