Novidade!

83% dos paulistanos consideram que racismo se manteve ou aumentou nos últimos 10 anos, diz pesquisa



A percepção sobre preconceito e discriminação contra a população negra aumentou entre os moradores de São Paulo, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (19) pela Rede Nossa SP e pelo Ibope Inteligência.

O levantamento apontou que 83% dos paulistanos consideram que o preconceito contra negros se manteve ou aumentou na cidade nos últimos 10 anos. Em 2019, o valor era de 70%.



A percepção é ainda maior entre as pessoas que se declaram pretas ou pardas. Destas, 58% dizem que a discriminação contra a população negra aumentou e 30% afirmam que se manteve, totalizando 88%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 21 de setembro. Foram entrevistados de forma presencial ou online 800 moradores da cidade de São Paulo com 16 anos ou mais. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.



Discriminação maior em Shoppings e espaços públicos
Segundo a pesquisa, em sete de oitos ambientes avaliados prevalece a percepção de que há diferença no tratamento de pessoas negras e pessoas brancas. O maior percentual de quem percebe a discriminação é observado em shoppings e comércios:

Shoppings e comércios: 81%

Ruas e espaços públicos: 75%

Escolas/faculdades: 77%

Trabalho: 74%

Transporte público: 70%



Hospitais e postos de saúde: 65%

Local onde mora: 57%

Ambiente familiar: 37%

Três em cada quatro entrevistados(74%) acreditam que pessoas negras têm menos oportunidades que pessoas brancas no mercado de trabalho. A percepção é maior entre os autodeclarados pretos e pardos (78%) do que entre os brancos (69%).



Nas regiões Oeste (78%) e Sul (75%) houve aumento da percepção da discriminação das pessoas negras no mercado de trabalho em relação a 2019, quando os valores eram de 69% e 65%, respectivamente.

Para 82% dos paulistanos, declarações com conteúdo racista feitas por políticos estimulam o preconceito na cidade de São Paulo. A opinião predomina em todas as regiões da cidade.



Protestos contra racismo

Para mais da metade dos moradores de São Paulo (54%), os protestos ocorridos em várias cidades do mundo pedindo o fim da violência policial, após a morte de George Floyd nos Estados Unidos, provocaram maior conscientização sobre o racismo, inclusive no Brasil.

Aumento da punição por injúria e punições mais severas para policiais são as medidas mais citadas entre os entrevistados como eficazes para o combate ao racismo. Também é sugerido debater o tema nas escolas.



90% dos paulistanos também acreditam que grandes empresas de entrega por aplicativo devem se envolver para prevenir e assegurar um ambiente antirracista. Entre a população preta e parda, o índice sobe para 93%.

O que os brancos devem fazer?

Se informar mais sobre o assunto é a opção mais citada quanto ao papel das pessoas brancas no combate ao racismo. Intervir em situações de tratamento diferente devido à cor/raça é mais citada pelos brancos, enquanto participar de protestos em apoio às reivindicações das pessoas negras aparece mais entre os pretos/pardos.

*Com informações de G1.









Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Quadrilha tenta assaltar bancos e troca tiros com a polícia em madrugada de terror em Araraquara, SP

Mulher de 36 anos é morta a tiros pelo filho adolescente em SP

Colisão traseira termina em capotamento de veículo e uma vítima leve na Rodovia Anhanguera

Cachorro que fugiu de casa teve a melhor reação quando foi “preso” pela polícia

ROCAM e Força Tática estouram ponto de preparo e venda de drogas e detém quatro por tráfico em Araras, SP

Acidente entre ônibus e caminhão em Taguaí teve o maior número de mortes nas rodovias de SP neste ano, diz PM

ROCAM apreende menor por tráfico de drogas após receber informações de PM de folga em Araras, SP

Polícia Militar e Guarda Civil Municipal realizam operação integrada de combate ao crime em Conchal, SP

Força Tática prende traficante de drogas com apoio da ROCAM durante patrulhamento em Araras, SP

Policia Civil recupera moto furtada na casa de menor

Todas as Publicações

Mostrar mais