Pular para o conteúdo principal

Cozinha: 7 boas práticas de higiene para evitar doenças



Nos últimos meses, a cozinha se tornou um dos ambientes domésticos mais utilizados. Afinal, o hábito de cozinhar e comer em casa foi reforçado com a pandemia da Covid-19. Lavar os alimentos e embalagens também é uma prática recomendável e que passou ser parte fundamental da rotina das pessoas pelo mundo. Os cuidados durante o preparo e armazenamento dos alimentos são muito importantes para evitar fungos, bactérias e diversas doenças, além do coronavírus. 

Confira 7 boas práticas na cozinha para evitar doenças:

1. Durante o preparo

Fique atento com pedaços de unha e esmalte, pelos e cabelo que podem cair nos alimentos, assim como fios da palha de aço que podem ficar presos em escorredores, garfos e panelas.




2. Contaminação cruzada

Manipular ou cortar com faca uma carne crua e em seguida mexer em um pedaço de carne cozida pode causar contaminação cruzada — ela acontece quando os microrganismos são transferidos de um alimento ou superfície para outro. Por isso, sempre lave as mãos e objetos quando estiver cozinhando ao mesmo tempo ingredientes crus e cozidos.

3. Na despensa

Substitua caixas de papelão em que são guardados os mantimentos pelas de plástico, pois elas atraem menos insetos para o ambiente, como baratas e ratos. Deixe produtos de limpeza e inseticidas distantes dos alimentos tanto na despensa quanto no momento de levar as compras do mercado para casa. 



4. Data de validade

Com o costume de estocar alimentos para evitar diversas idas ao mercado, é preciso ficar de olho na validade dos mantimentos para que eles não estraguem antes do uso. Ao limpar as embalagens com álcool ou água sanitária, a data de vencimento pode ser apagada. Por isso, uma etiquetadora, encontrada em grandes papelarias, pode ajudar nesta organização. Assim como nas prateleiras do mercado, você pode expor os produtos em casa de maneira que os que vencem primeiro sejam priorizados para o uso. 

5. Refrigeração

Segundo o Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos da Prefeitura de São Paulo, temperaturas entre 5 e 60 graus favorecem a multiplicação de microrganismos. Por isso, o ideal é manter a geladeira e o freezer regulados abaixo de cinco graus ou conforme o manual de instruções do eletrodoméstico. E, claro, limpe frequentemente, não se esquecendo das maçanetas e prateleiras. 



6. Água limpa

É preciso limpar a caixa d’água quando ela for instalada, sempre a cada seis meses ou antes desse período, caso ela esteja suja. Se você usa máquina de lavar louças, fique de olho também no tempo recomendado de limpeza e troca de filtros do eletrodoméstico.

7. Descarte do lixo

Lave embalagens antes de descartá-las, tire o saco de lixo e lave a lixeira sempre que achar necessário para evitar o mau cheiro e proliferação de fungos e bactérias. A compostagem é uma opção sustentável para quem quer transformar os resíduos orgânicos em adubo – que pode ser usado em vasos para montar uma horta em casa ou simplesmente nutrir as suas plantas decorativas.  

*Com informações de MSN.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Condutores de ambos os veículos envolvidos em acidente na SP 191, são moradores de Conchal

Um trágico acidente na noite deste sábado (13) na rodovia "Wilson Finardi" - SP-191, próximo ao Centro de Ressocialização, deixou duas pessoas mortas e uma pessoa ferida. Um casal de idosos, residentes do Distrito de Tujuguaba, foi vítima fatal do incidente, que envolveu dois os veículos. Segundo informações preliminares da polícia, o acidente ocorreu por volta das 19h30, quando um carro Volkswagen/Gol, conduzido por um homem de 72 anos, e sua esposa, de 70 anos. Infelizmente, houve uma colisão frontal com um Honda/Civic, também operado por um morador local. Os Bombeiros Militares de Mogi Guaçu e os Bombeiros Municipais de Mogi Mirim foram rapidamente acionados para prestar socorro, porém, lamentavelmente, o casal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do acidente. O condutor do Honda Civic, de 74 anos, foi encaminhado à Santa Casa com ferimentos leves. A Intervias, concessionária responsável pela administração da rodovia, também prestou os primeiros