Novidade!

Conchalense aluna da USP desenvolve em associação com grupo de pesquisa vídeo explicativo sobre Primeiros Socorros em Saúde Mental - A temática assume grande importância sobretudo em momentos de pandemias e desastres e pode ajudar muitas pessoas em momentos de crise

Por:  Thaianne Gadagnoto

 

         A estudante da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP- USP, Thaianne Gadagnoto, com o apoio do grupo de pesquisa sobre prevenção ao suicídio e promoção à saúde mental (CEPS) inserido na Universidade, construíram um vídeo informativo a respeito de medidas que podem ser tomadas no que tange situações de crises em saúde mental, tema de extrema relevância nos dias atuais. A Conchalense, que já tem uma trajetória marcada nos estudos, também ministra algumas palestras para o público adolescente sobre “Condutas necessárias para o cuidado com a saúde mental durante o período de isolamento físico social”, e para os professores a respeito de “Perspectivas e caminhos acerca da saúde mental dos adolescentes” na escola E.E “Padre Alberto Vellone” e ressalta sobre a importância da temática:



“A saúde mental, principalmente em cidades pequenas como a nossa, é uma questão vista como um tabu enorme ainda nos dias atuais. Os transtornos mentais são infelizmente interpretados por muitas pessoas como falta de uma religião ou como “frescura” da pessoa que vivencia a depressão, a ansiedade, o pânico. Por isso, muitas vezes há um desafio extra que se trata de convencer a pessoa de que ela precisa de ajuda profissional ou de que essa pessoa precisa procurar ajuda profissional para o filho adolescente, por exemplo. Ademais, no que tange a saúde mental, é notável que o acesso a informações científicas sobre o tema é bem escasso na nossa cidade, e por conta disso sempre tive a inquietação de trazer o conhecimento adquirido na Universidade para o benefício da população de Conchal, até porque, muitas pessoas não entendem a importância da Universidade Pública para o avanço das questões humanitárias. Bom, a oportunidade apareceu graças ao grupo CEPS, e espero muito que o vídeo possa ajudar as pessoas de alguma forma! Desde já indico o site do grupo de pesquisa que exerce um trabalho incrível sobre prevenção ao suicídio e promoção de saúde mental- https://inspiracao-leps.com.br/.

 


Eu ainda sou um bebê inexperiente nessa temática tão importante, posso dizer que estou engatinhando, afinal, estou cursando o segundo ano da graduação ainda, mas meus planos futuros envolvem a criação de algum projeto de promoção de saúde mental e prevenção de transtornos mentais para o público adolescente na cidade de Conchal. Até porque sonhar não custa nada né? kkkkk”

 

    A enfermeira Camila Corrêa Matias Pereira, mestre e doutoranda do Programa de Pós Graduação de Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, esclarece aspectos sobre a criação do Centro de Extensão responsável pelo vídeo, e explica o que é Primeiros Socorros em Saúde mental:

 

“O Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS) desenvolve atividades de extensão universitária sob coordenação da Profa. Dra. Kelly Graziani Giacchero Vedana. O Centro não possui fins lucrativos e desenvolve diversas atividades e a produção de materiais educativos e virtuais para a formação multiplicadores para a prevenção e posvenção do suicídio em diferentes setores da sociedade. O site InspirAção foi criado pelo CEPS da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O site possui diversos conteúdos relacionados à Promoção da Saúde Mental e a Prevenção do Suicídio. Acesse o site através do endereço: https://inspiracao-leps.com.br/



Os primeiros socorros em saúde mental têm como objetivo promover o acolhimento inicial à uma pessoa em situação de crise emocional. Eles não substituem os cuidados especializados em saúde mental, pois a intensidade e duração dos sintomas e sofrimentos ligados a situações de crises podem variar, desde leves e passageiros até mais severos, duradouros e incapacitantes, nos quais a pessoa necessita de ajuda profissional. Ao aplicar os Primeiros Socorros em Saúde mental você pode ajudar uma pessoa a compartilhar suas emoções e enfrentar uma situação difícil de forma mais segura e amparada, além de promover o bem-estar. Saiba mais sobre a temática no vídeo abaixo, desenvolvido pelo Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS).

https://inspiracao-leps.com.br/videos/primeiros-socorros-em-saude-mental/”

 

Em suma, é notório que cuidar da sua saúde mental é fundamental para manter o equilíbrio das funções mentais e assegurar um bom convívio social. Ademais, ter uma visão mais ampla sobre os transtornos mentais e estender as mãos para si mesmo e para o outro é algo precioso.








Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Bandido armado assalta comércio no Jardim Santo Antônio em Conchal. O crime aconteceu nesta sexta-feira (18). Câmeras de segurança flagraram toda a ação do criminoso. Assista vídeo...

Indivíduo que traficava há 2 semanas é preso no Parque Industrial em Conchal

Polícia Civil captura menor de 14 anos por tráfico de drogas no Parque Industrial em Conchal

Idosa flagrada dirigindo cadeira de carrinho elétrico em rodovia só queria dar um abraço na filha em Limeira, SP

Força Tática retira drogas de circulação com prisão de traficante denunciado pela população em Leme, SP

Auxílio de R$ 300: nem todos vão receber as quatro parcelas; entenda

Cerca de 15 carros aparecem em pedreira desativada após diminuição do nível de água

Polícia Civil prende em Conchal menor que tinha "depósito de drogas" em casa

SP pode registrar ‘chuva preta’ com chegada de fumaça do Pantanal nesta semana

Detran.SP oferece documento de licenciamento do veículo 100% digital

Todas as Publicações

Mostrar mais