Pular para o conteúdo principal

ONG cria projeto de carroças motorizadas para ajudar catadores




A ONG Pimp My Carroça desenvolveu o projeto Carroças do Futuro, que tem o objetivo de ajudar os catadores de materiais recicláveis com equipamentos elétricos para facilitar seu trabalho.

A iniciativa começou em 2019, com testes e montagem de protótipos. A projeção é que, ainda em dezembro deste ano, as duas primeiras carroças já devem ganhar as ruas de São Paulo.

As carroças conseguem carregar até 400 quilos, possuem freios, sinalização de segurança, pisca-alerta, faróis dianteiro e traseiro, buzina, retrovisor e chegam a atingir a velocidade de 6km/h.



Elas funcionam por meio de baterias, que têm uma média de 6 horas de duração. Para carregar, basta conectar a uma tomada. As carroças podem ser carregadas também da forma tradicional, em ruas planas, ou quando não houver tanta dificuldade, até para que a bateria dure mais tempo e seja acionada em subidas ou quando houver excesso de peso.

Inovação sustentável

“O projeto Carroças do Futuro é uma inovação sustentável para ajudar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis autônomos a trabalhar com mais eficiência, gerar maior renda e promover qualidade de vida", diz Adriane Andrade, coordenadora do projeto.

"É a valorização para quem de fato realiza a coleta seletiva, eles trazem uma solução para nossa cidade e hoje não são reconhecidos, trabalhando de forma insalubre", completa Adriane.



Com ajuda de parcerias, além das carroças, três triciclos motorizados foram doados para catadores, dois na capital paulista e um no Guarujá, litoral de São Paulo. Tudo será examinado e o projeto receberá feedbacks para ver se melhorias são necessárias. No final do ano, serão mais duas unidades doadas.

Adriane também disse que a Pimp My Carroça atende mais de 2.000 catadores em 50 cidades e 15 países diferentes. O próximo passo para o ano que vem é fabricar mais carroças com a ajuda de investidores.

*Com informações de R7.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...