Pular para o conteúdo principal

90 dias Grátis

Já começaram a valer as novas regras nas leis de trânsito. Acesse e veja as principais mudanças

Suspensão da CNH por pontos   Haverá uma escala com três limites de pontuação, para que a CNH seja suspensa:   20 pontos, se o condutor tiver duas ou mais infrações gravíssimas em um período de 12 meses; 30 pontos, se tiver apenas uma infração gravíssima no mesmo período; 40 pontos, se não constar entre as suas infrações nenhuma infração gravíssima nesse intervalo. No caso de motoristas profissionais, a medida foi flexibilizada: eles poderão atingir o limite de 40 pontos independente da natureza das infrações cometidas.   Cadeirinha para crianças   O uso de cadeirinhas ou assento de elevação será obrigatório para crianças de até 10 anos que não atingiram 1,45 metro de altura. O descumprimento continua sendo considerado infração gravíssima, segundo o artigo 168 do CTB, que prevê multa e retenção do veículo até a regularização da situação.   Criança na garupa da moto   Passou de 7 para 10 anos a idade mínima para que crianças possam ser transportadas em moto

OS MELHORES FILMES - BAIXE O APP AGORA!

Cidade de São Paulo tem 10% da população na fila da saúde



Assim como a cidade, a rede pública de saúde da capital é superlativa. Antes mesmo do início da pandemia de covid-19, quase 1,3 milhão de paulistanos já estavam aguardando para realizar um exame, cirurgia ou passar por uma consulta com especialista - cerca de 10% da população.

Atender em tempo razoável a essas e outras demandas dos paulistanos é desafio para quem vencer a eleição. E, nesta disputa, a fila da saúde aumentou 70% em relação a 2016, quando 753 mil pessoas estavam na mesma espera.

A comparação é baseada em resposta obtida pela reportagem em janeiro por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Também via LAI e de relatórios da Divisão de Informações de Gestão de Pessoas, da Secretaria Municipal de Saúde, a reportagem obteve dados que mostram queda de 8% no número de médicos da rede municipal de 2011 para cá.



Ao longo desse período, a cidade "perdeu" 1.152 profissionais, que deixaram de atender em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), prontos-socorros e ambulatórios de especialidades, entre outros tipos de serviços. Isso apesar de a quantidade de profissionais na cidade ter crescido 45% no mesmo período.

Nos últimos nove anos, as diversas gestões que administraram São Paulo ainda elevaram em 282 o número de unidades médicas. Traduzindo: estrutura aumentou, mas o número de pessoal diminuiu o que ajuda a explicar o tempo de espera por um procedimento.

Tabulados pelo médico Mário Scheffer, da Faculdade de Medicina da USP, os números mostram que a redução de médicos na rede não se deu, segundo ele, por falta de profissionais, mas por decisão política dos prefeitos que comandaram a cidade. "Além da falta de médicos, há hoje imensa rotatividade desses profissionais contratados via Organização Social. Boa parte dos médicos permanece poucos meses no serviço, não criando vínculo com os pacientes", alerta Scheffer, que aponta outra dificuldade. "Na atenção ambulatorial, onde há filas grandes de consultas e exames, faltam muitos especialistas, como pediatras e ortopedistas. Nesse caso, há também uma competição com o setor privado, pois a maior parte atua em planos de saúde."



Foi, aliás, recorrendo ao setor privado que a atual gestão João Doria/Bruno Covas (PSDB) tentou resolver a fila por exames na capital. Em janeiro de 2017, a promessa era baixar para 30 dias o tempo entre a solicitação e a data de realização dos procedimentos. Essa era a premissa do programa Corujão da Saúde, que também prometia zerar a fila até maio daquele ano. Hoje, são 217 mil nessa espera.

Vulnerabilidade

A pandemia só acentuou as diferenças já existentes de acesso e condições mínimas de saúde. Sem coleta e tratamento de esgoto e, muitas vezes, sem nem sequer água encanada, moradores de áreas periféricas não puderam impedir a chegada do novo coronavírus e se tornaram as maiores vítimas da doença. Até agosto, segundo levantamento da Prefeitura, bairros afastados do centro registravam o maior número de mortos por covid-19. Sapopemba, na zona leste, liderava, com 437 óbitos, seguido de Brasilândia, zona norte, com 368 casos. A situação de Grajaú, na zona sul, era igualmente preocupante, com 360 vítimas.

Mas, antes mesmo de o novo coronavírus chegar lá, a desigualdade já se revelava em outros aspectos, como na quantidade de equipamentos disponíveis nos postos de saúde.



No caso de respiradores e ventiladores, a diferença é gritante. Na Subprefeitura de Cidade Ademar, onde mora a encarregada de limpeza Vandersilva Simeão, de 54 anos, há apenas cinco equipamentos, uma média um para cada 82 mil habitantes. Em Higienópolis, bairro do centro onde o pesquisador Pedro Senger, de 25 anos, vive, são 90 - 1 para cada 4,7 mil habitantes.

Senger mora na região onde há mais equipamentos de saúde. Está perto do maior complexo hospitalar da América Latina: o Hospital das Clínicas (HC). E é lá que ele trabalha, como pesquisador, e pode ser atendido quando precisar. "É onde estão os melhores profissionais do País", diz o educador físico. São 600 mil m² que abrigam oito institutos especializados - como o Instituto da Criança e o Instituto do Coração (Incor) - e dois hospitais auxiliares.

"São Paulo é famosa pela distribuição desigual de serviços de saúde", afirma Gastão Wagner Sousa Campos, professor titular de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. "Apenas no final dos anos 1990 é que temos uma expansão de unidades básicas e emergenciais para a periferia."



Mesmo hoje, no entanto, o número de UBSs é insuficiente para atender a população das regiões mais pobres, diz o professor. Assim como Scheffer, ele cita a dificuldade de contratação de médicos, que dão preferência a áreas de fácil acesso. Campos afirma que é preciso desenvolver uma "política de fixação", baseada em salários maiores para médicos que atuam em áreas vulneráveis e afastadas.

"Temos equipes sobrecarregadas que precisam cuidar de 6 mil pessoas, sendo que a previsão do Ministério da Saúde é de 3 mil" diz. O problema deve ser "dividido" com OSs, responsáveis por 65% dos médicos e demais profissionais que atuam na saúde pública paulistana. Enquanto isso, o quadro de médicos efetivos municipais teve diminuição de mais de 50% desde 2008.

A Prefeitura informou que o total de profissionais na Saúde cresceu 11% entre 2011 e 2020. Em nota, a assessoria não negou a redução de médicos, mas não explicou o motivo.

*Com informações de R7.





Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?
Clique na imagem e nos envie o seu nome e idade

5X Mais Comédia

VEJA TAMBÉM

Polícia persegue criminosos próximo a Conchal e recupera dois veículos Hilux roubados na noite de terça-feira (14)

Três veículos foram roubados em Cosmópolis (SP), na noite de terça-feira (14), no pátio do Detran. Dois veículos foram recuperados pela polícia. Na fuga, houve perseguição pela rodovia Prof. Zeferino Vaz(SP-332), sentido Conchal. Os bandidos que ocupavam um dos veículos, uma Hilux, cor prata, fugiram para o matagal, após abandonarem o automóvel no acostamento próximo ao Km 167. Uma segunda Hilux, também de cor prata, capotou na estrada  que liga Conchal ao município de Araras. O terceiro veículo, ainda não foi encontrado. Até o momento ninguém foi preso.   As melhores séries e filmes você encontra aqui. Role para baixo e clique na imagem da “Prime Vídeo” e veja os melhores pacotes que preparamos para você. 

“Doe quem puder. Pegue quem precisar” - Casal cria barraca de alimentos solidário em Conchal

Uma barraca recheada de produtos alimentícios, com um cartaz escrito, “Doe quem puder. Pegue quem precisar”, foi montada por um casal de comerciantes no dia 04 desde mês, em frente a loja da Honda, próximo ao semáforo da rua Camilo Chagas, em Conchal.   O objetivo é justamente esse, quem puder doar para aqueles que estão passando por necessidade, basta levar o alimento e deixar na barraca. Já, àqueles que estão necessitando de alimentos, basta ir buscar o necessário gratuitamente.   A ideia partiu do casal, Patrícia e Rodrigo, que são proprietários da serralheria Ideal, que também fica localidade próximo ao semáforo da rua Camilo Chagas.   Patrícia contou ao F5, que Rodrigo, seu marido, sentiu que poderia ajudar de alguma forma, ao grande número de conchalenses que passam por necessidade, principalmente neste período da pandemia, provocada pelo coronavirus.   “Na primeira semana fomos ao mercado e compramos aproximadamente R$ 300,00, em alimentos, arroz, feijão, óleo, mac

Maria da Penha - Policia Militar prede individuo em via pública em Conchal por agredir esposa

Neste domingo (11), por volta das 21:20hs, a Policia Militar foi acionada por populares, para comparecer pela Av. Prefeito Egídio Corte, S/N, no Jardim do Lago. Segundo informações recebidas via COPOM, um homem estaria agredindo uma mulher (esposa), com socos e chutes, além de ameaça-la de morte, caso a polícia fosse acionada. Ao chegar ao local os policiais constataram as agressões. Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao indiciado e conduzido as partes até o pronto socorro local para exames de corpo de delito. Posterior o casal foi levado para a Delegacia de Polícia Civil no município de Araras. A autoridade policial de plantão Dr. Tabajara Zuliani dos Santos, tomou ciência dos fatos, ratificando a prisão do indiciado tendo o mesmo permanecido à disposição da justiça.        

Policia Militar persegue criminosos após roubo de veículos em pátio do DER - os bandidos que ocupavam a Hilux roubada, fugiram para o matagal, após abandonarem o veículo no acostamento da rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332), próximo ao Km 167, sentido Conchal.

Foto: Gean Mendes (F5) De acordo com a informação preliminares, aproximadamente onze indivíduos adentraram o pátio de apreensão de veículos do DER, vindo a roubar pelo menos 3 veículos, sendo 2 Hilux e 1 Fox, na noite desta terça-feira. Após receberem informação via Copom, a Policia Militar saiu na captura, logrando êxito ao conseguir recuperar um dos veículos. Uma Hilux, cor prata. Houve perseguição e os bandidos que ocupavam a Hilux roubada, fugiram para o matagal, após abandonarem o veículo no acostamento da rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332), próximo ao Km 167, sentido Conchal. A ocorrência está em andamento, logo traremos mais informações. Esse é o segundo assalto acontecido no mesmo pátio do DER, em menos de trinta dias. No dia 19/03, deste ano, a Policia Militar recuperou 5 veículos roubados do mesmo local.   Na fuga aconteceu troca de tiros, capotamento de veículo e 1 adolescente conduzindo BMW foi apreendido pela Força Tática. Os veículos foram encontrados no Conchal

Aniversário de 72 anos da cidade de Conchal é marcado por protestos de servidores públicos do município

Nesta manhã de sexta-feira (9), dia em que município de Conchal comemora o aniversário de 72 anos de emancipação política, parte dos servidores do município saíram em carreata protestando contra o corte do BDF, (Bonificação por Desempenho de Função).   Cumprindo os cuidados sanitários por conta da pandemia provocada pelo coronavirus, os servidores se reuniram por volta das 9hs, na Praça da Fonte que não funciona há anos.  Em seguida saíram em fila e, de forma ordeira, sem atrapalhar o trânsito na cidade. Passaram em frente à residência da vice-prefeita Angella Caleffi (PSDB), do prefeito Vando Magunusson (PSDB) e também em frente a casa de diversos vereadores do município.   O F5 acompanhou o protesto e você pode conferir o vídeo e os comentários acessando a Fan Page do F5. CLIQUE AQUI .   As imagens publicadas abaixo foram registradas após a carreata, quando aparece na foto, apenas um servidor, representando "simbolicamente"  alguns dos diversos setores  da prefeitur

Fase vermelha em São Paulo: veja o que abre a partir da segunda-feira

Após queda no número de internações em UTIs e enfermarias de todo o estado, o governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, 9, que voltará à fase vermelha do Plano SP contra a Covid-19 na próxima segunda-feira, 12, quase um mês após entrar na fase emergencial, a mais restritiva do plano. Apesar de voltar à fase vermelha, algumas imposições do período de fase emergencial serão mantidas em SP.   O toque de recolher continua no Estado das 20h às 5h, assim como a recomendação de escalonamento nos horários de entradas e saída para indústrias, serviços e comércio, a obrigatoriedade do teletrabalho para atividades administrativas e a proibição de celebrações religiosas coletivas.   “A proibição de celebrações religiosas foi uma decisão tomada nesta semana pelo Supremo Tribunal Federal”, lembrou o vice-governador Rodrigo Garcia. Os parques continuarão fechados em todo o Estado.   Poderão funcionar   Assim como na última fase vermelha, findada no dia 15 de março, foram consid

Primeira turma dos GCMs de Conchal realiza última etapa de curso de aprimoramento

Aula prática realizada no ginásio de esportes em Conchal. O curso é dividido em três fases, psicológico, teórico e prático. Para evitar aglomeração, por conta da pandemia provocada pelo coronavirus, os GCMs de Conchal foram divididos em duas turmas. A primeira turma iniciou ontem, terça-feira (13), a terceira e última fase do curso. A previsão é que terminem na próxima segunda-feira (19). Já pensou em que vai comprar para a sua Mãe? Clique aqui e veja as melhores opções de presentes Segundo informado pela prefeitura, a primeira turma de GCMs, poderá voltar as atividades normais a partir da próxima semana, após a conclusão e recebimento do laudo que será fornecido por um Agente da Policia Federal.     Ainda na próxima semana, a segunda turma de GCMs, iniciará a terceira fase (prática) do curso. O início está previsto para o dia 20/04. Clique Aqui -  Assista a filmes e séries recomendados para você, incluindo Amazon Originals como The Marvelous Mrs. Maisel, Jack Ryan de Tom Clancy

Polícia Militar faz grande apreensão de drogas com apoio do helicóptero Águia em Leme, SP. Acesse e assista vídeo da prisão

Reportagem: Beto Ribeiro No final da tarde de quinta-feira (8), policiais militares de Força Tática de Leme (SP), estavam em patrulhamento pelo Distrito Industrial, quando se depararam com um indivíduo, de iniciais M.P.T., o qual a equipe tinha informações que ele estaria embalando, armazenando e distribuindo drogas, pelo bairro Alto da Glória.   O suspeito estava no contra fluxo, saindo de uma estrada rural, e ao ver a viatura policial, fez o retorno e evadiu-se em alta velocidade, sentido bairro República no momento que tentou embrenhar-se a mata, veio a cair em um buraco com a motocicleta e abandonou uma sacola e correu para o interior de um canavial.   De imediato foi irradiado via COPOM onde com o apoio das viaturas de área, viatura DEJEM, Policiamento Rural, viatura de Força Tática de Araras (SP), Comando de Força, e demais equipes, foi realizado o cerco pelo canavial onde o helicóptero Águia fez a varredura e localizou o indivíduo meio a cana, apontando o local onde os p

Já começaram a valer as novas regras nas leis de trânsito. Acesse e veja as principais mudanças

Suspensão da CNH por pontos   Haverá uma escala com três limites de pontuação, para que a CNH seja suspensa:   20 pontos, se o condutor tiver duas ou mais infrações gravíssimas em um período de 12 meses; 30 pontos, se tiver apenas uma infração gravíssima no mesmo período; 40 pontos, se não constar entre as suas infrações nenhuma infração gravíssima nesse intervalo. No caso de motoristas profissionais, a medida foi flexibilizada: eles poderão atingir o limite de 40 pontos independente da natureza das infrações cometidas.   Cadeirinha para crianças   O uso de cadeirinhas ou assento de elevação será obrigatório para crianças de até 10 anos que não atingiram 1,45 metro de altura. O descumprimento continua sendo considerado infração gravíssima, segundo o artigo 168 do CTB, que prevê multa e retenção do veículo até a regularização da situação.   Criança na garupa da moto   Passou de 7 para 10 anos a idade mínima para que crianças possam ser transportadas em moto

Conchal vacina 194 profissionais da educação acima de 47 anos de idade contra a Covid-19 no último domingo

A Prefeitura de Conchal seguindo o calendário de vacinação contra a Covid-19 e a disponibilidade de doses enviadas pelo Governo Estadual, vacinou no domingo, dia 11, 194 profissionais da educação com idade acima de 47 anos.   Já pensou em que vai comprar para a sua Mãe? Clique aqui e veja as melhores opções de presentes A aplicação da primeira dose foi realizada na EMEF “Alonso Ferreira de Camargo” com horário programado de acordo com a escola em que o profissional trabalha. Vacinômetro   De acordo com o Departamento Municipal de Saúde, por meio de Informe Epidemiológico Covid-19, disponível no site da Prefeitura, foram aplicadas até o dia 12 de abril de 2021, 3.591 doses.   O próximo grupo a ser imunizado serão os idosos de 67 anos ou mais. A aplicação da primeira dose será nesta quarta-feira, dia 14, das 09h às 14h na EMEF “Alonso Ferreira de Camargo”. Não é preciso agendar e nem chegar bem cedo, pois haverá doses para todos os idosos desta faixa etária. Apenas apresentar R