Novidade!

Após protesto, governo de SP cancela aumento de tributos para ovos, leite e energia no campo



O secretário de Agricultura de São Paulo, Gustavo Junqueira, afirmou, na quinta-feira, 7, que os alimentos terão a manutenção da isenção fiscal ou redução de alíquota. Dessa forma, os decretos que mudaram a tributação de alimentos serão revogados. Na quarta-feira, 6, o governo paulista anunciou que não alteraria mais o imposto cobrado sobre medicamentos genéricos e de insumos agrícolas usados na produção de alimentos. Havia dúvida, portanto, se a isenção abrangeria os alimentos, em si, ou apenas os insumos.

Gustavo Junqueira deixou claro que os alimentos estão incluídos na decisão do governador. Hortifruti, ovos, leite e energia elétrica rural terão o benefício fiscal de ICMS mantido. O secretário diz que houve uma questão de sensibilidade por parte do governo. “Toma decisão de não imputar ao setor agro uma carga maior do que o setor poderia carregar. Então essa foi a decisão de revogar os decretos que colocavam no agro uma tributação que o agro não tinha.” Isso soa como uma vitória para o setor agropecuário.



A Federação da Agricultura e Pecuária de São Paulo organizou um tratoraço em várias cidades paulistas cobrando a ampliação das isenções, aos moldes de como o secretário explicou. As entidades estimam que produtores rurais de 200 municípios tenham levado tratores para as ruas para protestar contra a mudança no ICMS. O governo, por sua vez, diz que a medida não foi tomada sob a pressão do tratoraço. As mudanças na alíquotas de ICMS ocorreram dentro do ajuste fiscal apresentado pelo governo Doria no ano passado e aprovado pela Assembleia Legislativa. A justificativa é a queda de arrecadação sofrida pelo estado por conta da pandemia de Covid-19.

*Com informações de Jovem Pan.









Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Conchal iniciou nesta quinta-feira (21) a vacinação contra a Covid-19

Vagabundo rouba cadeirante e acaba preso em flagrante pela PM em Conchal, SP

Prefeitura de Conchal se prepara para vacinação contra Covid-19 – O F5 entrevistou o diretor do departamento de saúde do município. Wagner Lozano deu mais detalhes sobre esse e outros assuntos relacionados ao setor

Professor pede ajuda após cadelinha ser jurada de morte

Quem são as pessoas que não podem tomar vacina contra covid

Criança de 10 anos engravida de gêmeos após ser estuprada pelo padrasto, diz polícia

Força Tática captura procurado por tráfico de drogas e realiza flagrante de porte Ilegal de arma de fogo durante patrulhamento em Araras, SP

Restaurante Santo Forte faz homenagem à lanchonetes que fizeram parte da história de Conchal

Governo de SP endurece quarentena, adia volta às aulas e fecha bares, restaurantes e comércio aos finais de semana

Reino Unido diz que variante do coronavírus pode ser mais letal

Todas as Publicações

Mostrar mais