Pular para o conteúdo principal

Estado de SP voltará para fase vermelha durante o Natal e Ano Novo



Todo o estado de São Paulo irá regredir para a fase vermelha, a mais restrita do Plano São Paulo, entre o Natal e ano novo para evitar a disseminação da pandemia do novo coronavírus. Entre os dias 25 a 27 de dezembro e 1 a 3 de janeiro, só poderão funcionar serviços essenciais, como supermercados, padarias e farmácias. Outros tipos de estabelecimento, como comércio em geral, bares e restaurantes, não poderão funcionar no período. A decisão foi tomada após reunião do Centro de Contingência no Palácio dos Bandeirantes entre o governador João Doria (PSDB) com auxiliares do governo. O colegiado também determinou que a região de Presidente Prudente, no interior do estado, ficará por tempo indeterminado na fase vermelha por superar o nível de 80% de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O restante do estado deve retornar para a atual fase amarela após o período previsto.



A próxima classificação do plano de contingência será divulgada no dia 7 de janeiro, mas o governo já adiantou que nenhuma região do estado passará para a fase verde, menos restritiva que a amarela, em janeiro. Os auxiliares de Doria também afirmaram que o regresso de outras partes do estado para a fase vermelha depende da evolução da pandemia, e que os dados são acompanhados todos os dias. Segundo o governo, as regiões de Registro, Sorocaba e área metropolitana da capital, em especial os municípios do ABC, foram as que mais registraram aumento na ocupação de leitos de UTI nas últimas semanas. O governo também anunciou acordo entre as forças de segurança para coibir festas ilegais durante os períodos de Natal e réveillon.



Em uma semana, o estado registrou aumento de 3% nos casos, 6% dos óbitos e uma leve queda de 1% nas internações. Quando comparado com o último mês, os casos tiveram incremento de 54%, os óbitos registraram alta de 34% e as internações, 13%. Dados da secretaria de Saúde apontavam que até esta segunda-feira, 21, o estado de São Paulo havia registrado 45.136 óbitos e 1.388.043 casos confirmados do novo coronavírus. As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 66,9% na Grande São Paulo e 61,8% no Estado. O número de pacientes internados é de 10.856, sendo 6.146 em enfermaria e 4.710 em unidades de terapia intensiva. Hoje, os 645 municípios têm pelo menos uma pessoa infectada, sendo 603 com um ou mais óbitos.

*Com informações de Jovem Pan.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Após décadas dependente de Mogi Mirim, Conchal terá seu próprio Cartório de Registro de Imóveis ainda em 2025

Banda Trinado reúne público expressivo em apresentação no Bar do Fabinho; veja as fotos

Brasil é Campeão Mundial de Churrasco — e conchalense Raphael Gelly integra equipe histórica no Chile

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Conchal publica edital para leilão eletrônico de 15 imóveis municipais