Novidade!

Enem 2020: a dois meses do exame, saiba como se preparar para a prova



Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 podem contar com materiais oficiais do governo para se prepararem para as provas. A data original, em novembro, foi adiada devido à pandemia do coronavírus.

O Enem 2020 será aplicado nos dias:

17 e 24 de janeiro (prova impressa)

31 de janeiro e 7 de fevereiro (prova digital)

Como estudar para o Enem 2020

Com a suspensão das aulas presenciais na maior parte do país, o Enem 2020 trará um desafio a mais para os candidatos: a preparação para a prova a partir de estudos em casa.



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, disponibiliza em seu portal provas e gabaritos de edições anteriores. Assim, é possível estudar com base no que já caiu no Enem.




Além disso, o Inep também disponibiliza a Matriz de Referência do Enem, com a descrição do que será avaliado em cada área do conhecimento.

Na Cartilha do Participante, há orientações sobre a redação, com dicas sobre como estruturar o texto, e exemplos de redação nota 1000 (a maior atingida no exame). Este material tem uma versão direcionada àqueles que têm a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua.



O Inep também tornou disponível o manual de correção, usado para treinar os corretores das provas. Assim, os candidatos saberão o que o corretores buscam no texto para avaliá-lo.

Na Plataforma Videoprova em Libras, é possível estudar questões de provas anteriores traduzidas para os candidatos surdos.



Planos de estudos

Para se preparar para o exame, professores de cursinhos sugerem que os alunos façam cronogramas de estudos, separando o que será estudado em cada dia da semana.

Nesta reportagem do G1, há sugestões de estudos para cada dia da semana. Também é possível saber quais temas priorizar dentro de cada área.



Redação

Além dos materiais do Inep sobre a correção da redação, é possível se preparar para a redação sabendo quais são os principais erros que aparecem nos textos.

Uma análise feita pela Letrus, uma empresa de tecnologia com foco em educação, em mais de 240 mil redações feitas por estudantes do ensino médio a partir de temas propostos para o Enem, aponta onde os candidatos mais erram.

*Com informações de G1.









Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Policia Militar e fiscais da prefeitura de Conchal fecham 4 estabelecimentos por não respeitar medidas de combate ao Covid-19

Jovem tenta se desfazer de drogas e é presa pela Policia Militar em Conchal

Menor e drogas são apreendidos pela Polícia Civil no Sol Nascente em Conchal

“As pessoas precisam entender que o momento é crítico”, diz Dr. Agnaldo Piscopo sobre atual situação da pandemia em Araras, SP

Pai e filho saem para trabalhar e são baleados na zona oeste de SP

Bombeiros buscam bebê que teria sido jogado pelo pai em rio de MG

Câmara dos Deputados pede ao STF prisão do comediante Danilo Gentili

Avião com doses da vacina da Covid-19 bate em jumento que estava em pista de aeródromo da Bahia

Doria anuncia mais restrições para São Paulo nesta quarta, mas deve manter escolas abertas

Assédio moral no trabalho, o que fazer nestas situações?

Todas as Publicações

Mostrar mais