Novidade!

Medo do desemprego cresce no país, revela CNI



O medo de perder o emprego subiu entre a população brasileira em dezembro. Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, divulgada nesta quinta-feira, 8, o Índice de Medo do Desemprego ficou em 57,1 pontos no último mês de 2020, sete acima da média histórica de 50,2 pontos. Os dados acompanham o aumento do desemprego no país, que vem crescendo desde o início da pandemia e atualmente atinge 14 milhões de pessoas segundo o último balanço do IBGE.



Apesar do maior temor, o gerente-executivo de economia da CNI, Renato da Fonseca, afirma que o cenário não é tão ruim — já que o índice é praticamente o mesmo do que o registrado em dezembro de 2019. “A gente percebeu uma piora entre setembro e dezembro. Mas ainda continuamos no patamar que estávamos em 2019, o que é uma boa notícia nessa recuperação lenta que a gente está tendo. Mas acho que o consumo vai continuar voltando a crescer no primeiro trimestre. Quanto maior o medo do desemprego, menor o consumo. As pessoas vão evitar consumir, se endividar. É importante que ele não subiu muito. Foi muito maior  na crise de 14/16, tinha um medo de desemprego muito maior ali.



O especialista destaca que a reabertura rápida da economia durante a quarentena contribuiu para que o índice não ficasse muito elevado. Renato da Fonseca alerta, no entanto, que um avanço da pandemia, como vem ocorrendo em diversas partes do mundo, pode piorar os índices. “Rapidamente a gente voltou, principalmente no comércio, onde a gente estava antes — para um país que não estava crescendo. A gente está voltando para a situação do início de 2020 dizendo ‘é agora que o crescimento vem’ e a gente não viu esse crescimento.” A CNI também divulgou dados do índice de Satisfação com a Vida, que alcançou 70,2 pontos em dezembro de 2020, ficando acima da sua média histórica, de 69,6 pontos. Essa é a primeira vez que o indicador fica acima da média desde 2014 — com o crescimento, a Satisfação com a Vida mantém a tendência de recuperação iniciada ao fim de 2016.

*Com informações de Jovem Pan.









Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Vagabundo rouba cadeirante e acaba preso em flagrante pela PM em Conchal, SP

Prefeitura de Conchal se prepara para vacinação contra Covid-19 – O F5 entrevistou o diretor do departamento de saúde do município. Wagner Lozano deu mais detalhes sobre esse e outros assuntos relacionados ao setor

Campanha da Acico distribui quase R$ 60 mil em prêmios

Quem são as pessoas que não podem tomar vacina contra covid

Casal se perde no meio do mato e é resgatado pela Polícia Militar na zona rural de Araras, SP

Restaurante Santo Forte faz homenagem à lanchonetes que fizeram parte da história de Conchal

Força Tática captura procurado por tráfico de drogas e realiza flagrante de porte Ilegal de arma de fogo durante patrulhamento em Araras, SP

Prefeitura de Conchal inicia obras de manutenção no prédio do Cemec

Professor pede ajuda após cadelinha ser jurada de morte

Criança de 10 anos engravida de gêmeos após ser estuprada pelo padrasto, diz polícia

Todas as Publicações

Mostrar mais