Pular para o conteúdo principal

Alunos da Unesp criam app para monitorar queimadas e Nasa aprova



Um grupo de estudantes da Unesp (Universidade Estadual Paulista) foi selecionado pela Nasa (Agência Espacial Americana) por criar um aplicativo para monitorar e ajudar no combate às queimadas.

A equipe Gaia Enterprise é composta pela Alessandra Goulart Custodio, estudante de Ciências Biológicas na Unesp/Bauru (e membro da equipe do Observatório de Astronomia da Unesp), pelos estudantes Felipe Scola Froes e Paulo Henrique Rodrigues Sanchez, do curso de Física na Unesp/Bauru, por Pedro Luiz Cason Caldato, estudante de Ciência da Computação na Unesp/Bauru e o bacharel em Ciências de Dados, Bruno Henrique Conterato. 



Essa turma participou do hackathon Nasa Space Apps, que nesta edição ocorreu totalmente online devido a pandemia de coronavírus. Participaram da disputa 26 mil pessoas de vários cantos do mundo em 3.800 equipes e foram enviados 2300 projetos. E a equipe Gaia venceu a etapa regional.

A Nasa propôs como desafio aos participantes criar uma solução para resolver desafios relacionados aos desastres naturais. "Dentro do desafio observamos que as queimadas estão ocorrendo em vários países, não apenas no Brasil", explica Felipe. "Austrália, Estados Unidos também sofrem o problema e desenvolvemos um aplicativo capaz de monitorar os focos de incêndio."



O aplicativo desenvolvido pelos estudantes da Unesp é capaz de avaliar se a queimada é espontânea ou criminosa. Para isso, são analisados os dados dos databases da Nasa e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Com base nesses dados foi possível criar um algoritmo que coleta os focos de incêndio em tempo real e faz uma correlação com os dados históricos do local.

O algoritmo busca informações como condição do clima, umidade, direção e velocidade do vento, temperatura, bioma, etc. Com esses dados históricos (de todas as queimadas que já ocorreram no local) com a condição atual (clima atual onde a queimada está ocorrendo) é possível entender analisar e até prever futuros focos de incêndio.



"Além da funcionalidade de mostrar os focos de incêndio logo no início, o que torna mais fácil o combate ao fogo, o aplicativo oferece um botão de denúncia, que envia a localização do GPS do celular para as autoridades", explica Pedro.

Todo esse processo foi desenvolvido em apenas 48 horas, além da criação de uma logomarca e a comunicação nas redes sociais. "Apresentamos um paper e fizemos um pitch de dois minutos", explica Alessandra.




A Gaia aguarda a seleção que a Nasa divulgará em dezembro com as 30 melhores equipes. Em janeiro, o Space Apps selecionará os projetos vencedores e as equipe poderão conhecer o Space Kennedy, na base de lançamento do Cabo Canaveral. Paralelamente, os brasileiros buscam apoio financeiro para colocar o aplicativo no mercado.

*Com informações de R7.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for