O que um pai é capaz de fazer para levar à prisão o assassino de sua filha? Sem dinheiro para pagar um advogado, o mexicano José Suárez estudou o código penal, direitos humanos e toda legislação necessária para fazer justiça.
José trabalhou como pedreiro até 31 de dezembro de 2010, quando ficou sem chão ao saber que sua filha tinha sido vítima de feminicídio. Devido aos poucos recursos, não pôde contratar um advogado para iniciar os trâmites legais e levar o assassino à cadeia.
Mas José não permitiria que a morte da filha ficasse impune. Por conta própria, decidiu estudar a fundo o código penal, código civil, os amparos-lei e devorou livros sobre direitos humanos para preparar o caso.
Depois de passar por seis recursos, no final de 2019, conseguiu uma sentença para o assassino de sua filha e também para os funcionários públicos que negaram proteção para a filha, solicitada dois meses antes do crime por ter sido ameaçada de morte.
José finalmente conseguiu justiça! As autoridades condenaram o assassino a 67 anos de prisão e os funcionários, a 2.
Embora essa conquista não traga Rosa Diana de volta, José acredita que seu esforço serve para garantir justiça à filha servirá para conscientizar sobre os feminicídios no México. Ele declarou: “eu não tenho mais minha filha, mas se ela teve a vida interrompida, que não seja em vão. Digo para as famílias não desistirem, lutarem ao máximo”.
*Com informações de R7.
Comentários
Postar um comentário
Olá, agradecemos a sua mensagem. Acaso você não receba nenhuma resposta nos próximos 5 minutos, pedimos para que entre em contato conosco através do WhatsApp (19) 99153 0445. Gean Mendes...