Pular para o conteúdo principal

Seca e lua cheia: fenômenos da natureza rendem espetáculo no céu de Brasília; veja fotos




O período de estiagem – conhecido dos brasilienses – eleva a temperatura no Distrito Federal e, com isso, os índices de umidade caem a níveis desérticos. Ao mesmo tempo, a seca promove fenômenos naturais que elevam os olhos ao céu.

Na manhã desta quinta-feira (1º), a lua cheia ainda brilhava, por volta de 6h. De acordo com dados do Instituto De Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), o satélite alcançará o nível máximo de visibilidade às 18h05.

As cores alaranjadas da lua cheia foram flagradas pela TV Globo. Os tons refletem as luzes do Sol na atmosfera, combinadas com as partículas de poeira em suspensão. "A atmosfera 'suja' causa esse efeito", explicou o meteorologista Olívio Bahia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).



"Os raios solares ultrapassam essas partículas e mudam o tom que o olho enxerga. As cores avermelhadas nada mais são do que uma camada de poluição no horizonte."

A capital federal fica a cerca de 1 mil metros do nível do mar e tem relevo predominantemente plano. A característica, aliada ao tempo sem nuvens, facilita a visibilidade do céu. A cidade vizinha, Goiânia (GO) está a uma altitude de 749 metros.

Lua cheia e ipê

Em Águas Claras, quem também aproveitou para registrar a lua em sua plenitude foi o astrofotógrafo Léo Caldas. Nas imagens, o satélite aparece sobre as luzes de edifícios da região e, em outro registro, na mesma perspectiva de um drone.



Já, ao voltar o olhar para a superfície, Léo Caldas registrou as primeiras floradas do ipê branco – que desabrocha na época de seca. Na foto, o céu azul contrasta com o verde, ainda tímido, das chuvas recentes que caíram sobre a capital nas últimas semanas.

Onda de calor

Na terça-feira (29), o Inmet emitiu um alerta de perigo por conta de uma onda de calor no Distrito Federal. A situação ocorre quando a região registra temperatura até 5ºC acima da média por pelo menos três dias seguidos.

O comunicado perdura até a noite de sexta (2). Segundo o instituto, a medida indica uma "situação meteorológica perigosa".



"Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades", diz o alerta.
Nos próximos dois dias, a temperatura na capital deve ter uma leve queda. Nesta quinta, a máxima é de 34ºC. A umidade varia de 15% a 60%. Já, na sexta, a previsão é de que os termômetros marquem até 33ºC.

"Mas no fim de semana deve voltar a subir de novo, nessa faixa de 34ºC e 35ºC", explica o meteorologista Mamedes Melo.



Veja orientações para minimizar os impactos da baixa umidade:

Evitar aglomerações

Manter a hidratação

Aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar ressecamento

Usar chapéus e óculos escuros para se proteger do sol

Evitar queima de lixo que podem provocar incêndios

*Com informações de G1.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for