Pular para o conteúdo principal

Endividamento atinge 67% das famílias em setembro; veja como quitar suas dívidas




Após bater o recorde em dez anos ao registrar 67,5% no mês de agosto, o percentual de famílias endividadas recuou para 67,2% em setembro, como aponta pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada na última terça-feira, 30. Na comparação com agosto, a inadimplência também deu sinais positivos. No oitavo mês do ano, a quantidade de famílias endividadas com débitos atrasados ficou em 26,7%, já em setembro o índice caiu para 26,5%. “Antes da pandemia, as famílias viviam em piloto automático. O dinheiro entrava, as contas eram pagas e o restante era usado para consumir e até mesmo adquirir determinados confortos. Muitas pessoas que levavam suas rotinas neste ritmo, vivendo um dia após o outro sem constituir reservas de emergência, foram pegas desprevenidas pela crise e essa foi a porta de entrada para o endividamento. É preciso lembrar que, de um dia para o outro, a renda do pessoal mudou completamente por consequência do novo coronavírus e da paralisação das atividades, com baixa nas vendas do comércio, suspensão de comissões, achatamento de salários, demissões e, inclusive, muitos microempreendedores tiveram também que fechar as portas”, explica a educadora financeira Carol Stange. 



Neste mês, a leve melhora registrada deve-se à retomada das atividades do comércio e ao benefício do auxílio emergencial, uma vez que ocorreu com maior intensidade entre grupos de faixas de renda específicos. Segundo o levantamento, entre as famílias com receita de até dez salários mínimos, o percentual de endividamento caiu pela primeira vez desde maio, atingindo 69% do total — em agosto, alcançou o recorde de 69,5%. No entanto, as famílias com renda acima de dez salários mínimos registraram o primeiro aumento no endividamento desde abril, de 57,8% em agosto para 59% em setembro. Ainda de acordo com a CNC, a retomada das atividades do comércio fez com que o grupo de arrecadação mais elevada intensificasse os gastos e, consequentemente, elevasse o nível de endividamento. 



A entidade aponta o cartão de crédito como principal modalidade de dívida lembrada pelas famílias em setembro, com 79% do total das respostas dos entrevistados, seguido pelos carnês, com 16,7% e financiamento de carro, 10,3%. Carlos Terceiro, CEO da startup de gestão e finanças pessoais Mobillis, destaca que o principal motivo que leva ao endividamento é a falta de preparo frente às despesas. “Não é raro que as pessoas adquiram um cartão de crédito, uma das dívidas mais caras que existem, sem, ao menos, saber a taxa dele. Outras pedem empréstimos com juros altos para quitar contas mais baratas. A maior parte delas nem anota os gastos mensais, permanecem no ‘achismo’ com relação às próprias dívidas. Todos estes fatores dificultam o planejamento financeiro.”  Apesar do percentual de famílias endividadas em setembro ter sofrido a primeira queda na comparação ante ao mês imediatamente anterior desde maio, apresentando uma suave recuperação, o número permanece elevado e preocupante. Sendo assim, para auxiliar na organização das despesas, Carol Stange e Carlos Terceiro revelam os passos para quitar as dívidas, sair do vermelho e recolocar, de uma vez por todas, os gastos nos trilhos. 



Passo 1: mapeamento da vida financeira

O primeiro passo para tomar o controle da vida financeira é mapeá-la e traçar um diagnóstico da atual situação, anotando todos os ganhos e despesas, ou seja, o fluxo de caixa, em um aplicativo, caderno ou planilha. Muitas vezes, a visualização é o ponto chave para a reordenação das contas. “Existem muitas pessoas que sofrem da doença do buraco negro das finanças, ou seja, gastam bem menos do que recebem com as contas essenciais e, mesmo assim, todo o dinheiro some no final do mês. Por isso, antes de tudo, é preciso conhecer seus números”, afirma Carol Stange. “Essa é a parte chata, mas necessária”, diz a educadora financeira. Segundo ela, de maneira prática, o indivíduo precisa anotar todos os gastos – desde as despesas com a casa até as saídas para almoço ou jantar, para não apenas tomar conhecimento sobre o destino final do dinheiro, mas também perceber os próprios hábitos de consumo. “Registrando os gastos, a pessoa acaba sabendo quais são os momentos em que está mais propensa a gastar e, a partir disso, se policiar. Por exemplo, ela pode identificar que toda sexta-feira desembolsa uma boa quantia com o happy hour, ou todos os domingos efetua uma compra online. Quando se mapeia os comportamentos financeiros, fica mais fácil criar estratégias de controle para fugir destas armadilhas.”



Passo 2: eliminação e redução de despesas

Após criar um diagnóstico sobre a presente situação financeira, eliminar e reduzir despesas é o passo seguinte a ser dado. “Os cortes podem ser pontuais, efetuados sobre os gastos dos quais a pessoa nem sabia como eram efetuados, mas foram identificados na primeira etapa, por exemplo, uma grande quantidade de saídas a lazer ou compras online que, somadas, consomem uma boa fatia da renda. Já os gatos essenciais do cotidiano podem ser reduzidos por um período pré-determinado, até as contas se reequilibrarem”, afirma Stange.  Se a conta do planejamento financeiro não fechar mesmo com todas as reduções e eliminações, a educadora aponta a criação de renda extra como uma solução viável. “Temos o costume de enxergar a renda extra como uma atividade muito informal, mas não é assim que funciona. Muitos projetos, se bem estruturados, podem ser encarados como microempreendedorismo. Para além de ajudar no reequilíbrio das finanças durante o período crítico, existe a possibilidade da atividade extra se transformar na renda principal no futuro. Para isso, é preciso colocar a criatividade para trabalhar, olhar para seus próprios talentos e encontrar neles soluções que o mercado pode pedir.”



Passo 3: plano de ataque

“Não adianta pensar que todas as contas atrasadas serão pagas amanhã, é fundamental um planejamento a longo prazo e muita disciplina para seguir o plano montado”, diz Carlos Terceiro. Segundo ele, antes de partir para a quitação, é necessário listar todas as dívidas de acordo com o valor delas – as mais caras, com juros mais elevados, devem aparecer no topo da lista. Geralmente são as de cartão de crédito e cheque especial.  “Depois de elencar as contas, nós partimos para a negociação. A boa notícia é que, neste período da pandemia, as empresas estão muito abertas para negociar com ótimas condições. Por isso, para sair da inadimplência, é importante chegar ao melhor valor de desconto e, de fato, comprometer-se com o acordo firmado”, explica o sócio fundador da Mobillis. Caso as dívidas sejam muito altas, ao invés de aceitar propostas que não sejam vantajosas para o consumidor, uma opção é esperar pelo Feirão Serasa Limpa Nome ou pelos feirões de quitação de dívidas promovidos pelos próprios bancos. “Neste passo, entendemos a importância de anotar primeiramente os gastos, já que não dá para negociar os débitos sem ter noção sobre a real capacidade de pagamento”, reforça o sócio-fundador da Mobillis. 



Passo 4: reserva de emergência

Conseguindo implementar o planejamento financeiro e pagar as contas em atraso, montar a reserva de emergência deve ser a prioridade. O momento de reabertura das atividades do comércio e da recuperação da renda familiar é favorável para este tipo de investimento. “A reserva é responsável por garantir a segurança financeira caso aconteçam situações fora do previso, é um porto seguro. O dinheiro que está voltando para o caixa, seja através do restabelecimento dos salários, das comissões ou das vendas, deve ser prioritariamente direcionado para montar este estoque contra imprevistos”, afirma Terceiro.



Ele alerta que, apesar da ideia principal ser guardar o dinheiro, as famílias nunca devem juntá-lo embaixo do colchão. “Além de ser perigoso deixar uma grande quantia de renda em casa, o efeito da inflação faz com que a renda não aplicada perca valor, ou seja, é possível perder dinheiro. A ideia é montar a reserva em um investimento que tenha segurança e liquidez. Não importa que, com a taxa de juros baixa, o valor não tenha uma grande rentabilidade, porque o foco não é multiplicá-lo, mas mantê-lo seguro. Sendo assim, investir no Tesouro Selic, no CDB de bancos digitais ou na poupança podem ser boas alternativas”, conclui.

Como saber se o nome está sujo no Serasa, SPC e SCPC?
Atualmente, é possível consultar o CPF online para saber se o nome está sujo, já que as três principais bases de dados usadas para registrar inadimplentes disponibilizam acesso via internet. As consultas à plataforma gerida pela Serasa Experian e o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) podem ser realizadas gratuitamente. O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), por sua vez, cobra uma taxa para utilizá-lo. Confira, a seguir, formas de descobrir se o seu nome está sujo.



Serasa: A Serasa Experian disponibiliza consulta gratuita de CPF através do portal Serasa Consumidor e do aplicativo. O usuário deve acessar a opção “Consultar dívidas”, efetuar um registro com seus dados pessoais e então clicar no painel “Pendências” para ver as informações.
SCPC: A consulta ao banco de dados da SCPC pode ser realizada de forma gratuita no site Consumidor Positivo, que também tem sua versão em aplicativo para celular. Após se cadastrar na plataforma, o usuário deve se dirigir ao box “Dívidas” para saber a quantidade de pendências no nome.
SPC Brasil: O serviço Online da SPC Brasil requer o pagamento de uma taxa de R$ 9,90 para efetuar a consulta. O atendimento é oferecido via aplicativo ou site. A consulta dá direito a visualizar informações mais completas que ultrapassam o registro de inadimplência e de protestos e cheques devolvidos.
    
*Com informações de Jovem Pan.




Leia também

Criança pede visita da Guarda Municipal de Conchal como presente de aniversário de 9 anos

Uma menina que completou 9 anos de idade neste domingo, em Conchal, fez aos pais um pedido um tanto quanto inusitado. Ana Lara pediu como presente de aniversário, a visita da Guarda Municipal de Conchal, em sua festa de aniversário. Os pais Luiz Anthony e Patrícia Gonçalves, telefonaram para os GCMs para saber se era possível atender a solicitação de sua filha. Prontamente e, com muita satisfação ao receberam tamanho privilégio, os GCMs Franco e Assis foram à casa da criança. Ana Lara que é fã da corporação, recebeu presente e muito carinho dos GCMs que fizeram questão de posteriormente fazer postagens de agradecimentos nas redes sociais, pelo carinho sincero recebido pela criança. “Hoje {25} nós da GCM CONCHAL fomos surpreendido com o pedido de um Pai, simples e gratificante, sua filha que nesta data estaria completando 9 aninhos e queria de presente a nossa presença na sua festa de aniversário, Parabéns ANA LARA, que DEUS continue ti abençoando grandemente e ficamos felizes junto

Vídeo - Acidente com 4 carros deixa 3 mortos e 5 feridos em estado grave na rodovia Washington Luís - Câmera de segurança mostra momento do acidente

Um acidente envolvendo quatro carros deixou três mortos da mesma família e cinco pessoas feridas em estado grave, no final da manhã deste sábado (24), no km 213+900 da Rodovia Washington Luís (SP-310), em Itirapina (SP). A Polícia Civil investiga as causas da colisão. Um carro modelo Fiesta, com placas de Três Lagoas (MS), trafegava sentido interior e, por motivos desconhecidos, atravessou a pista, colidindo com outros três veículos que seguiam sentido capital. Segundo o Corpo de Bombeiros de São Carlos, ao atravessar a pista, o Fiesta colidiu com um carro que vinha em sentido contrário e parou de lado na pista, sendo atingido no meio por outro veículo. Um quarto carro colidiu com as partes dos veículos acidentados (veja vídeo abaixo). Maurilio Claros e Freitas Carrega, a sua mulher Maria Aparecida Lins Tesan e o filho do casal, Guilherme Vinícius Carrega, de 13 anos, que estavam no Fiesta morreram no local. Em um veículo Cherry Tiggo, estavam cinco mulheres, que ficaram gravemente f

Menino de 8 anos de idade é atropelado por moto nesta quarta-feira em Conchal

Um menino de 8 anos de idade foi atropelado por uma moto, por volta 13h40min, desta quarta-feira (28), em Conchal. A forma de como teria acorrido o acidente ainda não foi informada, porém segundo relatado pela Guarda Municipal de Conchal, que atendeu a ocorrência, o atropelamento aconteceu na altura do nº 700 da Rua das Angélicas, região central do município. O menino foi socorrido por populares e pelo condutor da motocicleta envolvido no acidente. Segundo a mãe do menino informou aos GCMs, durante todo o tempo o condutor da motocicleta esteve prestando ajuda a vítima. A criança teve escoriações pelo corpo e foi atendida e medicada no Hospital Madre Vannini. A mesma deverá passar por outros exames.   Até o fechamento da ocorrência a vítima permanecia em observação.

Vídeo - Policia Civil prende indivíduo que perseguia mulheres em Conchal - O elemento fantasiava viver um relacionamento amoroso com as vítimas e as perseguia no local de trabalho, ruas e residência

Nesta sexta-feira (23), por volta das 11h, a Policia Civil prendeu um indivíduo de 34 anos de idade, morador do Bairro Jd. São Paulo, município de Conchal/SP, acusado por mulheres do município, de perseguição. Segundo informado pela polícia, o indivíduo fantasiava viver um relacionamento amoroso com as vítimas e as perseguia no local de trabalho, ruas, residência e redes sociais. O elemento possui diversos perfis fakes nas redes sociais, onde colhia informações sobre a vítima, para manter contato. Segundo relatado por uma das vítimas, uma jovem de 20 anos de idade, que registrou queixa na delegacia contra o indivíduo, o mesmo enviava mensagens constantemente através das redes sociais. Quando era bloqueado pela vítima, o elemento criava outro perfil para importuna-la. Não satisfeito, o elemento passava a perseguir a vítima, nas ruas, no trabalho e até mesmo na porta da casa da vítima. Diante da obsessão e risco, o Delegado de Polícia Dr. Luis Henrique Lima Pereira, obteve junto ao P

Nestlé está com vagas abertas para sua unidade na cidade de Araras

Por: Beto Ribeiro A Nestlé é a maior empresa mundial de alimentos e bebidas. Atualmente, tem mais de 2.000 marcas, desde as famosas marcas globais até aquelas favoritas dos consumidores brasileiros. Se você tem interesse em integrar a equipe de colaboradores da empresa, a unidade de Araras (SP), está com vagas em aberto. Para informações e inscrição, acesse aqui o site da Nestlé ( https://corporativo.nestle.com.br ). Há oportunidades, também, em outras localidades. Operação de Máquina II Funções ·        Operar equipamentos de acordo com sua função ou atuar em postos de complexidade similar e seguir todas as instruções; ·        Atender o programa de produção e fabricação dos produtos com qualidade, segurança e respeitando os parâmetros de processos; ·        Solucionar problemas de rotina e/ ou melhorias, compartilhar conhecimento, entender e propor ações para os indicadores tais como ações corretivas, preventivas e acionar cadeia de ajuda, identificar anormalidades e solu

Tudo o que você precisa, em um só lugar

Tudo o que você precisa, em um só lugar
Acesse Amazon

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?
Clique na imagem e nos envie o seu nome e idade

VEJA TAMBÉM

Jovem comete suicídio em Conchal neste domingo (29), um dia após comemorar aniversário

O jovem de aproximadamente 21 anos, morador da cidade de São Paulo, segundo registrado, foi encontrado por uma cidadã conchalense, em uma construção, por volta das 19:10hs, deste domingo (29).   Segundo informações obtidas no local dos fatos pela nossa reportagem e, confirmadas em registro de boletim de ocorrência. Uma cidadã conchalense (Aline), esteve nesta construção, localizada à rua Benedito Novo, no bairro Novo Horizonte, em Conchal, para conhecer o local, onde segundo informações pretendia alugar ou comprar antes mesmo do término da obra.   Chegando ao imóvel em construção, ao entrar em um dos cômodos, a testemunha se deparou com um corpo suspenso, pendurado, enforcado, com uma mangueira em torno do pescoço.   A testemunha acionou a Policia Militar que passava pelo local naquele momento. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a Polícia Cientifica, representada pela perita Mariana, fotógrafo Marco e, a Policia Civil, representada pelo GCM Ivam, que auxilia

Linha com cerol provoca acidente fatal na tarde desta sexta-feira (28) em Conchal

Por volta das 15h40min, desta sexta-feira (28), um homem de 42 anos de idade, morador de Conchal, foi atingido fatalmente por uma linha com cerol, quando passava com sua moto pela Rua dos Battel, próximo a escola Bela Vista, no bairro Esperança 3, em Conchal, SP. Moto da vitima  Segundo testemunhas a vítima ainda conseguiu andar alguns metros, até a esquina com a rua dos Maiochi, lugar onde acabou perdendo os sentidos. O SAMU foi acionado, porém quando chegou ao local foi constatada morte eminente, devido extensa laceração na região do pescoço. A ocorrência ainda está em andamento. A Polícia Militar está no local. O responsável pela linha com cerol que tirou a vida do trabalhador, ainda não foi identificado. Vale lembrar, que a venda e/ou utilização de linha com cerol ou linha chilena, com também é chamada, é crime.     

Polícia Militar liberta homem que seria julgado por ‘tribunal do crime’ e prende 11 pessoas em Conchal

Por: Beto Ribeiro Repórter   Na noite de domingo (20), os policiais militares cabo Barros e soldado Consoni, estavam em patrulhamento de Força Tática pelo município de Araras (SP), quando receberam informações via COPOM, que pela cidade de Conchal (SP), estava ocorrendo um suposto "tribunal do crime", em andamento em um bar, pelo bairro Jardim Esperança III. De imediato, foi realizada uma diligência até o local, com o apoio de outras viaturas.   A informação dava conta de que um rapaz havia sido sequestrado e que estava sendo agredido, e provavelmente seria morto, ainda conforme as informações os envolvidos aumentaram o som do estabelecimento, para que os gritos não fossem ouvidos. O local indicado é o conhecido Bar HM, de propriedade de um indivíduo já conhecido nos meios policiais e o estabelecimento é afamado ponto de tráfico.   Defronte ao bar, havia um porco no rolete sendo feito, sendo que ali estavam três indivíduos, os quais, ao perceberem a chegada das vi

Homem de 23 anos é assassinado nesta quarta-feira (23) com 3 tiros e 6 facadas em Conchal

O crime aconteceu por volta das 20h25min desta quarta-feira (23), à rua Cândida  Battel, no bairro Jardim Peres, em Conchal.   A Guarda Municipal atendeu a ocorrência com o apoio da Policia Militar.   Segundo informações fornecidas por moradores próximo ao local, a vítima Michael Willian Mendes da Silva, 23 anos, foi abordado por pelo menos dois indivíduos encapuzados.   Michael tentou fugir, mas foi golpeado com pelo menos 6 facadas e três tiros, segundo constatado pela Policia Cientifica que esteve no local dos fatos. A polícia investiga o caso.