Pular para o conteúdo principal

83% dos paulistanos consideram que racismo se manteve ou aumentou nos últimos 10 anos, diz pesquisa



A percepção sobre preconceito e discriminação contra a população negra aumentou entre os moradores de São Paulo, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (19) pela Rede Nossa SP e pelo Ibope Inteligência.

O levantamento apontou que 83% dos paulistanos consideram que o preconceito contra negros se manteve ou aumentou na cidade nos últimos 10 anos. Em 2019, o valor era de 70%.



A percepção é ainda maior entre as pessoas que se declaram pretas ou pardas. Destas, 58% dizem que a discriminação contra a população negra aumentou e 30% afirmam que se manteve, totalizando 88%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 21 de setembro. Foram entrevistados de forma presencial ou online 800 moradores da cidade de São Paulo com 16 anos ou mais. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.



Discriminação maior em Shoppings e espaços públicos
Segundo a pesquisa, em sete de oitos ambientes avaliados prevalece a percepção de que há diferença no tratamento de pessoas negras e pessoas brancas. O maior percentual de quem percebe a discriminação é observado em shoppings e comércios:

Shoppings e comércios: 81%

Ruas e espaços públicos: 75%

Escolas/faculdades: 77%

Trabalho: 74%

Transporte público: 70%



Hospitais e postos de saúde: 65%

Local onde mora: 57%

Ambiente familiar: 37%

Três em cada quatro entrevistados(74%) acreditam que pessoas negras têm menos oportunidades que pessoas brancas no mercado de trabalho. A percepção é maior entre os autodeclarados pretos e pardos (78%) do que entre os brancos (69%).



Nas regiões Oeste (78%) e Sul (75%) houve aumento da percepção da discriminação das pessoas negras no mercado de trabalho em relação a 2019, quando os valores eram de 69% e 65%, respectivamente.

Para 82% dos paulistanos, declarações com conteúdo racista feitas por políticos estimulam o preconceito na cidade de São Paulo. A opinião predomina em todas as regiões da cidade.



Protestos contra racismo

Para mais da metade dos moradores de São Paulo (54%), os protestos ocorridos em várias cidades do mundo pedindo o fim da violência policial, após a morte de George Floyd nos Estados Unidos, provocaram maior conscientização sobre o racismo, inclusive no Brasil.

Aumento da punição por injúria e punições mais severas para policiais são as medidas mais citadas entre os entrevistados como eficazes para o combate ao racismo. Também é sugerido debater o tema nas escolas.



90% dos paulistanos também acreditam que grandes empresas de entrega por aplicativo devem se envolver para prevenir e assegurar um ambiente antirracista. Entre a população preta e parda, o índice sobe para 93%.

O que os brancos devem fazer?

Se informar mais sobre o assunto é a opção mais citada quanto ao papel das pessoas brancas no combate ao racismo. Intervir em situações de tratamento diferente devido à cor/raça é mais citada pelos brancos, enquanto participar de protestos em apoio às reivindicações das pessoas negras aparece mais entre os pretos/pardos.

*Com informações de G1.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for