Novidade!

Policiais militares realizam exames de covid-19 em Araras, SP




A Polícia Militar de Araras (SP), iniciou nesta quarta-feira (14), a realização de exames de covid-19, em seus 87 policiais, na carreta itinerante de testagem que se encontra na sede da 2ª Companhia. A medida faz parte das ações preventivas, por se tratarem de servidores que são expostos diariamente ao risco de contágio, por fazerem parte do grupo de serviços essenciais.

Carreta itinerante de testagem está no estacionamento da sede da PM



A carreta itinerante contratada pela Prefeitura Municipal, por meio de licitação, para a realização de exames de covid-19 está agora no estacionamento da sede da Polícia Militar, na Vila Dona Rosa Zurita. O serviço de testagem em massa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e já aconteceu no Ginásio de Esportes Nelson Rüegger e também no Parque Ecológico.

A mudança no local faz parte da estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde para mapear os casos e avaliar a evolução da doença na cidade.



Até o momento, segundo informações da pasta, mais de 10,9 mil testes já foram feitos pela equipe da carreta, que iniciou os trabalhos na cidade há pouco mais de um mês. A Prefeitura, no entanto, já vinha testando também pacientes com suspeita de covid-19, seguindo o protocolo elaborado pela Secretaria da Saúde e de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, desde o início da pandemia, em março deste ano.

Os exames são destinados prioritariamente a paciente que apresentam sintomas suspeitos da doença – como febre e dificuldades respiratórias. Eles devem procurar a tenda sentinela localizada na área externa da Santa Casa de Misericórdia ou a UPA 24h para passarem por avaliação médica e terem o exame agendado, de acordo com a data de início dos sintomas. Os pacientes são comunicados por telefone e/ou whatsapp sobre o dia e horário do teste.



Familiares que moram na mesma residência e pessoas que tiveram contato próximo com pacientes que testaram positivo também realizam o exame, mesmo sem apresentarem sintomas.

Pessoas sem sintomas

Além da testagem dos pacientes suspeitos, a Secretaria Municipal da Saúde também realiza ações especiais para disponibilizar exames a pessoas que não têm sintomas da doença. Ao todo, já foram testados mais de 2 mil assintomáticos em três etapas – 508 deles no último sábado (13), durante mobilização realizada no Parque Ecológico. Na ocasião, 28 pacientes testaram positivo – 16 ainda em período de transmissão da doença e outros 12 já fora dele.



Realizados a partir de uma amostra de sangue, os testes avaliam a presença de anticorpos IgM/IgG e, com isso, também se a pessoa está em fase de transmissão da doença ou não.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é realizar, a princípio, 15 mil testes, o que representa mais de 10% da população total da cidade. O número, no entanto, pode ser ampliado conforme a necessidade da rede municipal.



A ação visa atender a demanda por exames na cidade e também traçar o perfil epidemiológico da doença, o que servirá para avaliar o trabalho já realizado e direcionar novas ações para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).

*Com informações do repórter Beto Ribeiro.




Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Policia Militar e fiscais da prefeitura de Conchal fecham 4 estabelecimentos por não respeitar medidas de combate ao Covid-19

Jovem tenta se desfazer de drogas e é presa pela Policia Militar em Conchal

Menor e drogas são apreendidos pela Polícia Civil no Sol Nascente em Conchal

“As pessoas precisam entender que o momento é crítico”, diz Dr. Agnaldo Piscopo sobre atual situação da pandemia em Araras, SP

Pai e filho saem para trabalhar e são baleados na zona oeste de SP

Bombeiros buscam bebê que teria sido jogado pelo pai em rio de MG

Câmara dos Deputados pede ao STF prisão do comediante Danilo Gentili

Avião com doses da vacina da Covid-19 bate em jumento que estava em pista de aeródromo da Bahia

Doria anuncia mais restrições para São Paulo nesta quarta, mas deve manter escolas abertas

Assédio moral no trabalho, o que fazer nestas situações?

Todas as Publicações

Mostrar mais