Pular para o conteúdo principal

É hoje! Saiba como observar a 'Estrela de Belém' no céu de Brasília



A três dias da noite de Natal, um fenômeno astronômico raro poderá ser visto no céu de todo o país, incluindo do Distrito Federal. O alinhamento de Júpiter e Saturno acontece a cada 20 anos e chama a atenção devido ao brilho dos dois planetas no céu. Mas, nesta segunda (21/12), será ainda mais especial. 

Essa formação é conhecida como “Estrela de Belém” ou “Estrela do Natal” e já está visível desde 16 de dezembro, porém, hoje, os dois planetas estarão em uma distância mínima — cinco vezes mais próximo, em minutos, que o da Lua. A última vez que os planetas estiveram tão próximos foi no século 17.



O fenômeno ficará visível após o pôr do sol. Segundo Maciel Bassani astrônomo do Clube de Astronomia de Brasília (Casb), será possível observar os planetas a olho nu e de qualquer ponto da cidade, porém, é preciso estar preparado. "É necessário estar de olho no céu logo que o sol se pôr.O planetas ficarão visíveis quando o céu ainda não tiver escurecido por completo."

"Para ver, basta olhar na direção em o sol se pôs. Júpiter e Saturno serão os astros mais brilhantes, não tem como confundir. A única coisa que pode atrapalhar são as nuvens", completa Maciel. 



Nesta segunda (21), o pôr do sol, no DF, deve ocorrer às 18h40. Porém, infelizmente, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os brasilienses terão que contar com a sorte para ter um céu limpo neste horário. "A previsão é de bastante nebulosidade e até pancadas de chuvas para o fim da tarde", diz a meteorologista Naiane Araújo. 

Passo a passo 

Apesar da possível instabilidade no céu brasiliense, os astrônomos dão dicas de como observar o fenômeno: 



- Olhar para o oeste (onde o Sol se põe, direção contrária ao mar)

- Para facilitar a localização, você pode esticar o braço em direção ao horizonte e abrir bem a mão: Júpiter será o ponto mais brilhante que você vai ver na direção do seu dedo polegar

- Júpiter será o mais brilhante e Saturno estará ao lado



Raridade
 
Segundo Maciel, o fenômeno é raro devido à diferença de rotação dos planetas em torno do Sol. A Terra, por exemplo, leva 1 ano. Já os planetas Júpiter e Saturno completam a volta em cerca de 12 e 30 anos, respectivamente. "Quem tem instrumentos adequados, poderá observá-los alinhados", diz o astrônomo. 

*Com informações de Coreio Brasiliense.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Colisão frontal na Rodovia Wilson Finardi em Conchal, SP, resulta em uma fatalidade

Um trágico acidente ocorrido por volta das 17:30 desta sexta-feira (03) ceifou a vida de um homem, aparentando cerca de 25 anos de idade, na Rodovia Wilson Finardi (SP-191), no Km 14, em Conchal (SP). Segundo relatado por um dos envolvidos no acidente, um veículo Chevrolet/Corsa, com placa de Santo Antônio de Posse, conduzido pela vítima, seguia em direção a Conchal quando, durante uma manobra de ultrapassagem, colidiu frontalmente com uma carreta que transitava no sentido oposto, em direção a Mogi Mirim. O impacto da colisão foi tão intenso que um segundo caminhão, que vinha logo atrás, não conseguiu evitar a tragédia e acabou tendo seus pneus furados pelos destroços do veículo Corsa, que se espalharam pela pista. Apesar da gravidade do acidente, os motoristas dos caminhões envolvidos escaparam ilesos. Infelizmente, o condutor do carro não teve a mesma sorte e veio a óbito no local. O impacto foi tão severo que partes do veículo, incluindo parte do motor, ficaram espalhados...