Novidade!

Enem 2020: a dois meses do exame, saiba como se preparar para a prova



Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 podem contar com materiais oficiais do governo para se prepararem para as provas. A data original, em novembro, foi adiada devido à pandemia do coronavírus.

O Enem 2020 será aplicado nos dias:

17 e 24 de janeiro (prova impressa)

31 de janeiro e 7 de fevereiro (prova digital)

Como estudar para o Enem 2020

Com a suspensão das aulas presenciais na maior parte do país, o Enem 2020 trará um desafio a mais para os candidatos: a preparação para a prova a partir de estudos em casa.



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, disponibiliza em seu portal provas e gabaritos de edições anteriores. Assim, é possível estudar com base no que já caiu no Enem.




Além disso, o Inep também disponibiliza a Matriz de Referência do Enem, com a descrição do que será avaliado em cada área do conhecimento.

Na Cartilha do Participante, há orientações sobre a redação, com dicas sobre como estruturar o texto, e exemplos de redação nota 1000 (a maior atingida no exame). Este material tem uma versão direcionada àqueles que têm a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua.



O Inep também tornou disponível o manual de correção, usado para treinar os corretores das provas. Assim, os candidatos saberão o que o corretores buscam no texto para avaliá-lo.

Na Plataforma Videoprova em Libras, é possível estudar questões de provas anteriores traduzidas para os candidatos surdos.



Planos de estudos

Para se preparar para o exame, professores de cursinhos sugerem que os alunos façam cronogramas de estudos, separando o que será estudado em cada dia da semana.

Nesta reportagem do G1, há sugestões de estudos para cada dia da semana. Também é possível saber quais temas priorizar dentro de cada área.



Redação

Além dos materiais do Inep sobre a correção da redação, é possível se preparar para a redação sabendo quais são os principais erros que aparecem nos textos.

Uma análise feita pela Letrus, uma empresa de tecnologia com foco em educação, em mais de 240 mil redações feitas por estudantes do ensino médio a partir de temas propostos para o Enem, aponta onde os candidatos mais erram.

*Com informações de G1.









Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Policia Civil recupera moto furtada na casa de menor

Veja quais foram os candidatos eleitos a vereador (a) em Conchal

Vando Magnusson é apontado como o 38º melhor prefeito do Estado de São Paulo - Os dados foram coletados nos dias 17 a 21 de fevereiro de 2020 pelo GRUPO ME LIGA - PRIME PRIME DESTAQUES BRASIL

Eleições 2020 - Veja resultado da apuração oficial de prefeito e vereadores em Conchal - Vando Magnusson, do PSDB, é reeleito prefeito de Conchal com 56,41% dos votos dados a todos os candidatos e derrotou Rogério da Farmácia, que ficou em segundo lugar com 34,08%.

Cachorro que fugiu de casa teve a melhor reação quando foi “preso” pela polícia

Homem é preso após ameaçar matar ex-mulher na frente de policiais militares em Araras, SP

Onça suçuarana é avistada pela GCM no Bairro Vivaldini em Conchal – Veja vídeo

Colisão traseira termina em capotamento de veículo e uma vítima leve na Rodovia Anhanguera

ROCAM apreende menor por tráfico de drogas após receber informações de PM de folga em Araras, SP

Mulher de 36 anos é morta a tiros pelo filho adolescente em SP

Todas as Publicações

Mostrar mais