Novidade!

Obesos podem ter prioridade na vacinação contra Covid-19



O publicitário Adriano Canutto teve a Covid-19 em maio. Obeso, diabético e hipertenso, ele precisou ser levado para o hospital, onde ficou internado por dez dias. “Eu tava só com 50% do pulmão. Meu quadro aspirava cuidado porque eu tossia muito e não tinha mais tanta capacidade de buscar o ar”, conta. O caso de Adriano se repetiu nos hospitais de todo o país. Do total de internações graves por Covid-19, mais de 50% são casos que envolvem pessoas com obesidade. O infectologista Renato Kfouri afirma que é mais difícil tratar pacientes obesos que estão com Covid-19. “Indivíduos com Covid-19 e acompanhados de obesidade tem dificuldade maior no atendimento, principalmente em terapias intensivas, no que diz respeito à ventilação, à sua oxigenação”, explica.



Brasileiros que tiverem obesidade grave devem fazer parte do grupo de risco que será priorizado para receber a vacina contra o coronavírus. Esse grau de obesidade é atingido quando o resultado do cálculo do IMC, índice de massa corporal, é maior que 40. O endocrinologista Márcio Mancini defende que todos os obesos entrem na lista de prioridade para receber a vacina da Covid-19. “O paciente com obesidade já tem inflamação interna que se agrava com a Covid, tem tendência de coagulação dos vasos do pulmão, que se agrava com Covid, tem uma imunidade pior e ele tem muito de um receptor que o vírus usa para invadir a célula. No tecido adiposo tem muito”, aponta. Atualmente, são considerados grupos prioritários os pacientes com mais de 60 anos e de risco aqueles que têm diabetes, pressão alta e doenças cardíacas, por exemplo.

*Com informações de G1.









Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Conchal/SP - Sem sintomas, jovem de 22 anos descobre que está grávida após 37 semanas de gestação – O fenômeno é chamado pelos médicos, de “gravidez silenciosa”

Condenada por associação ao tráfico é presa pela Policia Militar no Jardim das Palmeiras em Conchal

Polícia Militar Ambiental resgata aves silvestres em cativeiro e aplica multa de R$ 9,9 mil em Conchal, SP

Policia Civil apreende adolescente por tráfico de drogas no Esperança 1 em Conchal

Policia Militar captura procurado da justiça no Parque Industrial

Vídeo - Comitê para Enfrentamento à Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19) em Conchal se reúne para debater as próximas medidas no combate

26 vagas para Conchal - A Agência regional do IBGE, localizada em Mogi Mirim, divulga o processo seletivo para o Censo 2021, que vai ofertar 369 vagas de emprego na região.

Governo de São Paulo estuda decretar toque de recolher no interior do estado

Contágio pela nova cepa do coronavírus é confirmado em Araras – o anúncio foi feito pelo prefeito Pedrinho Eliseu

Prefeitura de Conchal lança edital para contratação de curso para GCM – Essa é umas das reinvindicações feitas pelos guardas ao executivo

Todas as Publicações

Mostrar mais