Pular para o conteúdo principal

Ministério da Cidadania promove seminário internacional sobre o Criança Feliz



Entre os dias 1º, 2 e 3 de dezembro, o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, promove em Brasília (DF) o III Seminário Internacional – A Qualificação das Ações do Programa Criança Feliz e o impacto nas políticas de atendimento à primeira infância: desafios e oportunidades. 

O evento contará com a participação de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), de 12 países do Programa Conjunto Fundo ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), do Banco Mundial e de fundações ligadas à infância, além de coordenadores estaduais e parceiros do Programa Criança Feliz (PCF), governadores e secretários estaduais e municipais de Assistência Social.



Teremos parceiros nacionais, que executam o programa nos municípios e nos estados, e os parceiros internacionais, que vão compartilhar conosco suas experiências com a execução de políticas públicas voltadas para a primeira infância”, disse Luciana Siqueira, secretária nacional de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania.

Ao longo dos três dias de programação, o objetivo do seminário é propor estratégias estruturais para a promoção do desenvolvimento infantil e do fortalecimento de vínculos, por meio da qualificação das ações do PCF, levando em consideração os diferentes contextos socioeconômicos, geográficos e culturais. Para isso, o evento contará com diversas mesas temáticas, que serão transmitidas ao vivo pela internet.



“Teremos parceiros nacionais, que executam o programa nos municípios e nos estados, e os parceiros internacionais, que vão compartilhar conosco suas experiências com a execução de políticas públicas voltadas para a primeira infância”, destaca Luciana Siqueira, secretária nacional de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania.

No primeiro dia, a programação vai tratar sobre a importância da agenda da primeira infância e o panorama do PCF no Brasil. Também serão realizadas apresentações dos estados de São Paulo e do Pará, demonstrando o papel que exercem como gestores, articuladores e multiplicadores. Já municípios como Esteio (RS), Tocantínia (TO), Sabará (MG), Iguaracy (PE) e Corumbá (MS) farão relatos sobre a experiência com o Criança Feliz.



Na mesa de trabalho que discutirá as propostas de aprimoramento do programa, serão abordados cinco eixos temáticos: a informatização do PCF, com o uso da tecnologia no atendimento às famílias; a promoção da parentalidade, do desenvolvimento infantil e do fortalecimento de vínculos nos diferentes modelos de atendimento; a integração do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com o PCF nos diferentes modelos de gestão; o financiamento do programa; e a educação permanente, com a formação por diferentes níveis e módulos.



No segundo dia do seminário, uma mesa especial vai tratar sobre a importância de se investir no desenvolvimento da primeira infância. Para isso, terá a participação de grandes parceiros do PCF, como o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Fundação Bernard Van Leer, a Fundação Lego, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e a ONU. Em seguida, serão discutidos os serviços integrados voltados para o desenvolvimento infantil, com apresentação de convidados de países como Chile, Peru, Holanda, Colômbia e Equador. Por fim, na mesa sobre as inovações em entrega de serviço, os convidados serão da Argentina, dos Estados Unidos, da Jamaica, da Guatemala e da Índia.



Já as mesas de trabalho discutirão propostas de aprimoramento do Criança Feliz, novamente em cinco frentes: educação permanente para os profissionais do programa; monitoramento do PCF; financiamento; coordenação intersetorial e intrasetorial; e modalidades alternativas para oferta de serviços de primeira infância. No terceiro e último dia, será realizada uma plenária com os participantes das mesas de trabalho nacionais e internacionais, com apresentação pela relatoria do que foi discutido.



“A primeira infância é uma fase muito importante em que a criança tem um desenvolvimento muito rápido e uma boa plasticidade cerebral. Então, investir na criança nesse período é uma janela de oportunidade que depois a gente não vai ter mais. A gente precisa entender que, se esse período for de bons estímulos, de saúde e de fortalecimento da parentalidade, a criança vai ser mais saudável, produtiva, ativa e feliz”, reforça a secretária nacional.



O programa Criança Feliz completou quatro anos em outubro de 2020 e, desde o início de suas atividades, realizou mais de um milhão de visitas. São mais de 898 mil crianças atendidas, 881 mil famílias acompanhadas e 202 mil gestantes atendidas em 2.783 municípios de todas as unidades federativas do Brasil.

*Com informações do repórter Beto Ribeiro.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Condutores de ambos os veículos envolvidos em acidente na SP 191, são moradores de Conchal

Um trágico acidente na noite deste sábado (13) na rodovia "Wilson Finardi" - SP-191, próximo ao Centro de Ressocialização, deixou duas pessoas mortas e uma pessoa ferida. Um casal de idosos, residentes do Distrito de Tujuguaba, foi vítima fatal do incidente, que envolveu dois os veículos. Segundo informações preliminares da polícia, o acidente ocorreu por volta das 19h30, quando um carro Volkswagen/Gol, conduzido por um homem de 72 anos, e sua esposa, de 70 anos. Infelizmente, houve uma colisão frontal com um Honda/Civic, também operado por um morador local. Os Bombeiros Militares de Mogi Guaçu e os Bombeiros Municipais de Mogi Mirim foram rapidamente acionados para prestar socorro, porém, lamentavelmente, o casal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do acidente. O condutor do Honda Civic, de 74 anos, foi encaminhado à Santa Casa com ferimentos leves. A Intervias, concessionária responsável pela administração da rodovia, também prestou os primeiros...