Pular para o conteúdo principal

Segurança de crianças e adolescentes na Internet




Com o objetivo de conhecer mais sobre a relação das crianças e adolescentes em idade de 6 a 17 anos com a internet e se os pais estão atentos ao uso da rede por seus filhos, o Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP investigou o tema com pesquisa direcionada aos pais.

Realizada por meio de questionário disponibilizado no site do Procon-SP, no período de 12 a 21 de agosto, a pesquisa foi respondida por 1122 consumidores, sendo 55,88% (627) com filhos em idade de 6 a 17 anos e, destes, 91,55% (574) responderam que seus filhos possuem acesso à internet.



Quando os entrevistados com crianças e adolescentes com acesso à internet foram perguntados sobre o grau de controle sobre o conteúdo acessado pelos filhos, apenas 42,16% dos entrevistados consideram que tem o controle total, 52,96% afirmaram ter controle parcial e 4,88% revelou não ter nenhum controle.

Dos pais que têm controle parcial ou total, 74,54% consideram que o tipo de controle mais eficaz é conversar abertamente com seu filho sobre os riscos e questioná-lo sobre o que está vendo ou fazendo. O diálogo aberto, com orientações é sempre a melhor forma de prevenção. A utilização de aplicativos específicos que bloqueiam acessos considerados inapropriados, bem como, o limite de horário de uso são formas que auxiliam ao controle, visando à segurança dos usuários.



Em relação ao comportamento do filho, foi indagado se o entrevistado percebeu alguma mudança decorrente da sua relação com a internet: a maioria (69,34%) afirmou que não, mas cerca de um terço dos entrevistados, 30,66%, afirmou que sim. As mudanças mais citadas pelos que responderam que sim foram: transtornos psicológicos, tais como irritação, isolamento social e outros (78), sofrimento por estar desconectado (63), aumento de conhecimento, tanto de conteúdo como uso de aplicativos e ferramentas de informática (57).

“A pesquisa feita pelo Procon-SP causa certa preocupação. Impressiona o dado que revela que quase 60% dos pais não têm controle total do uso que seus filhos fazem da internet, havendo enorme perigo de os menores serem abordados por criminosos e terem contato com sites inadequados. Outro destaque é o que mostra que, segundo um terço dos entrevistados, as crianças e adolescentes que acessam a internet apresentaram algum transtorno de comportamento ou psicológico. É preciso prevenir os pais para os malefícios que o acesso à rede sem controle e supervisão pode causar”, alerta Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor.



Dos entrevistados com crianças e adolescentes na idade investigada e acesso à internet, a maioria afirmou que os filhos acessam a rede com mais frequência em casa (99,48%) e pelo celular (48,46%). Sobre junto de quem o menor utiliza a internet com mais frequência, 52,26% responderam com acompanhamento dos pais e 43,21% sozinhos.

A pesquisa perguntou aos entrevistados com qual frequência seu filho manifesta querer comprar algo que foi anunciado na internet: a maioria, 56,27% (323) respondeu que às vezes, 9,58% (55) sempre e 34,15% (196) nunca.



Os anúncios na internet são frequentes e podem ocorrer em qualquer conexão. Ainda que o objetivo do acesso não seja pesquisar algum produto ou serviço para compras, crianças e adolescentes têm contato com os anúncios e são “convidados” a comprar. Os resultados apontam que o contato com a publicidade existe e que há uma efetiva influência no desejo de compras.

Tempo de conexão diária e a finalidade do uso

De acordo com os 574 entrevistados, 32,06% das crianças e adolescentes permanecem conectados mais de 2 até 4 horas por dia, seguidos por 27,53% que se conectam de mais de 4 até 6 horas por dia. E para 37,98% a finalidade do acesso é para estudar, seguidos de 34,32% que acessam para assistir a vídeos e filmes, com fins recreativos; e ainda há 19,51% (112) que utilizam a internet para jogar e 5,23% (30), para conversar nas redes sociais.



Ataques virtuais

Os pais também foram perguntados se seu filho já havia sido vítima de algum ataque virtual: quase todos (95,47%) responderam que não, mas 4,53% afirmaram que sim. Para aqueles que disseram sim, foi questionado qual ou quais (permitindo a escolha de mais de uma alternativa). Os três mais apontados foram: 12 citaram que seus filhos foram vítimas de predadores virtuais, 10 de download acidental de malware, 7 de bullying virtual. (Com informações Assessoria de comunicação/Procon-SP)

*Com informações do repórter Beto Ribeiro.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...