Pular para o conteúdo principal

Entenda quais são os riscos de pegar covid-19 em uma sessão de cinema



Cinemas, teatros, bibliotecas, museus e outros equipamentos culturais foram reabertos na cidade de São Paulo no último sábado (10) graças à mudança para a fase verde do plano de flexibilização estabelecido pelo governo do Estado.

A reabertura acontece mediante a determinação de inúmeras regras, como por exemplo reduzir a ocupação de salas a 60% da capacidadde total, intercalar os assentos - deixando dois lugares livres entre os espectadores, a fim de se garantir espaçamento lateral -, fornecer máscaras suficientes aos colaboradores e desinfectar previamente os ambientes.



Apesar das normas, a infectologista Lina Paola, da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, afirma que a chance de infecção durante uma sessão de cinema ou teatro é grande. Se fosse estabelecida uma escala de risco, a especialista colocaria esses eventos em alerta vermelho.

"Em ambientes fechados, onde não há circulação de ar o risco de se contaminar é alto. A minha recomendação seria que o número de pessoas [na sala] seja muito restrito e que as portas fiquem abertas, sem o uso do ar-condicionado", destaca.



A médica explica que o ar-condicionado funciona como um potencializador da circulação de aérossois, pequenas partículas líquidas contaminadas com o vírus que ficam suspensas no ar ao serem expelidas quando alguém fala, tosse ou espirra. "Ele movimenta o mesmo ar dentro do local fechado, então aquelas particulas permancem ali", descreve.

De acordo com ela, o ideal seria que a ocupação de salas fossem reduzidas a, no máximo, 50% de sua capacidade total e que fossem criadas "pequenas ilhas" para cada grupo familiar, pois não basta garantir apenas a distância lateral entre poltronas - que deve ser de, no mínimo, um metro. "Tem que ter poltronas vagas na frente e atrás".



A infectologista enfatiza que as pessoas não devem tirar a máscara nem para comer. "Tem que usar o tempo todo, porque não há troca de ar, então vão ficar aerossóis naquele ambiente", recomenda. "O ideal é não consumir alimentos no local", completa.

Lina também cita a dificuldade de desinfectar poltronas. "Se for de couro ou outro material sintético eles vão conseguir. Mas o estofado não é plausível de higienização. O líquido é absorvido pelo tecido, que fica molhado e você não tem como esterelizar. A solução seria colocar uma capa plástica e trocar a cada sessão", analisa.



A especialista afirma que, apesar da reabertura, quem faz parte do grupo de risco da covid-19 não deve ir ao cinema ou a qualquer outro evento em ambientes fechados. "Se for uma pessoa saudável, mas que mora com alguém que tem maior risco de ter complicações graves, deve avaliar muito bem [antes de decidir]", aconselha.

*Com informações de R7.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...