Novidade!

Como é o sono do bebê durante os primeiros três meses




A chegada de um bebê, principalmente se for o primeiro, produz uma mudança na vida dos pais. Por um lado, há a falta de experiência e, por outro, começa-se a dormir pouco. O sono do bebê durante os primeiros três meses também afeta o sono dos pais desde que o pequeno entra em suas vidas.

Neste artigo, vamos ver como é o sono do bebê durante os primeiros três meses, entender por que os bebês acordam tanto e descobrir quando eles começam a dormir continuamente por mais tempo. Se você quiser saber tudo isso, continue lendo.



Características do sono do bebê durante os primeiros três meses

O sono do bebê não é igual para todas as crianças, pois cada uma tem seu ritmo para dormir. Se tiver um irmão, o bebê pode ter um sono completamente diferente do sono que o irmão tinha quando nasceu. Cada criança tem características específicas e um ritmo próprio, mas o sono do bebê cumpre uma série de características que veremos a seguir.

Seu sono é bifásico

Isso significa que ele tem duas fases: a fase REM ou ativa e a fase de sono lento ou NÃO-REM. O despertar frequente da criança é algo normal, para que não ocorra hipoglicemia e para que a produção de leite materno seja mantida.



Outra razão pela qual o bebê desperta com frequência é a capacidade reduzida do seu estômago. Por essa razão, ele se enche e se esvazia rapidamente e, portanto, o bebê precisa se alimentar de pouco em pouco tempo. A fase em que está acordado o ajuda a conhecer o ambiente e a estimular seu desenvolvimento cerebral.

Início da fase REM

O início da fase REM é muito bom, pois, dessa forma, o bebê descansa fisicamente melhor ao longo do dia.



Principalmente REM

Durante essa fase do sono, os aprendizados são integrados ao cérebro e, assim, a mente se desenvolve.

É ultradiano

Ser ultradiano significa que o sono do bebê durante os primeiros três meses não diferencia a noite do dia. Por isso, às vezes há crianças que dormem mais durante o dia do que à noite ou vice-versa. Essa incompatibilidade é normal durante esses primeiros meses.



É polisequencial

O sono pode ser dividido ao longo do dia ou em várias sequências. Os adultos têm um sono uni ou bi sequencial. Isso significa que dormimos durante a noite e podemos tirar uma soneca de meia hora durante o dia.

É importante que, durante esses primeiros três meses, a mãe adquira os horários de sono do bebê. Assim, quando ele dormir, ela também deve descansar. É preciso que isso seja feito para que ela tenha energia suficiente para cuidar, alimentar e tomar conta da criança.



Como podemos ajudar para regular o sono do bebê durante os primeiros três meses

Muitos especialistas concordam que, quando a criança fizer a mamada noturna, deve haver pouca luz e estímulos, a fim de promover o sono e para que ela não acorde tanto. A seguir, confira algumas dicas que você deve ter em mente para regular o ciclo circadiano do seu filho.

Se formos trocar a fralda, devemos ter muito cuidado para que haja o mínimo movimento possível.

Se precisarmos de alguma luz para a mamada noturna, devemos usar uma luz muito tênue ou uma luz noturna.



Ficar em silêncio enquanto damos de mamar.

Colocar o bebê  no berço enquanto estiver dormindo (se ele dormir em um berço).

Tentar fazer com que a última mamada seja por volta das 11 da noite. Dessa forma, alongamos o período de sono e, portanto, quando ele pedir a próxima mamada, já será por volta das 5 ou 6 da manhã. Assim, os pais poderão descansar um pouco melhor.

Ao longo do dia, certifique-se de que o bebê tenha estímulos, que ele veja a luz do sol. Brinque com ele e não evite os ruídos, pois ele precisa se acostumar com isso. Dessa forma, permitimos que o pequeno comece a distinguir entre a noite e o dia.



É normal que, ao colocar a criança para dormir, ela não durma imediatamente. Ela pode ficar acordada de 30 a 40 minutos até atingir um sono profundo. Durante esse período, ela pode chorar e precisar ser pega no colo e abraçada para se sentir segura e para que possa relaxar e adormecer novamente.

Sobre o sono do bebê durante os primeiros três meses
Agora você já conhece as características do sono do bebê durante os primeiros três meses e o que você pode fazer para regular o seu ciclo circadiano. Se seguir essas dicas, você poderá conseguir que tanto vocês, os pais, quanto o bebê, descansem de uma forma mais eficaz. Tenha em mente que você não perde nada colocando essas recomendações em prática, se é que já não está fazendo isso.

*Com informações de Sou Mamãe.




Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Polícia Militar estoura ponto de preparo e distribuição de drogas em Conchal

Adolescente convida grupo de sem-teto para sua festa de 15 anos. Eles comeram, dançaram e se divertiram juntos

Polícia Militar captura procurado em Conchal

Criança de 3 anos vai parar na UTI após levar picada de escorpião no Jardim São Paulo em Conchal

Candidato a vereador é suspeito de matar a mulher no Sul de Minas

Conchal Eleições 2020 no F5 – Veja a lista de candidatos a vereador(a) que se inscreveram para participar das entrevistas

Condenada por matar grávida e roubar bebê será primeira mulher executada por governo dos EUA em quase 70 anos

Após briga em festa, irmãs estão 'eufóricas' com repercussão

Funcionário de hotel no Rio é preso por estupro de hóspede; vídeo mostra homem correndo após deixar quarto

Mulher é salva pela Polícia Militar durante tentativa de suicídio na Rodovia Anhanguera em Araras, SP

Todas as Publicações

Mostrar mais