Novidade!

Com pandemia, cartórios brasileiros registraram mais de 1,4 milhão de mortes em 2020



O número de mortes registradas pelos cartórios disparou em 2020, quando a pandemia de Covid-19 atingiu o Brasil. De acordo com os dados do Portal da Transparência, no último ano foram contabilizados 1.446.871 milhão de óbitos, um crescimento equivalente a 8,6% em relação a 2019, que apresentou 1,9% de alta na média anual de registros de óbito. A grande quantidade de histórias perdidas deixou uma marca escura nos últimos doze meses, levando o país a viver o ano mais mortal de toda sua história em 2020 – desde o início da série histórica, em 1999, nunca morreram tantos brasileiros no período entre janeiro e dezembro.



A pandemia do novo coronavírus elevou consideravelmente a quantidade de mortes, sendo responsável por 194.949 registros em 2020. No entanto, apesar de sua gravidade, não configurou-se como a principal causa dos óbitos na população. Além da Covid-19, no último ano, 284.117 pessoas morreram por doenças cardíacas. Em comparação com 2019, também houve alta de 34,9% nos registros de mortes por doenças respiratórias em geral, atingindo a marca de 596.678 casos.



A angústia frente à pandemia fez com que muitas pessoas reduzissem a frequências de visita aos hospitais e consultas médicas. Desta forma, a mudança de comportamento também pode ser percebida nos registros de óbito, já que disparou a quantidade de mortes em domicílio, com uma alta de 22,2% em comparação com 2019. Segundo os atestados assinados por médicos, 9.311 brasileiros morreram dentro de suas casas em decorrência da Covid-19, assim como houve alta de 26,9% em mortes por causas cardíacas e alta de 26,3% em óbitos causados por Acidente Vascular Cerebral (AVC) fora dos hospitais.

*Com informações de Jovem Pan.









Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Policia Militar e fiscais da prefeitura de Conchal fecham 4 estabelecimentos por não respeitar medidas de combate ao Covid-19

Jovem tenta se desfazer de drogas e é presa pela Policia Militar em Conchal

Menor e drogas são apreendidos pela Polícia Civil no Sol Nascente em Conchal

“As pessoas precisam entender que o momento é crítico”, diz Dr. Agnaldo Piscopo sobre atual situação da pandemia em Araras, SP

Pai e filho saem para trabalhar e são baleados na zona oeste de SP

Bombeiros buscam bebê que teria sido jogado pelo pai em rio de MG

Câmara dos Deputados pede ao STF prisão do comediante Danilo Gentili

Avião com doses da vacina da Covid-19 bate em jumento que estava em pista de aeródromo da Bahia

Doria anuncia mais restrições para São Paulo nesta quarta, mas deve manter escolas abertas

Assédio moral no trabalho, o que fazer nestas situações?

Todas as Publicações

Mostrar mais