Em número recorde, o mapeamento de 2020 realizado pela Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) registrou mais de mil empresas-filhas, como são conhecidos os empreendimentos cujos fundadores têm ou tiveram vínculo com a instituição de ensino, em sua maioria (92%) por alunos ou ex-alunos da universidade. Ao todo, foram cadastradas na base da Agência 1.038 empresas-filhas, estando 929 delas ativas e que, nesse último ano, faturaram juntas R$ 8 bilhões e geraram 33.315 empregos.
“Não temos dúvida de que as empresas-filhas da Unicamp impactam grandemente na economia do país em termos de faturamento, geração de empregos e, em tempos de pandemia, trazem tecnologias e conhecimento que alteram a forma como as pessoas organizam suas vidas e, as empresas, suas formas de operação. Nossas empresas-filhas são exemplos claros disso, e também de como o trabalho da universidade em formar profissionais com pensamento crítico e perfil empreendedor faz a diferença no país”, comenta ao Portal da Unicamp o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp, sobre a importância do mapeamento.
Frateschi analisa que o impacto tende a ser ampliado nos próximos anos, uma vez que o levantamento 2020 apontou que 89,7% das empresas-filhas são micro ou pequenas empresas e muitas tendem a crescer e se posicionar no ecossistema a partir do exemplo de outras grandes empresas-filhas da Unicamp como é o Grupo Movile.
Fundado pelo ex-aluno do Instituto de Computação (IC) da Unicamp Fabricio Bloisi, o grupo se tornou líder no ramo de tecnologia da América Latina e atualmente emprega diretamente mais de 4,4 mil pessoas, além de impactar a vida de 1 bilhão de pessoas por meio dos aplicativos de suas empresas. Atualmente, o Grupo é formado por Movile, iFood, MovilePay, PlayKids, Sympla, Wavy, Zoop e Mensajeros Urbanos.
Concentração
O mapeamento das empresas-filhas da Unicamp constatou que 94,7% delas estão localizadas na região Sudeste do Brasil, em sua maioria no estado de São Paulo (87,3%). Quando o recorte é realizado no território paulista, percebe-se que a concentração é na Região Metropolitana de Campinas (59,9%), “o que demonstra a competência da Universidade em atrair e formar os melhores talentos, que vão ser agentes transformadores de nossa região”, comemora o diretor-executivo da Inova.
Uma informação adicional no levantamento deste ano é que a taxa de empreendedorismo – representada pelo número de empresas fundadas ao ano – vem crescendo, em resposta positiva ao trabalho da Unicamp de estímulo à cultura empreendedora e à inovação. Das 223 novas empresas cadastradas desde o último mapeamento, 64% foram fundadas nos últimos cinco anos.
Tal trabalho é fomentado por meio da Agência de Inovação Inova Unicamp, que lidera diversos programas e uma disciplina que impulsiona a cultura de inovação e empreendedorismo, e pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), que é responsável por 7% das empresas-filhas da Unicamp, fundadas por ex-alunos e não-alunos da Universidade,
Integração
O mapeamento também aponta que o relacionamento de muitas empresas-filhas com a Unicamp não se limita apenas à formação dos novos empreendedores, mas continua depois da empresa fundada. Por exemplo, neste ano, 243 empresas-filhas assinalaram que interagem com a Unicamp em projetos de pesquisa conjunta, mentorias, patrocínios, consultorias e outros tipos de parcerias.
Uma dessas empresas-filhas parceiras é a QuintoAndar, que pelo segundo ano consecutivo patrocinou duas bolsas de pesquisa, sem restrição de tema e com a única exigência de que a pesquisa possa impactar positivamente a sociedade, para os alunos do mestrado do IC, unidade de origem de um dos cofundadores da plataforma imobiliária digital, André Penha.
“Para mim, é óbvio que meu tempo no IC Unicamp contribuiu para o desenvolvimento de várias das minhas competências. Mas é no dia a dia, atacando problemas intensos, que a gente percebe a dívida que tem com as instituições que nos fizeram chegar até aqui. Se não fossem as universidades por onde passei, possivelmente não haveria QuintoAndar”, comenta Penha ao Portal da Unicamp sobre a iniciativa, que se trata de mais do que um agradecimento, “é uma aposta no desenvolvimento de uma instituição que possa alavancar o próximo ciclo de evolução da economia e da sociedade por meio da ciência”.
A fim de compilar esses e outros dados importantes das empresas-filhas da Unicamp, como investimento e atuação no exterior, a Inova Unicamp disponibilizou os dados consolidados com casos de empresas-filhas no formato inédito de e-book, o download gratuito está disponível aqui.
“Alcançar a marca de mais de mil empresas-filhas cadastradas merecia não só uma comemoração, mas uma atenção especial. Já há algum tempo nós, da Inova Unicamp, gostaríamos de fazer um relatório dedicado ao mapeamento das empresas-filhas, de maneira a deixar o registro desta atividade importante, que nos permite dar luz a um dos resultados mais visíveis no que tange o impacto de uma universidade como a Unicamp junto à sociedade: a criação de novas empresas por meio de nossos ex-alunos.”, explica Frateschi sobre a novidade.
*Com informações do repórter Beto Ribeiro.
Comentários
Postar um comentário
Olá, agradecemos a sua mensagem. Acaso você não receba nenhuma resposta nos próximos 5 minutos, pedimos para que entre em contato conosco através do WhatsApp (19) 99153 0445. Gean Mendes...