Novidade!

Mamadeira é uma grande fonte de ingestão de microplásticos, diz estudo




Um bebê ingere todos os dias entre meio e mais de um milhão de micropartículas de plástico de sua mamadeira, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira (19) que sugere algumas recomendações para reduzir essa ingestão, cujo impacto na saúde ainda é desconhecido.

Os autores do estudo apresentado na revista científica "Nature Food" submeteram modelos de mamadeiras de polipropileno ao processo de preparação recomendado pela Organização Mundial da Saúde: esterilização e preparação do leite materno com água aquecida a 70ºC, para eliminar as bactérias perigosas.



O resultado demonstra que algumas mamadeiras liberam até 16 milhões de microplásticos por litro e que a temperatura desempenha um papel importante.

Se a água para preparar o leite é aquecida a 95ºC, a presença de plásticos pode aumentar para 55 milhões por litro; e diminui para pouco mais de meio milhão com a água a 25 graus.



Um bebê de 12 meses ingere, portanto, em média todos os dias 1,5 milhão de microplásticos, segundo os cálculos dos pesquisadores.

A exposição cotidiana é mais forte nos países desenvolvidos onde a amamentação tem menos peso: 2,3 milhões de microplásticos na América do Norte e 2,6 milhões na Europa.



"A última coisa que queremos é alarmar em excesso os pais, principalmente porque não temos informação suficiente sobre as consequências potenciais dos microplásticos na saúde dos bebês", comentou um dos autores da pesquisa, John Boland.

"É muito provável que (as partículas) simplesmente atravessem muito rápido o nosso corpo"; afirmou o professor do Real Instituto de Tecnologia de Melbourne, Oliver Jones, citado pelo organismo Science Media Centre.



Recomendações

Apesar de tudo, os autores deixam recomendações para limitar a exposição dos bebês: lavar a mamadeira três vezes com água esterilizada fria, preparar o leite em pó em um recipiente não-plástico antes de despejar o líquido resfriado na mamadeira, não agitar a mamadeira em excesso e não colocá-la no microondas.

E para aquecer a água, não usar uma chaleira elétrica de plástico que libera "uma quantidade semelhante de microplásticos".



"Estudar o destino e o transporte dos microplásticos através do organismo é nossa próxima etapa", afirmaram os pesquisadores à AFP.

*Com informações de G1.









Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Conchal/SP - Sem sintomas, jovem de 22 anos descobre que está grávida após 37 semanas de gestação – O fenômeno é chamado pelos médicos, de “gravidez silenciosa”

Policia Militar e fiscais da prefeitura de Conchal fecham 4 estabelecimentos por não respeitar medidas de combate ao Covid-19

Condenada por associação ao tráfico é presa pela Policia Militar no Jardim das Palmeiras em Conchal

Policia Civil apreende adolescente por tráfico de drogas no Esperança 1 em Conchal

Polícia Militar Ambiental resgata aves silvestres em cativeiro e aplica multa de R$ 9,9 mil em Conchal, SP

Policia Militar prende mais um por tráfico de drogas em Conchal - Indagado, o meliante confessou que estava na prática de comercialização do entorpecente pelo local

Vídeo - Comitê para Enfrentamento à Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19) em Conchal se reúne para debater as próximas medidas no combate

Maria da Penha nele! - Meliante agride mulher grávida de 8 meses e é detido pela Policia Militar em Conchal

Governo de São Paulo estuda decretar toque de recolher no interior do estado

😎😎 Mulher tem casa invadida e reage com tapas e chutes após desconhecido tentar agarrá-la; assista vídeo.

Todas as Publicações

Mostrar mais