Pular para o conteúdo principal

Saiba como detectar câncer de útero precocemente, como Fátima



A apresentadora Fátima Bernardes, 58, revelou, na quarta-feira (02), que recebeu o diagnóstico de um câncer de útero em estágio inicial após passar por "uma série de exames de rotina".

De acordo com o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo, dos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein, em São Paulo, o melhor método para a detecção precoce do câncer do colo do útero é fazer o exame papanicolau.



O Inca (Instituto Nacional de Câncer) define o papanicolau como um exame preventivo, que permite identificar lesões precursoras, ou seja, aquelas que antecedem o aparecimento da doença.

"Ele vai nos dar uma ideia de que existe ali uma doença invasora microscópica. Uma vez detectada a alteração no papanicolau, a gente faz outro exame, a colposcopia, onde olhamos o colo do útero com uma lente de aumento que permite a visualização de lesões muito pequenas, não visíveis a olho nu", explica.



Uma vez identificadas, as lesões passam por biópsia. Pupo afirma que detectar o câncer de colo de útero em fase inicial - quando está restrito a esse órgão e ainda é menor que 2 cm - permite que o tratamento seja, via de regra, curativo.

"Nessa fase, o câncer pode ser tratado exclusoivamente, com cirurgia para a retirada do colo do útero, sem necessidade de tratamentos adicionais", afirma.



O especialista acrescenta que o papanicolau pode ou não ser associado a uma pesquisa para identificar a presença do HPV (papilomavírus humano).

"A presença do HPV sozinho, sem nenhuma alteração no papanicolau, não é um fator de risco definitivo para o câncer de colo do útero, mas sim um preditor de risco. Ou seja, me diz que é uma paciente que tenho que olhar com mais cuidado", destaca.



Esse fato se explica porque a causa do câncer de colo do útero é a infecção persistente por alguns tipos de HPV, segundo o Inca. No entanto, a maioria das mulheres infectadas não desenvolvem o tumor. "Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer", esclarece a instituição.

Quem deve fazer o papanicolau e quais os cuidados
O Ministério da Saúde recomenda que o papanicolau seja feito por toda mulher que já tem vida sexual ativa - especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. De início, ele deve ser realizado anualmente, por dois anos seguidos. Se não for detectada nenhuma mudança, a mulher deve ser examinada a cada três anos.



Para garantir um resultado correto, o Inca orienta que as mulheres não tenham relações sexuais - mesmo com camisinha - um dia antes do exame, evitem o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores.

"É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê", observa instituto.



Como é feito o exame

O papanicolau é indolor, simples e rápido. Confira o passo a passo:

1 - Para a coleta do material, é introduzido na vagina um instrumento chamado espéculo (conhecido popularmente como “bico de pato”);



2 - O profissional de saúde faz a inspeção visual do interior da vagina e do colo do útero;

3 - O profissional promove a escamação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula de madeira e uma escovinha;



4 - As células colhidas são colocadas numa lâmina de vidro para análise em laboratório especializado em citopatologia, o estudo das células e suas alterações que podem indicar doenças.

*Com informações de R7.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for