Pular para o conteúdo principal

Piadas, cadeiras, crianças, roupas: veja assuntos mais comentados na internet sobre o home office



O home office foi a saída encontrada por muitas empresas para manter as atividades em meio à pandemia de Covid-19, enquanto preservam a saúde de seus trabalhadores. Mas a modalidade vem gerando discussões na internet: longe de ser uma unanimidade, o trabalho em casa também gera reclamações e angústias entre os brasileiros.

Uma pesquisa feita pela plataforma de monitoramento digital Torabit mapeou os assuntos mais comentados com o tema home office nas principais redes sociais, além de sites e portais. Foram cerca de 635 mil menções analisadas entre maio e setembro, que apontaram que, entre os assuntos comentados, estão internet, roupas, cadeiras e atividades domésticas.



Sem surpresa, no entanto, piadas foram os assuntos mais mencionados, com 28,5% do total.

Na sequência, aparecem:

equipamentos de trabalho (15%);

produtividade (15%);

carga horária (7,5%);



internet (5,7%);

alimentação (5,2%);

reuniões (4,2%);

vestuário (3,8%);

crianças (3,6%); e

rotina (2,7%).



Menções positivas, negativas e neutras

A maioria das postagens reúne piadas ou compartilhamento 
de notícias a respeito do assunto, sendo que 52% são de conteúdo neutro. Outros 27% são de conteúdo positivo e defendem a ideia de continuação do trabalho remoto, com elogios ou defesa da prática, enquanto 21% são negativos, com reclamações, principalmente relacionadas a trabalho doméstico, carga horária e qualidade de conexão.

Os temas que geraram maior percentual de menções positivas foram vagas de emprego (80%), vestuário (75%) e legislação (50%). Já os que produziram mais críticas foram trabalho doméstico (67%), internet (62%), saúde (60%) e carga horária (59%).



Os estados com mais posts sobre o assunto foram São Paulo (28%), Rio de Janeiro (18%), Minas Gerais (8%), Paraná (6%) e Rio Grande do Sul (5%).

A maior parte das menções foi feita por mulheres, com quase 56% do total de posts.



Equipamentos de trabalho

Em relação aos equipamentos de trabalho em casa, a cadeira foi o item mais citado. As menções relatam problemas na coluna provocados por equipamentos inadequados, como cadeiras e mesas menores que o ideal. Alguns usuários falaram sobre iniciativas de empresas que ajudaram a montar os escritórios em casa. Outros mencionam que o home office ideal é com uma cadeira gamer.

Produtividade

As menções sobre produtividade ficaram divididas nas redes. Um grupo de usuários diz não ter produtividade no trabalho em casa, pois acredita que o ambiente não proporciona foco e rendimento. Já outro grupo relatou conseguir produzir bem mais em casa e em menos tempo do que no dia a dia no escritório.



As principais reclamações em relação à produtividade em casa dizem respeito à quantidade de reuniões e às questões domésticas, como a preparação das refeições, a organização da rotina, a limpeza e os cuidados com filhos.

Carga horária

Das menções à carga horária de trabalho, 59% foram negativas. Usuários relataram trabalhar mais no regime de home office. Uma reclamação recorrente é que as empresas não respeitam os horários de entrada e saída nem os de intervalo.







Internet

No assunto internet, as menções negativas foram destaque, com 62% do total, principalmente em virtude de reclamações por instabilidade na rede ou queda no serviço, o que impossibilita o cumprimento das funções.

Vestuário

O home office trouxe um novo debate sobre a vestimenta ideal para o trabalho. Usuários ficaram divididos entre os que se arrumam como se fossem para o escritório e os que preferem usar roupas do dia a dia ou até pijamas. A não obrigatoriedade de se arrumar foi vista como positiva pela maioria das pessoas. As mulheres também aproveitaram para fazer postagens sobre a libertação do uso de sutiã durante o trabalho remoto.



Vagas

A divulgação de vagas em regime de home office foi muito compartilhada nas redes sociais. Usuários utilizaram os canais digitais para divulgar processos seletivos e também para procurar vagas entre seguidores.

Legislação

As menções sobre as mudanças necessárias nas relações trabalhistas também ganharam destaque. Há comentários sobre a falta de regras e de fiscalização do trabalho remoto.



Trabalho doméstico

Os comentários sobre os cuidados com a casa foram em sua maioria negativos (67%). Há relatos de cansaço com a dupla jornada de atividades, pois, além do trabalho do dia a dia, é necessário cuidar da alimentação e da limpeza da casa, o que muitas vezes é realizado no intervalo da jornada.

Saúde

No caso do assunto saúde, a maior parte das menções é relacionada a reclamações por estresse ou dores nas costas por conta de falta de mesa e de cadeira adequadas.

*Com informações de G1.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Condutores de ambos os veículos envolvidos em acidente na SP 191, são moradores de Conchal

Um trágico acidente na noite deste sábado (13) na rodovia "Wilson Finardi" - SP-191, próximo ao Centro de Ressocialização, deixou duas pessoas mortas e uma pessoa ferida. Um casal de idosos, residentes do Distrito de Tujuguaba, foi vítima fatal do incidente, que envolveu dois os veículos. Segundo informações preliminares da polícia, o acidente ocorreu por volta das 19h30, quando um carro Volkswagen/Gol, conduzido por um homem de 72 anos, e sua esposa, de 70 anos. Infelizmente, houve uma colisão frontal com um Honda/Civic, também operado por um morador local. Os Bombeiros Militares de Mogi Guaçu e os Bombeiros Municipais de Mogi Mirim foram rapidamente acionados para prestar socorro, porém, lamentavelmente, o casal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do acidente. O condutor do Honda Civic, de 74 anos, foi encaminhado à Santa Casa com ferimentos leves. A Intervias, concessionária responsável pela administração da rodovia, também prestou os primeiros