Pular para o conteúdo principal

Segurança de crianças e adolescentes na Internet




Com o objetivo de conhecer mais sobre a relação das crianças e adolescentes em idade de 6 a 17 anos com a internet e se os pais estão atentos ao uso da rede por seus filhos, o Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP investigou o tema com pesquisa direcionada aos pais.

Realizada por meio de questionário disponibilizado no site do Procon-SP, no período de 12 a 21 de agosto, a pesquisa foi respondida por 1122 consumidores, sendo 55,88% (627) com filhos em idade de 6 a 17 anos e, destes, 91,55% (574) responderam que seus filhos possuem acesso à internet.



Quando os entrevistados com crianças e adolescentes com acesso à internet foram perguntados sobre o grau de controle sobre o conteúdo acessado pelos filhos, apenas 42,16% dos entrevistados consideram que tem o controle total, 52,96% afirmaram ter controle parcial e 4,88% revelou não ter nenhum controle.

Dos pais que têm controle parcial ou total, 74,54% consideram que o tipo de controle mais eficaz é conversar abertamente com seu filho sobre os riscos e questioná-lo sobre o que está vendo ou fazendo. O diálogo aberto, com orientações é sempre a melhor forma de prevenção. A utilização de aplicativos específicos que bloqueiam acessos considerados inapropriados, bem como, o limite de horário de uso são formas que auxiliam ao controle, visando à segurança dos usuários.



Em relação ao comportamento do filho, foi indagado se o entrevistado percebeu alguma mudança decorrente da sua relação com a internet: a maioria (69,34%) afirmou que não, mas cerca de um terço dos entrevistados, 30,66%, afirmou que sim. As mudanças mais citadas pelos que responderam que sim foram: transtornos psicológicos, tais como irritação, isolamento social e outros (78), sofrimento por estar desconectado (63), aumento de conhecimento, tanto de conteúdo como uso de aplicativos e ferramentas de informática (57).

“A pesquisa feita pelo Procon-SP causa certa preocupação. Impressiona o dado que revela que quase 60% dos pais não têm controle total do uso que seus filhos fazem da internet, havendo enorme perigo de os menores serem abordados por criminosos e terem contato com sites inadequados. Outro destaque é o que mostra que, segundo um terço dos entrevistados, as crianças e adolescentes que acessam a internet apresentaram algum transtorno de comportamento ou psicológico. É preciso prevenir os pais para os malefícios que o acesso à rede sem controle e supervisão pode causar”, alerta Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor.



Dos entrevistados com crianças e adolescentes na idade investigada e acesso à internet, a maioria afirmou que os filhos acessam a rede com mais frequência em casa (99,48%) e pelo celular (48,46%). Sobre junto de quem o menor utiliza a internet com mais frequência, 52,26% responderam com acompanhamento dos pais e 43,21% sozinhos.

A pesquisa perguntou aos entrevistados com qual frequência seu filho manifesta querer comprar algo que foi anunciado na internet: a maioria, 56,27% (323) respondeu que às vezes, 9,58% (55) sempre e 34,15% (196) nunca.



Os anúncios na internet são frequentes e podem ocorrer em qualquer conexão. Ainda que o objetivo do acesso não seja pesquisar algum produto ou serviço para compras, crianças e adolescentes têm contato com os anúncios e são “convidados” a comprar. Os resultados apontam que o contato com a publicidade existe e que há uma efetiva influência no desejo de compras.

Tempo de conexão diária e a finalidade do uso

De acordo com os 574 entrevistados, 32,06% das crianças e adolescentes permanecem conectados mais de 2 até 4 horas por dia, seguidos por 27,53% que se conectam de mais de 4 até 6 horas por dia. E para 37,98% a finalidade do acesso é para estudar, seguidos de 34,32% que acessam para assistir a vídeos e filmes, com fins recreativos; e ainda há 19,51% (112) que utilizam a internet para jogar e 5,23% (30), para conversar nas redes sociais.



Ataques virtuais

Os pais também foram perguntados se seu filho já havia sido vítima de algum ataque virtual: quase todos (95,47%) responderam que não, mas 4,53% afirmaram que sim. Para aqueles que disseram sim, foi questionado qual ou quais (permitindo a escolha de mais de uma alternativa). Os três mais apontados foram: 12 citaram que seus filhos foram vítimas de predadores virtuais, 10 de download acidental de malware, 7 de bullying virtual. (Com informações Assessoria de comunicação/Procon-SP)

*Com informações do repórter Beto Ribeiro.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for