Novidade!

Cozinha: 7 boas práticas de higiene para evitar doenças



Nos últimos meses, a cozinha se tornou um dos ambientes domésticos mais utilizados. Afinal, o hábito de cozinhar e comer em casa foi reforçado com a pandemia da Covid-19. Lavar os alimentos e embalagens também é uma prática recomendável e que passou ser parte fundamental da rotina das pessoas pelo mundo. Os cuidados durante o preparo e armazenamento dos alimentos são muito importantes para evitar fungos, bactérias e diversas doenças, além do coronavírus. 

Confira 7 boas práticas na cozinha para evitar doenças:

1. Durante o preparo

Fique atento com pedaços de unha e esmalte, pelos e cabelo que podem cair nos alimentos, assim como fios da palha de aço que podem ficar presos em escorredores, garfos e panelas.




2. Contaminação cruzada

Manipular ou cortar com faca uma carne crua e em seguida mexer em um pedaço de carne cozida pode causar contaminação cruzada — ela acontece quando os microrganismos são transferidos de um alimento ou superfície para outro. Por isso, sempre lave as mãos e objetos quando estiver cozinhando ao mesmo tempo ingredientes crus e cozidos.

3. Na despensa

Substitua caixas de papelão em que são guardados os mantimentos pelas de plástico, pois elas atraem menos insetos para o ambiente, como baratas e ratos. Deixe produtos de limpeza e inseticidas distantes dos alimentos tanto na despensa quanto no momento de levar as compras do mercado para casa. 



4. Data de validade

Com o costume de estocar alimentos para evitar diversas idas ao mercado, é preciso ficar de olho na validade dos mantimentos para que eles não estraguem antes do uso. Ao limpar as embalagens com álcool ou água sanitária, a data de vencimento pode ser apagada. Por isso, uma etiquetadora, encontrada em grandes papelarias, pode ajudar nesta organização. Assim como nas prateleiras do mercado, você pode expor os produtos em casa de maneira que os que vencem primeiro sejam priorizados para o uso. 

5. Refrigeração

Segundo o Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos da Prefeitura de São Paulo, temperaturas entre 5 e 60 graus favorecem a multiplicação de microrganismos. Por isso, o ideal é manter a geladeira e o freezer regulados abaixo de cinco graus ou conforme o manual de instruções do eletrodoméstico. E, claro, limpe frequentemente, não se esquecendo das maçanetas e prateleiras. 



6. Água limpa

É preciso limpar a caixa d’água quando ela for instalada, sempre a cada seis meses ou antes desse período, caso ela esteja suja. Se você usa máquina de lavar louças, fique de olho também no tempo recomendado de limpeza e troca de filtros do eletrodoméstico.

7. Descarte do lixo

Lave embalagens antes de descartá-las, tire o saco de lixo e lave a lixeira sempre que achar necessário para evitar o mau cheiro e proliferação de fungos e bactérias. A compostagem é uma opção sustentável para quem quer transformar os resíduos orgânicos em adubo – que pode ser usado em vasos para montar uma horta em casa ou simplesmente nutrir as suas plantas decorativas.  

*Com informações de MSN.




Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Conchal iniciou nesta quinta-feira (21) a vacinação contra a Covid-19

Vagabundo rouba cadeirante e acaba preso em flagrante pela PM em Conchal, SP

Prefeitura de Conchal se prepara para vacinação contra Covid-19 – O F5 entrevistou o diretor do departamento de saúde do município. Wagner Lozano deu mais detalhes sobre esse e outros assuntos relacionados ao setor

Professor pede ajuda após cadelinha ser jurada de morte

Quem são as pessoas que não podem tomar vacina contra covid

Força Tática captura procurado por tráfico de drogas e realiza flagrante de porte Ilegal de arma de fogo durante patrulhamento em Araras, SP

Criança de 10 anos engravida de gêmeos após ser estuprada pelo padrasto, diz polícia

Restaurante Santo Forte faz homenagem à lanchonetes que fizeram parte da história de Conchal

Prefeitura de Conchal inicia obras de manutenção no prédio do Cemec

Governo de SP endurece quarentena, adia volta às aulas e fecha bares, restaurantes e comércio aos finais de semana

Todas as Publicações

Mostrar mais