Pular para o conteúdo principal

346 professores da rede estadual de ensino em Manaus testaram positivo para covid-19 após retorno às aulas


Por Mariana Diniz

O retorno do Ensino Médio no estado do Amazonas não foi nada favorável. Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Estado, 342 professores de Manaus testaram positivo para a Covid-19.

Volta às aulas em Manaus - AM

Ao todo, 1,06 mil educadores da cidade foram submetidos ao teste e, infelizmente, foi constatado que 32,2% dos profissionais já foram contaminados.

Entidades sindicais como o Sinteam e a Asprom dizem que ao menos 55 escolas já registram casos positivos. Em defesa da vida, os professores reivindicam a suspensão total das aulas.

Uma única escola estadual, a José Bernadino Lindoso, conta 27 trabalhadores(as) infectados. Desde a retomada, no dia 10 de agosto, as internações em UTIs destinadas à Covid-19 aumentaram em 38%.

Manaus não estava no pico da doença e apresentava uma queda nos casos e óbitos decorrentes de covid-19. No período de 10 a 30 de setembro houve um certo aumento.




Projeções para São Paulo

Um estudo conduzido por pesquisadores de sete universidades de três países concluiu que, mesmo com todos os protocolos de segurança sendo seguidos, a volta às aulas em São Paulo causaria contaminação pela covid-19 em até 46,35% dos estudantes e professores após três meses. Isso considerando apenas estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Em pesquisa realizada pelo CPERS, 92% das equipes diretivas respondentes afirmaram que a sua escola não tem recursos suficientes para investir em estrutura adequada e adquirir os EPIs necessários e 81% afirmam que a escola não tem um número adequado de profissionais de limpeza para realizar a higienização necessária.

Vale lembrar, ainda, que o interior do estado teve uma crescente nos casos e óbitos recentemente:




Analisando dois boletins da cidade de Conchal, nota-se o aumento em 13% com 34 novos casos confirmados em 15 dias. Lembrando que o município está na fase amarela ( pré-requisito do estado para aulas presenciais) e as escolas permanecem fechadas até o momento.



Previsão de aulas presenciais no estado de São Paulo

A retomada das aulas no estado de São Paulo só deve ocorrer no dia 07 de outubro, conforme anunciou o governador do estado, João Doria (PSDB). Inicialmente, a data de volta às aulas para todo o estado aconteceria no dia 08 de setembro, mas o governo estadual adiou o retorno.

Requisitos para a reabertura geral das escolas

Para que haja retorno às aulas presenciais no dia 07 de outubro, todo o estado paulista precisará estar na fase três (amarela) do Plano São Paulo: pelo menos 80% das regiões precisarão estar há 28 dias nessa fase e o restante há pelo menos 14 dias.

Segundo a última atualização do Plano SP, 86% do estado já está na fase amarela. Porém, o governo estadual decidiu seguir a recomendação do Centro de Contingência do Coronavírus e adiou a retomada em todo estado.

A volta será feita em um esquema de rodízio de alunos, definido pelas próprias escolas, e dividido em três fases de retomada.

Em uma primeira fase de retomada, somente 35% dos alunos de cada classe poderão frequentar a escola em um mesmo dia; na segunda fase, esse percentual sobe para 70%; até que na terceira fase 100% dos alunos possam voltar às salas de aula.

O governo, porém, não forneceu mais detalhes sobre como devem ser as transições entre as fases ou quanto tempo cada fase irá durar.

Retorno opcional ainda em setembro

Escolas que estejam em regiões há 28 dias na fase amarela podem começar a ensaiar uma retomada já no dia 08 de setembro, oferecendo atividades presenciais opcionais, como reforço escolar e recuperação, tutoria e acompanhamento pedagógico, além de atividades esportivas.


*Com informações de Fetram, Sus Analítico e Infomoney.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...