Novidade!

Onda de calor chega ao fim e frente fria causa chuva no Sul e no Sudeste




A onda de calor que atingiu o Brasil nos últimos dias quebrando recordes em vários estados está chegando ao fim, segundo informações do ClimaTempo. A chegada de uma frente fria nesta sexta-feira (9) traz fortes chuvas e diminui as temperaturas no Sudeste, Sul e parte do Centro-Oeste.

A massa de ar seco que estava na região central do Brasil perdeu força e uma frente fria, que agora está entre a costa de São Paulo e do Rio de Janeiro, conseguiu romper com o bloqueio atmosférico. Com isso, a área de alta pressão começou a se deslocar para o oeste, permitindo a entrada da umidade do oceano na região sudeste.

Isso faz com que as temperaturas diminuam porque a chuva é um regulador térmico e refresca o ar. O calor extremo diminui, mas deve continuar quente na maior parte dos estados.



Chuvas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alertas de tempestades e chuvas intensas para parte do Rio de Janeiro, sul e sudoeste de Minas Gerais e leste de São Paulo. O volume esperado é entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia.

Nuvens carregadas avançam sobre a Grande São Paulo e podem provocar chuva forte, raios e rajadas de vento de até 75 km/h. Há risco de granizo e e formação de bolsões de alagamento.

Na faixa leste do estado de São Paulo e do Rio de janeiro pode chover a qualquer hora do dia, com raios e ventos fortes. Há previsão de temporais no Vale do Itajaí (SC) e no Paraná. Em Vitória a chuva deve ser mais pontual.



Em Minas Gerais, na região do Vale do Rio Doce, nuvens carregadas na região de Guanhães provocaram rajadas de vento de até 82 km/h.

No Norte do país a chuva deve ser forte em vários momentos, mas as pancadas intercalam com períodos de sol forte. No Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás também deve chover, mas apenas pancadas rápidas

No norte do Nordeste e na região que vai do leste do Espírito Santo até Alagoas ventos fortes do oceano podem causar ventania de até 70km/h.



Outras áreas de instabilidade se formam sobre o Sul do país com a chegada de uma nova frente fria que avança sobre o Rio Grande do Sul.

Calor

A onda de calor está chegando ao fim, mas nesta sexta ainda podemos ter altas temperaturas, entre 40°C e 43°C, em parte dos estados do Centro-Oeste, no Tocantins, em Minas Gerais, na Bahia, Piauí, Maranhão e Pará.

A sexta-feira deve ser de sol forte, calor e sem chuva no Amapá, em quase todo o Pará, no Tocantins, no Distrito Federal e em quase todas as regiões de Goiás, no centro-norte de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo e em quase todo o Nordeste.



Sol, calor e pancadas de chuva com raios devem acontecer à tarde e à noite em Roraima, no oeste do Pará, no Amazonas, em Rondônia e oeste do Acre. Não deve chover na região de Rio Branco e no leste do Acre.

*Com informações de G1.





Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Conchal iniciou nesta quinta-feira (21) a vacinação contra a Covid-19

Vagabundo rouba cadeirante e acaba preso em flagrante pela PM em Conchal, SP

Prefeitura de Conchal se prepara para vacinação contra Covid-19 – O F5 entrevistou o diretor do departamento de saúde do município. Wagner Lozano deu mais detalhes sobre esse e outros assuntos relacionados ao setor

Professor pede ajuda após cadelinha ser jurada de morte

Quem são as pessoas que não podem tomar vacina contra covid

Criança de 10 anos engravida de gêmeos após ser estuprada pelo padrasto, diz polícia

Restaurante Santo Forte faz homenagem à lanchonetes que fizeram parte da história de Conchal

Força Tática captura procurado por tráfico de drogas e realiza flagrante de porte Ilegal de arma de fogo durante patrulhamento em Araras, SP

Prefeitura de Conchal inicia obras de manutenção no prédio do Cemec

Campanha da Acico distribui quase R$ 60 mil em prêmios

Todas as Publicações

Mostrar mais