Novidade!

ONG cria projeto de carroças motorizadas para ajudar catadores




A ONG Pimp My Carroça desenvolveu o projeto Carroças do Futuro, que tem o objetivo de ajudar os catadores de materiais recicláveis com equipamentos elétricos para facilitar seu trabalho.

A iniciativa começou em 2019, com testes e montagem de protótipos. A projeção é que, ainda em dezembro deste ano, as duas primeiras carroças já devem ganhar as ruas de São Paulo.

As carroças conseguem carregar até 400 quilos, possuem freios, sinalização de segurança, pisca-alerta, faróis dianteiro e traseiro, buzina, retrovisor e chegam a atingir a velocidade de 6km/h.



Elas funcionam por meio de baterias, que têm uma média de 6 horas de duração. Para carregar, basta conectar a uma tomada. As carroças podem ser carregadas também da forma tradicional, em ruas planas, ou quando não houver tanta dificuldade, até para que a bateria dure mais tempo e seja acionada em subidas ou quando houver excesso de peso.

Inovação sustentável

“O projeto Carroças do Futuro é uma inovação sustentável para ajudar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis autônomos a trabalhar com mais eficiência, gerar maior renda e promover qualidade de vida", diz Adriane Andrade, coordenadora do projeto.

"É a valorização para quem de fato realiza a coleta seletiva, eles trazem uma solução para nossa cidade e hoje não são reconhecidos, trabalhando de forma insalubre", completa Adriane.



Com ajuda de parcerias, além das carroças, três triciclos motorizados foram doados para catadores, dois na capital paulista e um no Guarujá, litoral de São Paulo. Tudo será examinado e o projeto receberá feedbacks para ver se melhorias são necessárias. No final do ano, serão mais duas unidades doadas.

Adriane também disse que a Pimp My Carroça atende mais de 2.000 catadores em 50 cidades e 15 países diferentes. O próximo passo para o ano que vem é fabricar mais carroças com a ajuda de investidores.

*Com informações de R7.




Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Homem sofre tentativa de homicídio no Jd Bela Vista em Conchal – O crime aconteceu por volta das 6:50hs deste sábado (9). A GCM atendeu a ocorrência

Campanha da Acico distribui quase R$ 60 mil em prêmios

Procurado pela Justiça é capturado pela PM durante patrulhamento em Conchal, SP

Banco do Brasil anuncia programa de demissão voluntária e fechamento de 361 unidades

Artistas de Conchal não receberão auxilio da Lei Aldir Blanc e mais de 217 mil terá que ser devolvido ao Governo – Diversos erros no processo elaborado pelo setor de turismo da cidade tonaram inviáveis os pagamentos

Polícia Militar aborda veículo com “pé” para fora do porta-malas na Rodovia Anhanguera em Araras, SP

Prefeitura de Conchal instala novo reservatório no Jd Santo Antônio – Há dez anos o bairro estava com o reservatório de concreto desativado

Homem tem arma apreendida pela Força Tática após atirar contra suspeitos e acerta um deles na zona rural de Araras, SP

Corpo é encontrado em cova rasa em Conchal

Bolsonaro sobre CoronaVac: "Agora estão ouvindo a verdade"

Todas as Publicações

Mostrar mais