Pular para o conteúdo principal

90 dias Grátis

No Dia do Chefe, veja tipos mais comuns e como lidar com eles



Nesta sexta-feira (16) é comemorado o Dia do Chefe. Mas como anda a sua relação com ele? Até que ponto ele interfere no seu trabalho, tanto de maneira positiva quanto negativa? Entender como seu chefe 'funciona' e saber a forma de lidar com ele é fundamental para não chegar ao ponto de sair (ou ser saído) da empresa.

Uma pesquisa da Catho mostra que 50% dos profissionais já mudaram de emprego por causa do chefe. Para os 480 entrevistados no levantamento, as características que mais irritam nos superiores são a falta de liderança; o fato de pegarem os créditos do trabalho para eles; e serem críticos e grosseiros.



Outro levantamento da consultoria de recrutamento Michael Page aponta que oito em cada dez profissionais pedem demissão por causa do chefe. O desempenho abaixo do que se espera de um líder é o principal motivo apontado tanto por quem pede para sair da empresa como por quem está desanimado no emprego.

Para ajudar na relação entre gestor e subordinado, a empresa de recrutamento online Catho lista os principais tipos de chefe e como lidar com eles. Veja abaixo:



Chefe microgerenciador



Características: Para este tipo de chefe, cada e-mail que você envia deve passar pelo crivo dele, por mais informal que seja o assunto. Na maioria das vezes, esse perfil profissional é inseguro em relação à sua equipe e não confia que as atividades sejam executadas de acordo com o padrão de qualidade exigido por ele.

Como lidar: Para evitar atritos, é recomendado mantê-lo informado sobre o andamento dos processos que estão sob sua responsabilidade e sobre a sua rotina diária. Transparência e rotina são as palavras de ordem para lidar com o chefe microgerenciador.



Chefe centralizador



Características: O chefe centralizador é aquele que tem dificuldades de delegar tarefas em consequência da não confiança nos subordinados. Ele é o tipo de profissional que, mesmo em cargo de gestão, fica sobrecarregado, pois prefere fazer ele mesmo do que arriscar que um colega faça malfeito.

Como lidar: Iniciativa é o que chefe centralizador mais gosta e é o que fará com que ele tenha confiança em você e no seu trabalho. Para ganhar a confiança dele, é recomendado trabalhar com qualidade e comprometimento em suas entregas.



Chefe preguiçoso



Características: Ao contrário do centralizador, o chefe preguiçoso é aquele que não faz nada além de dizer quem deve fazer o quê. A gestão de pessoas fica de lado, assim como a gestão e validação das tarefas feitas pela sua equipe. Poupar energia parece ser o seu lema. O maior problema desse tipo de gestor é a falta de visibilidade que sua equipe tem na empresa, já que ele não levanta a bandeira da equipe no trabalho.

Como lidar: O desafio dos seus subordinados é fazer o chefe preguiçoso se mexer. Tem alguma tarefa que é de responsabilidade do chefe? Solicite a ele que a faça e explique por que não funcionaria sob sua responsabilidade. Pedir ajuda a ele é o principal meio de fazê-lo trabalhar com a equipe. Em projetos grandes, tente envolver outras áreas também para que você seja visto pelos colegas de trabalho e para que o seu profissionalismo não seja colocado em xeque.



Chefe autocrata



Características: O chefe autocrata, ou o chefe absolutamente autoritário, é aquele que toma decisões que dizem respeito aos seus subordinados sozinho e sem pedir a opinião de ninguém. Sua palavra está acima de tudo e de todos e, talvez, comportamentos abusivos possam ser naturais para ele, assim como a intolerância e inflexibilidade. Esse tipo de chefe não permite reclamações ou enfrentamentos.

Como lidar: se um feedback individual não funcionar, não hesite em procurar ajuda do departamento de RH.



Chefe incoerente



Características: Fala uma coisa hoje e outra amanhã. Pede X e no momento da entrega diz que queria Y. O chefe incoerente nem sempre age de má fé, mas por confusão graças às muitas tarefas e responsabilidades com as quais tem que lidar ou pelo excesso de pedidos vindos de seus superiores, por isso, a cada hora uma coisa diferente é priorizada.

Como lidar: Tente formalizar o que conversam, principalmente se uma mudança de posicionamento da parte dele puder trazer consequências para o seu trabalho. Um e-mail registrando tudo que foi falado após uma reunião é uma saída para evitar que o seu chefe mude de ideia em alguns dias. Se a cada minuto uma nova tarefa for solicitada com prioridade, questione sempre qual deverá entregar primeiro.



Chefe insensível



Características: O chefe insensível acredita que a vida pessoal e a vida profissional são destacáveis uma da outra. Por isso, para ele, seus problemas pessoais não devem impactar na sua performance profissional.

Como lidar: Se você está passando por um momento difícil ou delicado no âmbito pessoal, reserve alguns minutos da agenda do seu superior e explique a situação, peça um pouco de calma neste momento e, se necessário, peça alguns dias de folga ou afastamento. Lembre-se de deixar claro que o seu comprometimento com o trabalho não irá mudar.



Chefe passivo



Características: O chefe passivo, ou permissivo, é aquele que cede a todos os pedidos e pressões. Ele não sabe dizer não aos seus subordinados nem aos colegas e superiores, o que resulta em mais trabalho para a equipe que, muitas vezes, não é de responsabilidade dela. Além disso, o chefe passivo não tem perfil de cobrador, o que pode resultar em desequilíbrio de tarefas dentro da equipe, sobrecarregando alguns integrantes.

Como lidar: Tente se planejar para atender a todas as demandas e, caso a passividade do seu chefe comece a prejudicar você, converse com ele e mostre que sua postura está prejudicando a equipe.



Chefe tóxico



Características: Quando ele chega, o ambiente fica pesado e o humor das pessoas é afetado. Em vez de motivar e dar energia aos seus subordinados com seu discurso, ele causa um efeito contrário: faz com que todos se sintam incapazes de cumprir suas metas, além de desmotivados e exaustos.

Como lidar: Na maioria das vezes, o líder tóxico é mal-educado ou sarcástico, o que torna a comunicação com ele impossível. Mesmo assim, o diálogo é a melhor saída. Converse com ele e dê um feedback sobre os efeitos que seu comportamento surte na performance profissional da sua equipe. Se isso não funcionar, procurar o RH é uma alternativa.

*Com informações de G1.




Leia também

Vídeo - Acidente envolvendo duas motos acontece nesta segunda-feira (7) em Conchal

Um acidente entre duas motocicletas aconteceu nesta manhã de segunda-feira (7), na esquina da Rua Conde de Parnaíba e Rua das Palmas, área central de Conchal. As duas pessoas, uma mulher de 40 anos, que conduzia uma das motocicletas e, um homem com 29 anos, que condizia a outra moto envolvida no acidente, foram socorridos pelo SAMU, com múltiplas escoriações, sem sinal de fraturas e com sinais vitais estáveis. Em seguida foram encaminhados ao Pronto Socorro local.  Um vídeo gravado por câmeras de segurança foi publicado nas redes sociais por moradores próximos ao local. Assista abaixo: 

Vídeo - Assalto com refém nesta quinta (10) termina com 1 criminoso morto e 3 presos em Araras

  Reportagem: Beto Ribeiro Na manhã desta quinta-feira (10), quatro criminosos de São Paulo (SP), ocupando um veículo Toyota/Fielder, produto de roubo invadiram uma residência na Vila Bressan, região central de Araras (SP), e fizeram uma família refém. Assista ao vídeo abaixo. A Polícia Militar foi comunicada sobre o assalto, equipes que estavam de serviço e em treinamento foram rapidamente ao local, e durante a ação de combate ao crime, um dos assaltantes que estava no telhado, acabou sendo alvejado e morto, um foi preso e os outros dois que ficaram no interior do imóvel, se renderam após cerca de duas horas de negociações. Três vítimas foram libertadas e socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), depois de receberem atendimento no local pelo Dr. Agnaldo Píscopo. Equipes do 10º Baep – ​Batalhão de Ações Especiais de Polícia, halicóptero Águia da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros, também estiveram no apoio da ocorrência.

Hospital de Conchal emite alerta de superlotação na área Covid – “Se continuar nessa proporção, nós teremos que começar a colocar camas nos corredores”, disse diretora do Madre Vannini

Neste domingo (6), a diretora do hospital Madre Vannini, Suelleni Santos, emitiu um alerta através de áudio enviado às autoridades da cidade, informando sobre a superlotação no hospital, na área reservada a tratamento de pacientes com Convid-19. “Nós chegamos até aqui e a nossa capacidade de ocupação de leitos chegou a 100%. Abrimos quatro novos leitos e todos já estão ocupados. Se continuar nessa proporção, nós teremos que começar a colocar camas nos corredores, pois o local destinado aos pacientes com Covid, não comportam mais ninguém” , explicou Suelleni.   No áudio a diretora explicou estar se referindo apenas a área reservada para o tratamento dos pacientes com Covid, não podendo misturar essas pessoas com os demais pacientes que buscam por atendimento devido outras patologias.   “Não temos como misturar fluxo, ou seja, colocar os pacientes com Covid em outros leitos destinados aos pacientes clínicos, pois pode acontecer a contaminação daqueles que vem no hospital por

Covid-19 - Veja como fica o calendário após Governo de SP antecipar datas de vacinação para toda população adulta

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (9) que vai antecipar a vacinação contra Covid-19 do público geral, por faixa etária, e também de diversos grupos prioritários, como trabalhadores da educação e pessoas com deficiência permanente. Em média, cada faixa etária teve sua projeção de vacinação antecipada em cerca de 15 dias, em comparação com o calendário divulgado anteriormente. A partir desta quarta-feira (9) podem se vacinar os profissionais da educação básica com 45 e 46 anos de idade. Já aqueles com idade entre 18 e 44 anos poderão receber o imunizante a partir da próxima sexta-feira (11). Já as grávidas e as puérperas (mulheres que deram a luz há menos de 45 dias) devem receber a vacina a partir desta quinta (10), independente de sua condição de saúde. Antes, a vacinação deste grupo era restrita a mulheres com comorbidades. Também nesta quinta-feira (10) poderão se vacinar as pessoas com deficiência permanente, mas que não recebem o Benefício de Prestação Continua

48 novos casos de Covid-19 são confirmados nesta segunda-feira (7) em Conchal – Ao todo são 158 casos, com 20 hospitalizados, sendo 8 em UTI

Nesta segunda-feira (7), o município de Conchal registou 48 novos casos de Covid-19. A atualização foi publicada no boletim epidemiológico, fornecido pelo Departamento de Saúde do município (veja abaixo). Ao todo o município está com 158 pacientes diagnosticado com a doença, sendo que 20 desses pacientes estão hospitalizados, 8 em UTIs. Nesta tarde, o F5 publicou a matéria em que a diretora do Hospital Madre Vannini, Suelleni Santos, emitiu um alerta quanto a superlotação da área Covid no hospital ( Clique aqui para ler ) . A Unidade Sentinela atendeu 117 pessoas com síndrome gripal nesta segunda. Na semana passada foram 430 atendimentos em apenas 4 dias, segunda, terça, quarta e sexta-feira.      

OS MELHORES FILMES - BAIXE O APP AGORA!

Tudo o que você precisa, em um só lugar

Tudo o que você precisa, em um só lugar
Acesse Amazon

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?
Clique na imagem e nos envie o seu nome e idade

VEJA TAMBÉM

Jovem comete suicídio em Conchal neste domingo (29), um dia após comemorar aniversário

O jovem de aproximadamente 21 anos, morador da cidade de São Paulo, segundo registrado, foi encontrado por uma cidadã conchalense, em uma construção, por volta das 19:10hs, deste domingo (29).   Segundo informações obtidas no local dos fatos pela nossa reportagem e, confirmadas em registro de boletim de ocorrência. Uma cidadã conchalense (Aline), esteve nesta construção, localizada à rua Benedito Novo, no bairro Novo Horizonte, em Conchal, para conhecer o local, onde segundo informações pretendia alugar ou comprar antes mesmo do término da obra.   Chegando ao imóvel em construção, ao entrar em um dos cômodos, a testemunha se deparou com um corpo suspenso, pendurado, enforcado, com uma mangueira em torno do pescoço.   A testemunha acionou a Policia Militar que passava pelo local naquele momento. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a Polícia Cientifica, representada pela perita Mariana, fotógrafo Marco e, a Policia Civil, representada pelo GCM Ivam, que auxilia

Linha com cerol provoca acidente fatal na tarde desta sexta-feira (28) em Conchal

Por volta das 15h40min, desta sexta-feira (28), um homem de 42 anos de idade, morador de Conchal, foi atingido fatalmente por uma linha com cerol, quando passava com sua moto pela Rua dos Battel, próximo a escola Bela Vista, no bairro Esperança 3, em Conchal, SP. Moto da vitima  Segundo testemunhas a vítima ainda conseguiu andar alguns metros, até a esquina com a rua dos Maiochi, lugar onde acabou perdendo os sentidos. O SAMU foi acionado, porém quando chegou ao local foi constatada morte eminente, devido extensa laceração na região do pescoço. A ocorrência ainda está em andamento. A Polícia Militar está no local. O responsável pela linha com cerol que tirou a vida do trabalhador, ainda não foi identificado. Vale lembrar, que a venda e/ou utilização de linha com cerol ou linha chilena, com também é chamada, é crime.     

Homem de 23 anos é assassinado nesta quarta-feira (23) com 3 tiros e 6 facadas em Conchal

O crime aconteceu por volta das 20h25min desta quarta-feira (23), à rua Cândida  Battel, no bairro Jardim Peres, em Conchal.   A Guarda Municipal atendeu a ocorrência com o apoio da Policia Militar.   Segundo informações fornecidas por moradores próximo ao local, a vítima Michael Willian Mendes da Silva, 23 anos, foi abordado por pelo menos dois indivíduos encapuzados.   Michael tentou fugir, mas foi golpeado com pelo menos 6 facadas e três tiros, segundo constatado pela Policia Cientifica que esteve no local dos fatos. A polícia investiga o caso.              

Polícia Militar liberta homem que seria julgado por ‘tribunal do crime’ e prende 11 pessoas em Conchal

Por: Beto Ribeiro Repórter   Na noite de domingo (20), os policiais militares cabo Barros e soldado Consoni, estavam em patrulhamento de Força Tática pelo município de Araras (SP), quando receberam informações via COPOM, que pela cidade de Conchal (SP), estava ocorrendo um suposto "tribunal do crime", em andamento em um bar, pelo bairro Jardim Esperança III. De imediato, foi realizada uma diligência até o local, com o apoio de outras viaturas.   A informação dava conta de que um rapaz havia sido sequestrado e que estava sendo agredido, e provavelmente seria morto, ainda conforme as informações os envolvidos aumentaram o som do estabelecimento, para que os gritos não fossem ouvidos. O local indicado é o conhecido Bar HM, de propriedade de um indivíduo já conhecido nos meios policiais e o estabelecimento é afamado ponto de tráfico.   Defronte ao bar, havia um porco no rolete sendo feito, sendo que ali estavam três indivíduos, os quais, ao perceberem a chegada das vi