Pular para o conteúdo principal

Será possível viajar para tomar a vacina da covid-19 em outro país?



Os Estados Unidos e o Reino Unido planejam começar a vacinar sua população contra a covid-19 em dezembro, caso seja confirmada a eficácia e segurança do imunizante desenvolvido em parceria pela Pfizer e BioNTech, segundo publicado na Reuters. Diante do anúncio, surge a questão: seria possível viajar para tomar a vacina contra a covid-19 em outro país?

Primeiramente, é preciso lembrar de dois fatos: está mais difícil viajar para o exterior devido às restrições impostas para frear a disseminação do coronavírus e a concretização de planos para imunização em massa depende da aprovação de uma vacina por autoridades sanitárias nacionais.


Depois que isso acontecer, uma quantidade restrita de doses estará disponível e será destinada a pessoas específicas, conforme estabelecido por cada país, destaca a pediatra Flávia Bravo, presidente da Regional do Rio de Janeiro da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) e coordenadora médica do CBMEVi (Centro Brasileiro de Medicina do Viajante).

"A partir do momento que exista a vacina licenciada, cada país terá suas regras. Se a Inglaterra vai permitir que estrangeiros que não são cidadãos sejam vacinados, não se sabe. Mas mesmo que seja permitido, o país vai priorizar seus cidadãos e vão ser estabelecidos grupos prioritários", explica.



No Reino Unido, por exemplo, os grupos preferenciais serão os idosos e trabalhadores do setores de saúde e assistência social.

"A logística é complexa, as incertezas são reais e a escala da tarefa é enorme, mas sei que o NHS [sistema público de saúde do Reino Unido], brilhantemente auxiliado pelas Forças Armadas, estará à altura da tarefa", disse o ministro da Saúde, Matt Hancock, à Reuters.



Flávia acrescenta que as vacinas aprovadas serão incluídas em programas nacionais de vacinação, com doses e estratégias determinadas com base nos dados demográficos de cada nação. Mesmo assim, não será possível suprir toda a demanda local.

"Não valeria a pena viajar para se vacinar, é preciso aguardar. As vacinas farão parte de programas públicos, abertos para a população de cada país e são calculadas com base nisso. No curto e médio prazo terá vacina faltando, e não sobrando", pondera.



Além disso, ainda existem muitas incertezas. "Eu não sei quais vacinas terão [disponibilizadas], qual o tempo de viagem, quanto tempo a pessoa precisa ficar no país para fazer o esquema de duas doses [que deve ser necessário, a depender do imunizante aprovado]", cita a especialista.

Ela aconselha que pessoas que estejam dispostas a sair do Brasil para se vacinar desenvolvam confiança nas vacinas por aqui, pois qualquer uma que receber autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) será segura.



Vale ressaltar que não é possível tomar mais de uma vacina contra a covid-19, pois há o risco de eventos adversos graves, conforme Flávia já explicou em entrevista ao R7, já que nenhum imunizante passa por testes para verificar como seria sua interação com os outros.

*Com informações de R7.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for