Novidade!

Como é o sono do bebê durante os primeiros três meses




A chegada de um bebê, principalmente se for o primeiro, produz uma mudança na vida dos pais. Por um lado, há a falta de experiência e, por outro, começa-se a dormir pouco. O sono do bebê durante os primeiros três meses também afeta o sono dos pais desde que o pequeno entra em suas vidas.

Neste artigo, vamos ver como é o sono do bebê durante os primeiros três meses, entender por que os bebês acordam tanto e descobrir quando eles começam a dormir continuamente por mais tempo. Se você quiser saber tudo isso, continue lendo.



Características do sono do bebê durante os primeiros três meses

O sono do bebê não é igual para todas as crianças, pois cada uma tem seu ritmo para dormir. Se tiver um irmão, o bebê pode ter um sono completamente diferente do sono que o irmão tinha quando nasceu. Cada criança tem características específicas e um ritmo próprio, mas o sono do bebê cumpre uma série de características que veremos a seguir.

Seu sono é bifásico

Isso significa que ele tem duas fases: a fase REM ou ativa e a fase de sono lento ou NÃO-REM. O despertar frequente da criança é algo normal, para que não ocorra hipoglicemia e para que a produção de leite materno seja mantida.



Outra razão pela qual o bebê desperta com frequência é a capacidade reduzida do seu estômago. Por essa razão, ele se enche e se esvazia rapidamente e, portanto, o bebê precisa se alimentar de pouco em pouco tempo. A fase em que está acordado o ajuda a conhecer o ambiente e a estimular seu desenvolvimento cerebral.

Início da fase REM

O início da fase REM é muito bom, pois, dessa forma, o bebê descansa fisicamente melhor ao longo do dia.



Principalmente REM

Durante essa fase do sono, os aprendizados são integrados ao cérebro e, assim, a mente se desenvolve.

É ultradiano

Ser ultradiano significa que o sono do bebê durante os primeiros três meses não diferencia a noite do dia. Por isso, às vezes há crianças que dormem mais durante o dia do que à noite ou vice-versa. Essa incompatibilidade é normal durante esses primeiros meses.



É polisequencial

O sono pode ser dividido ao longo do dia ou em várias sequências. Os adultos têm um sono uni ou bi sequencial. Isso significa que dormimos durante a noite e podemos tirar uma soneca de meia hora durante o dia.

É importante que, durante esses primeiros três meses, a mãe adquira os horários de sono do bebê. Assim, quando ele dormir, ela também deve descansar. É preciso que isso seja feito para que ela tenha energia suficiente para cuidar, alimentar e tomar conta da criança.



Como podemos ajudar para regular o sono do bebê durante os primeiros três meses

Muitos especialistas concordam que, quando a criança fizer a mamada noturna, deve haver pouca luz e estímulos, a fim de promover o sono e para que ela não acorde tanto. A seguir, confira algumas dicas que você deve ter em mente para regular o ciclo circadiano do seu filho.

Se formos trocar a fralda, devemos ter muito cuidado para que haja o mínimo movimento possível.

Se precisarmos de alguma luz para a mamada noturna, devemos usar uma luz muito tênue ou uma luz noturna.



Ficar em silêncio enquanto damos de mamar.

Colocar o bebê  no berço enquanto estiver dormindo (se ele dormir em um berço).

Tentar fazer com que a última mamada seja por volta das 11 da noite. Dessa forma, alongamos o período de sono e, portanto, quando ele pedir a próxima mamada, já será por volta das 5 ou 6 da manhã. Assim, os pais poderão descansar um pouco melhor.

Ao longo do dia, certifique-se de que o bebê tenha estímulos, que ele veja a luz do sol. Brinque com ele e não evite os ruídos, pois ele precisa se acostumar com isso. Dessa forma, permitimos que o pequeno comece a distinguir entre a noite e o dia.



É normal que, ao colocar a criança para dormir, ela não durma imediatamente. Ela pode ficar acordada de 30 a 40 minutos até atingir um sono profundo. Durante esse período, ela pode chorar e precisar ser pega no colo e abraçada para se sentir segura e para que possa relaxar e adormecer novamente.

Sobre o sono do bebê durante os primeiros três meses
Agora você já conhece as características do sono do bebê durante os primeiros três meses e o que você pode fazer para regular o seu ciclo circadiano. Se seguir essas dicas, você poderá conseguir que tanto vocês, os pais, quanto o bebê, descansem de uma forma mais eficaz. Tenha em mente que você não perde nada colocando essas recomendações em prática, se é que já não está fazendo isso.

*Com informações de Sou Mamãe.




Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Conchal iniciou nesta quinta-feira (21) a vacinação contra a Covid-19

Vagabundo rouba cadeirante e acaba preso em flagrante pela PM em Conchal, SP

Prefeitura de Conchal se prepara para vacinação contra Covid-19 – O F5 entrevistou o diretor do departamento de saúde do município. Wagner Lozano deu mais detalhes sobre esse e outros assuntos relacionados ao setor

Professor pede ajuda após cadelinha ser jurada de morte

Quem são as pessoas que não podem tomar vacina contra covid

Força Tática captura procurado por tráfico de drogas e realiza flagrante de porte Ilegal de arma de fogo durante patrulhamento em Araras, SP

Criança de 10 anos engravida de gêmeos após ser estuprada pelo padrasto, diz polícia

Restaurante Santo Forte faz homenagem à lanchonetes que fizeram parte da história de Conchal

Prefeitura de Conchal inicia obras de manutenção no prédio do Cemec

Governo de SP endurece quarentena, adia volta às aulas e fecha bares, restaurantes e comércio aos finais de semana

Todas as Publicações

Mostrar mais