Pular para o conteúdo principal

Após 15 dias de fim de semana com praias cheias, litoral tem aumento de casos e mortes por Covid-19



Após um mês em queda, o número de casos e mortes confirmadas do novo coronavírus voltaram a aumentar nesta semana na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, em relação a semana anterior. O aumento é registrado duas semanas após o primeiro fim de semana ensolarado com estradas e praias lotadas na região.

Nas cidades da Baixada Santista, a média semanal de casos positivos e de mortos estava em queda desde o início de agosto, quando se manteve por duas semanas com 13 mortes pelo novo coronavírus por dia. O número caiu e chegou a cinco óbitos, na semana entre os dias 2 e 8 de setembro.



No entanto, com base nos boletins epidemiológicos divulgados diariamente pelas nove prefeituras da região, os números de novos casos e mortes voltaram a aumentar na última semana na Baixada Santista.

O aumento aconteceu duas semanas depois do primeiro fim de semana ensolarado na região, nos dias 29 e 30 de agosto, que atraiu milhares de turistas para as praias do litoral paulista. Depois, ainda veio o feriado da Independência quando o número de turistas na região foi ainda maior, superando números de 2019.



Tempo de incubação do vírus

Para o médico infectologista do Instituto Emílio Ribas Leonardo Weissmann, os fatos estão relacionados. "Aglomerações e pessoas circulando sem máscaras é o ambiente mais propício para a propagação do vírus", diz o especialista.

Ele relembra, ainda, que é fundamental que as pessoas respeitem o distanciamento físico, evitando aglomerações, que todos usem máscaras cobrindo o nariz e a boca, e a higienização frequente das mãos, lavando com água e sabão ou usando o álcool gel a 70%.



"Se considerarmos que o período de exposição ao vírus até a manifestação de sintomas pode levar de 2 a 14 dias, era esperado que tivéssemos esse aumento de casos, por descuido da própria população, que deixou de respeitar as regras básicas de precaução", aponta.

Já o médico infectologista do Hospital das Clínicas, Evaldo Stanislau, acredita que seja cedo relacionar os dois fatos. "Esse discreto aumento pode ser isolado, pode refletir casos sendo contabilizados agora ou, de fato pode ser o início de uma tendência de elevação", afirma.



Ele defende que o número deve ser mais observado. "Penso que deva ser um fato isolado que não se sustenta, mas que serve de alerta para o correto uso da máscara e evitar desnecessárias aglomerações."

Ambos também têm opiniões contrárias em relação às previsões futuras. Enquanto Weissmann acredita que este seja o começo de uma nova subida nos casos, Stanislau acredita na redução. Mesmo assim, os dois especialistas concordam que o número deve ser levado em consideração e acompanhado com atenção pelas autoridades públicas.

*Com informações de G1.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for