Pular para o conteúdo principal

3 Meses de Músicas Grátis

Já começaram a valer as novas regras nas leis de trânsito. Acesse e veja as principais mudanças

Suspensão da CNH por pontos   Haverá uma escala com três limites de pontuação, para que a CNH seja suspensa:   20 pontos, se o condutor tiver duas ou mais infrações gravíssimas em um período de 12 meses; 30 pontos, se tiver apenas uma infração gravíssima no mesmo período; 40 pontos, se não constar entre as suas infrações nenhuma infração gravíssima nesse intervalo. No caso de motoristas profissionais, a medida foi flexibilizada: eles poderão atingir o limite de 40 pontos independente da natureza das infrações cometidas.   Cadeirinha para crianças   O uso de cadeirinhas ou assento de elevação será obrigatório para crianças de até 10 anos que não atingiram 1,45 metro de altura. O descumprimento continua sendo considerado infração gravíssima, segundo o artigo 168 do CTB, que prevê multa e retenção do veículo até a regularização da situação.   Criança na garupa da moto   Passou de 7 para 10 anos a idade mínima para que crianças possam ser transportadas em moto

OS MELHORES FILMES - BAIXE O APP AGORA!

Endividamento atinge 67% das famílias em setembro; veja como quitar suas dívidas




Após bater o recorde em dez anos ao registrar 67,5% no mês de agosto, o percentual de famílias endividadas recuou para 67,2% em setembro, como aponta pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada na última terça-feira, 30. Na comparação com agosto, a inadimplência também deu sinais positivos. No oitavo mês do ano, a quantidade de famílias endividadas com débitos atrasados ficou em 26,7%, já em setembro o índice caiu para 26,5%. “Antes da pandemia, as famílias viviam em piloto automático. O dinheiro entrava, as contas eram pagas e o restante era usado para consumir e até mesmo adquirir determinados confortos. Muitas pessoas que levavam suas rotinas neste ritmo, vivendo um dia após o outro sem constituir reservas de emergência, foram pegas desprevenidas pela crise e essa foi a porta de entrada para o endividamento. É preciso lembrar que, de um dia para o outro, a renda do pessoal mudou completamente por consequência do novo coronavírus e da paralisação das atividades, com baixa nas vendas do comércio, suspensão de comissões, achatamento de salários, demissões e, inclusive, muitos microempreendedores tiveram também que fechar as portas”, explica a educadora financeira Carol Stange. 



Neste mês, a leve melhora registrada deve-se à retomada das atividades do comércio e ao benefício do auxílio emergencial, uma vez que ocorreu com maior intensidade entre grupos de faixas de renda específicos. Segundo o levantamento, entre as famílias com receita de até dez salários mínimos, o percentual de endividamento caiu pela primeira vez desde maio, atingindo 69% do total — em agosto, alcançou o recorde de 69,5%. No entanto, as famílias com renda acima de dez salários mínimos registraram o primeiro aumento no endividamento desde abril, de 57,8% em agosto para 59% em setembro. Ainda de acordo com a CNC, a retomada das atividades do comércio fez com que o grupo de arrecadação mais elevada intensificasse os gastos e, consequentemente, elevasse o nível de endividamento. 



A entidade aponta o cartão de crédito como principal modalidade de dívida lembrada pelas famílias em setembro, com 79% do total das respostas dos entrevistados, seguido pelos carnês, com 16,7% e financiamento de carro, 10,3%. Carlos Terceiro, CEO da startup de gestão e finanças pessoais Mobillis, destaca que o principal motivo que leva ao endividamento é a falta de preparo frente às despesas. “Não é raro que as pessoas adquiram um cartão de crédito, uma das dívidas mais caras que existem, sem, ao menos, saber a taxa dele. Outras pedem empréstimos com juros altos para quitar contas mais baratas. A maior parte delas nem anota os gastos mensais, permanecem no ‘achismo’ com relação às próprias dívidas. Todos estes fatores dificultam o planejamento financeiro.”  Apesar do percentual de famílias endividadas em setembro ter sofrido a primeira queda na comparação ante ao mês imediatamente anterior desde maio, apresentando uma suave recuperação, o número permanece elevado e preocupante. Sendo assim, para auxiliar na organização das despesas, Carol Stange e Carlos Terceiro revelam os passos para quitar as dívidas, sair do vermelho e recolocar, de uma vez por todas, os gastos nos trilhos. 



Passo 1: mapeamento da vida financeira

O primeiro passo para tomar o controle da vida financeira é mapeá-la e traçar um diagnóstico da atual situação, anotando todos os ganhos e despesas, ou seja, o fluxo de caixa, em um aplicativo, caderno ou planilha. Muitas vezes, a visualização é o ponto chave para a reordenação das contas. “Existem muitas pessoas que sofrem da doença do buraco negro das finanças, ou seja, gastam bem menos do que recebem com as contas essenciais e, mesmo assim, todo o dinheiro some no final do mês. Por isso, antes de tudo, é preciso conhecer seus números”, afirma Carol Stange. “Essa é a parte chata, mas necessária”, diz a educadora financeira. Segundo ela, de maneira prática, o indivíduo precisa anotar todos os gastos – desde as despesas com a casa até as saídas para almoço ou jantar, para não apenas tomar conhecimento sobre o destino final do dinheiro, mas também perceber os próprios hábitos de consumo. “Registrando os gastos, a pessoa acaba sabendo quais são os momentos em que está mais propensa a gastar e, a partir disso, se policiar. Por exemplo, ela pode identificar que toda sexta-feira desembolsa uma boa quantia com o happy hour, ou todos os domingos efetua uma compra online. Quando se mapeia os comportamentos financeiros, fica mais fácil criar estratégias de controle para fugir destas armadilhas.”



Passo 2: eliminação e redução de despesas

Após criar um diagnóstico sobre a presente situação financeira, eliminar e reduzir despesas é o passo seguinte a ser dado. “Os cortes podem ser pontuais, efetuados sobre os gastos dos quais a pessoa nem sabia como eram efetuados, mas foram identificados na primeira etapa, por exemplo, uma grande quantidade de saídas a lazer ou compras online que, somadas, consomem uma boa fatia da renda. Já os gatos essenciais do cotidiano podem ser reduzidos por um período pré-determinado, até as contas se reequilibrarem”, afirma Stange.  Se a conta do planejamento financeiro não fechar mesmo com todas as reduções e eliminações, a educadora aponta a criação de renda extra como uma solução viável. “Temos o costume de enxergar a renda extra como uma atividade muito informal, mas não é assim que funciona. Muitos projetos, se bem estruturados, podem ser encarados como microempreendedorismo. Para além de ajudar no reequilíbrio das finanças durante o período crítico, existe a possibilidade da atividade extra se transformar na renda principal no futuro. Para isso, é preciso colocar a criatividade para trabalhar, olhar para seus próprios talentos e encontrar neles soluções que o mercado pode pedir.”



Passo 3: plano de ataque

“Não adianta pensar que todas as contas atrasadas serão pagas amanhã, é fundamental um planejamento a longo prazo e muita disciplina para seguir o plano montado”, diz Carlos Terceiro. Segundo ele, antes de partir para a quitação, é necessário listar todas as dívidas de acordo com o valor delas – as mais caras, com juros mais elevados, devem aparecer no topo da lista. Geralmente são as de cartão de crédito e cheque especial.  “Depois de elencar as contas, nós partimos para a negociação. A boa notícia é que, neste período da pandemia, as empresas estão muito abertas para negociar com ótimas condições. Por isso, para sair da inadimplência, é importante chegar ao melhor valor de desconto e, de fato, comprometer-se com o acordo firmado”, explica o sócio fundador da Mobillis. Caso as dívidas sejam muito altas, ao invés de aceitar propostas que não sejam vantajosas para o consumidor, uma opção é esperar pelo Feirão Serasa Limpa Nome ou pelos feirões de quitação de dívidas promovidos pelos próprios bancos. “Neste passo, entendemos a importância de anotar primeiramente os gastos, já que não dá para negociar os débitos sem ter noção sobre a real capacidade de pagamento”, reforça o sócio-fundador da Mobillis. 



Passo 4: reserva de emergência

Conseguindo implementar o planejamento financeiro e pagar as contas em atraso, montar a reserva de emergência deve ser a prioridade. O momento de reabertura das atividades do comércio e da recuperação da renda familiar é favorável para este tipo de investimento. “A reserva é responsável por garantir a segurança financeira caso aconteçam situações fora do previso, é um porto seguro. O dinheiro que está voltando para o caixa, seja através do restabelecimento dos salários, das comissões ou das vendas, deve ser prioritariamente direcionado para montar este estoque contra imprevistos”, afirma Terceiro.



Ele alerta que, apesar da ideia principal ser guardar o dinheiro, as famílias nunca devem juntá-lo embaixo do colchão. “Além de ser perigoso deixar uma grande quantia de renda em casa, o efeito da inflação faz com que a renda não aplicada perca valor, ou seja, é possível perder dinheiro. A ideia é montar a reserva em um investimento que tenha segurança e liquidez. Não importa que, com a taxa de juros baixa, o valor não tenha uma grande rentabilidade, porque o foco não é multiplicá-lo, mas mantê-lo seguro. Sendo assim, investir no Tesouro Selic, no CDB de bancos digitais ou na poupança podem ser boas alternativas”, conclui.

Como saber se o nome está sujo no Serasa, SPC e SCPC?
Atualmente, é possível consultar o CPF online para saber se o nome está sujo, já que as três principais bases de dados usadas para registrar inadimplentes disponibilizam acesso via internet. As consultas à plataforma gerida pela Serasa Experian e o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) podem ser realizadas gratuitamente. O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), por sua vez, cobra uma taxa para utilizá-lo. Confira, a seguir, formas de descobrir se o seu nome está sujo.



Serasa: A Serasa Experian disponibiliza consulta gratuita de CPF através do portal Serasa Consumidor e do aplicativo. O usuário deve acessar a opção “Consultar dívidas”, efetuar um registro com seus dados pessoais e então clicar no painel “Pendências” para ver as informações.
SCPC: A consulta ao banco de dados da SCPC pode ser realizada de forma gratuita no site Consumidor Positivo, que também tem sua versão em aplicativo para celular. Após se cadastrar na plataforma, o usuário deve se dirigir ao box “Dívidas” para saber a quantidade de pendências no nome.
SPC Brasil: O serviço Online da SPC Brasil requer o pagamento de uma taxa de R$ 9,90 para efetuar a consulta. O atendimento é oferecido via aplicativo ou site. A consulta dá direito a visualizar informações mais completas que ultrapassam o registro de inadimplência e de protestos e cheques devolvidos.
    
*Com informações de Jovem Pan.




Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?
Clique na imagem e nos envie o seu nome e idade

VEJA TAMBÉM

Polícia persegue criminosos próximo a Conchal e recupera dois veículos Hilux roubados na noite de terça-feira (14)

Três veículos foram roubados em Cosmópolis (SP), na noite de terça-feira (14), no pátio do Detran. Dois veículos foram recuperados pela polícia. Na fuga, houve perseguição pela rodovia Prof. Zeferino Vaz(SP-332), sentido Conchal. Os bandidos que ocupavam um dos veículos, uma Hilux, cor prata, fugiram para o matagal, após abandonarem o automóvel no acostamento próximo ao Km 167. Uma segunda Hilux, também de cor prata, capotou na estrada  que liga Conchal ao município de Araras. O terceiro veículo, ainda não foi encontrado. Até o momento ninguém foi preso.   As melhores séries e filmes você encontra aqui. Role para baixo e clique na imagem da “Prime Vídeo” e veja os melhores pacotes que preparamos para você. 

“Doe quem puder. Pegue quem precisar” - Casal cria barraca de alimentos solidário em Conchal

Uma barraca recheada de produtos alimentícios, com um cartaz escrito, “Doe quem puder. Pegue quem precisar”, foi montada por um casal de comerciantes no dia 04 desde mês, em frente a loja da Honda, próximo ao semáforo da rua Camilo Chagas, em Conchal.   O objetivo é justamente esse, quem puder doar para aqueles que estão passando por necessidade, basta levar o alimento e deixar na barraca. Já, àqueles que estão necessitando de alimentos, basta ir buscar o necessário gratuitamente.   A ideia partiu do casal, Patrícia e Rodrigo, que são proprietários da serralheria Ideal, que também fica localidade próximo ao semáforo da rua Camilo Chagas.   Patrícia contou ao F5, que Rodrigo, seu marido, sentiu que poderia ajudar de alguma forma, ao grande número de conchalenses que passam por necessidade, principalmente neste período da pandemia, provocada pelo coronavirus.   “Na primeira semana fomos ao mercado e compramos aproximadamente R$ 300,00, em alimentos, arroz, feijão, óleo, mac

Maria da Penha - Policia Militar prede individuo em via pública em Conchal por agredir esposa

Neste domingo (11), por volta das 21:20hs, a Policia Militar foi acionada por populares, para comparecer pela Av. Prefeito Egídio Corte, S/N, no Jardim do Lago. Segundo informações recebidas via COPOM, um homem estaria agredindo uma mulher (esposa), com socos e chutes, além de ameaça-la de morte, caso a polícia fosse acionada. Ao chegar ao local os policiais constataram as agressões. Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao indiciado e conduzido as partes até o pronto socorro local para exames de corpo de delito. Posterior o casal foi levado para a Delegacia de Polícia Civil no município de Araras. A autoridade policial de plantão Dr. Tabajara Zuliani dos Santos, tomou ciência dos fatos, ratificando a prisão do indiciado tendo o mesmo permanecido à disposição da justiça.        

Policia Militar persegue criminosos após roubo de veículos em pátio do DER - os bandidos que ocupavam a Hilux roubada, fugiram para o matagal, após abandonarem o veículo no acostamento da rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332), próximo ao Km 167, sentido Conchal.

Foto: Gean Mendes (F5) De acordo com a informação preliminares, aproximadamente onze indivíduos adentraram o pátio de apreensão de veículos do DER, vindo a roubar pelo menos 3 veículos, sendo 2 Hilux e 1 Fox, na noite desta terça-feira. Após receberem informação via Copom, a Policia Militar saiu na captura, logrando êxito ao conseguir recuperar um dos veículos. Uma Hilux, cor prata. Houve perseguição e os bandidos que ocupavam a Hilux roubada, fugiram para o matagal, após abandonarem o veículo no acostamento da rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332), próximo ao Km 167, sentido Conchal. A ocorrência está em andamento, logo traremos mais informações. Esse é o segundo assalto acontecido no mesmo pátio do DER, em menos de trinta dias. No dia 19/03, deste ano, a Policia Militar recuperou 5 veículos roubados do mesmo local.   Na fuga aconteceu troca de tiros, capotamento de veículo e 1 adolescente conduzindo BMW foi apreendido pela Força Tática. Os veículos foram encontrados no Conchal

Aniversário de 72 anos da cidade de Conchal é marcado por protestos de servidores públicos do município

Nesta manhã de sexta-feira (9), dia em que município de Conchal comemora o aniversário de 72 anos de emancipação política, parte dos servidores do município saíram em carreata protestando contra o corte do BDF, (Bonificação por Desempenho de Função).   Cumprindo os cuidados sanitários por conta da pandemia provocada pelo coronavirus, os servidores se reuniram por volta das 9hs, na Praça da Fonte que não funciona há anos.  Em seguida saíram em fila e, de forma ordeira, sem atrapalhar o trânsito na cidade. Passaram em frente à residência da vice-prefeita Angella Caleffi (PSDB), do prefeito Vando Magunusson (PSDB) e também em frente a casa de diversos vereadores do município.   O F5 acompanhou o protesto e você pode conferir o vídeo e os comentários acessando a Fan Page do F5. CLIQUE AQUI .   As imagens publicadas abaixo foram registradas após a carreata, quando aparece na foto, apenas um servidor, representando "simbolicamente"  alguns dos diversos setores  da prefeitur

Fase vermelha em São Paulo: veja o que abre a partir da segunda-feira

Após queda no número de internações em UTIs e enfermarias de todo o estado, o governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, 9, que voltará à fase vermelha do Plano SP contra a Covid-19 na próxima segunda-feira, 12, quase um mês após entrar na fase emergencial, a mais restritiva do plano. Apesar de voltar à fase vermelha, algumas imposições do período de fase emergencial serão mantidas em SP.   O toque de recolher continua no Estado das 20h às 5h, assim como a recomendação de escalonamento nos horários de entradas e saída para indústrias, serviços e comércio, a obrigatoriedade do teletrabalho para atividades administrativas e a proibição de celebrações religiosas coletivas.   “A proibição de celebrações religiosas foi uma decisão tomada nesta semana pelo Supremo Tribunal Federal”, lembrou o vice-governador Rodrigo Garcia. Os parques continuarão fechados em todo o Estado.   Poderão funcionar   Assim como na última fase vermelha, findada no dia 15 de março, foram consid

Primeira turma dos GCMs de Conchal realiza última etapa de curso de aprimoramento

Aula prática realizada no ginásio de esportes em Conchal. O curso é dividido em três fases, psicológico, teórico e prático. Para evitar aglomeração, por conta da pandemia provocada pelo coronavirus, os GCMs de Conchal foram divididos em duas turmas. A primeira turma iniciou ontem, terça-feira (13), a terceira e última fase do curso. A previsão é que terminem na próxima segunda-feira (19). Já pensou em que vai comprar para a sua Mãe? Clique aqui e veja as melhores opções de presentes Segundo informado pela prefeitura, a primeira turma de GCMs, poderá voltar as atividades normais a partir da próxima semana, após a conclusão e recebimento do laudo que será fornecido por um Agente da Policia Federal.     Ainda na próxima semana, a segunda turma de GCMs, iniciará a terceira fase (prática) do curso. O início está previsto para o dia 20/04. Clique Aqui -  Assista a filmes e séries recomendados para você, incluindo Amazon Originals como The Marvelous Mrs. Maisel, Jack Ryan de Tom Clancy

Polícia Militar faz grande apreensão de drogas com apoio do helicóptero Águia em Leme, SP. Acesse e assista vídeo da prisão

Reportagem: Beto Ribeiro No final da tarde de quinta-feira (8), policiais militares de Força Tática de Leme (SP), estavam em patrulhamento pelo Distrito Industrial, quando se depararam com um indivíduo, de iniciais M.P.T., o qual a equipe tinha informações que ele estaria embalando, armazenando e distribuindo drogas, pelo bairro Alto da Glória.   O suspeito estava no contra fluxo, saindo de uma estrada rural, e ao ver a viatura policial, fez o retorno e evadiu-se em alta velocidade, sentido bairro República no momento que tentou embrenhar-se a mata, veio a cair em um buraco com a motocicleta e abandonou uma sacola e correu para o interior de um canavial.   De imediato foi irradiado via COPOM onde com o apoio das viaturas de área, viatura DEJEM, Policiamento Rural, viatura de Força Tática de Araras (SP), Comando de Força, e demais equipes, foi realizado o cerco pelo canavial onde o helicóptero Águia fez a varredura e localizou o indivíduo meio a cana, apontando o local onde os p

Conchal vacina 194 profissionais da educação acima de 47 anos de idade contra a Covid-19 no último domingo

A Prefeitura de Conchal seguindo o calendário de vacinação contra a Covid-19 e a disponibilidade de doses enviadas pelo Governo Estadual, vacinou no domingo, dia 11, 194 profissionais da educação com idade acima de 47 anos.   Já pensou em que vai comprar para a sua Mãe? Clique aqui e veja as melhores opções de presentes A aplicação da primeira dose foi realizada na EMEF “Alonso Ferreira de Camargo” com horário programado de acordo com a escola em que o profissional trabalha. Vacinômetro   De acordo com o Departamento Municipal de Saúde, por meio de Informe Epidemiológico Covid-19, disponível no site da Prefeitura, foram aplicadas até o dia 12 de abril de 2021, 3.591 doses.   O próximo grupo a ser imunizado serão os idosos de 67 anos ou mais. A aplicação da primeira dose será nesta quarta-feira, dia 14, das 09h às 14h na EMEF “Alonso Ferreira de Camargo”. Não é preciso agendar e nem chegar bem cedo, pois haverá doses para todos os idosos desta faixa etária. Apenas apresentar R

Governo de SP anuncia retomada gradual e facultativa das aulas presenciais - As redes municipais e particular têm autonomia para fazer o próprio planejamento, respeitando os limites legais e os protocolos do Plano SP.

As atividades nas escolas da rede estadual recomeçam a partir desta segunda-feira (12); alunos poderão frequentar as aulas a partir de quarta-feira (14)   O Vice-Governador Rodrigo Garcia anunciou nesta sexta-feira (9) a volta das atividades nas escolas de educação básica a partir de segunda-feira (12) e início das aulas presenciais na quarta-feira (14). A retomada ocorrerá de forma gradual e facultativa, com limite máximo de 35% dos alunos por dia em cada unidade e respeito a todos os demais regramentos de segurança sanitária previstos no Plano São Paulo.   “O início, a partir de segunda-feira, na fase vermelha, de atividades escolares, demonstra o esforço do Governo de SP de priorizar e declarar de maneira objetiva a essencialidade da Educação”, destacou Rodrigo Garcia.   Para as escolas da rede estadual, a retomada das aulas ocorre a partir desta quarta-feira (14). As unidades devem aproveitar a segunda (12) e terça-feira (13) para organizarem o calendário escolar e comu